Garantinorte movimentou R$ 22 mi em crédito desde o início da pandemia

Fonte: Assessoria ACIL

Desde que a pandemia chegou a Londrina, a Sociedade Garantidora de Crédito – Garantinorte PR – já movimentou R$ 22 milhões para ajudar micro e pequenos empresários da região. As linhas de crédito têm taxas abaixo do mercado e estão à disposição para o empresário que está passando dificuldades ou precisa inovar o próprio negócio por causa da crise provocada pela Covid-19. Neste período, foram atendidas 424 empresas com um ticket médio em torno de R$ 50 mil.

Surgida dentro da cultura associativista, na ACIL, a Garantinorte trabalha garantindo até 75% de operações de capital de giro ou investimento junto a parceiros como Sicoob, Sicredi, Cresol, Agência de Fomento do Paraná e BRDE. Graças à participação da Garantinorte no processo de concessão do crédito, os juros caem significativamente, com taxas girando em torno de 0,8%.

Vice-presidente da Garantinorte e diretor financeiro da ACIL, Rodolfo Zanluchi participou nesta terça-feira (15) da reunião do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, ao lado de Joyce Giron, diretora-executiva da Garantinorte. Ambos ressaltaram a importância do trabalho da garantidora para ajudar os empresários londrinenses.

“O sistema de garantias de crédito no Paraná já se fortaleceu e é o que mais tem sustentabilidade no Brasil. O Paraná é o estado que tem mais sociedades de garantia, até por conta da nossa cultura de cooperativismo”, ressaltou Zanluchi.

Graças a um repasse de R$ 5 milhões realizado pela Câmara de Vereadores de Londrina, por intermédio da Prefeitura Municipal, no dia 1º de junho, a Garantinorte abriu uma linha de crédito exclusiva para micro e pequenos empresários londrinenses, com capacidade de movimentar até R$ 50 milhões em crédito.

“Nós fazemos o intermédio entre a pequena empresa e a instituição financeira parceira. Então nós garantimos essa operação com a instituição financeira para trazer esse recurso até o micro e pequeno empresário. Hoje vemos muitas pequenas empresas investindo e precisando de capital de giro. Essa taxa diferenciada ajuda a inovar e criar outros tipos de produtos e serviços”, comentou Joyce Giron.

Mesmo reconhecendo que o cenário é difícil, a diretora mantém o otimismo: “Os empresários do Brasil são criativos e é por isso que nós conseguimos levar esse país adiante. Os empresários podem nos procurar, pois estamos atendendo com todo o carinho”, completou.

Joyce Giron ressalta que os objetivos da garantidora é justamente o desenvolvimento dos empreendimentos regionais: “A Garantinorte é uma entidade sem finalidade lucrativa e nasceu para desenvolver a comunidade local, ela nasceu dentro da Associação Comercial e Industrial, então ela nasceu do associativismo”.

Os interessados nas linhas de crédito podem entrar em contato com a representante da Garantinorte na ACIL pelo telefone (43) 3374-3000, ou pelo e-mail garantinorte@acil.com.br.