Notícias

|

Governo retira antecipação de imposto sobre alimentos

Fonte: Folha de Londrina

O governo do Paraná determinou na terça-feira (10) a retirada de mais de 60 mil produtos do setor de alimentos do regime de ST (Substituição Tributária), que implicava na antecipação do pagamento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e era alvo de reclamações de agentes do setor produtivo. A medida entrará em vigor em 1º de novembro deste ano e visa restabelecer a competitividade de empresas paranaenses, já que Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre outros, começam a implementar ou já concretizaram a mesma política. 

O decreto estadual atinge produtos como biscoitos, bolachas, massas, waffles, pizzas, azeites de oliva, margarinas, óleos refinados, frutas e vegetais congelados, conservas de produtos hortícolas, doces e geleias. Os vinhos também entraram na revisão para acompanhar a decisão de Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e evitar a perda de competitividade frente aos vizinhos. O volume de operações abrangidas é de R$ 4,4 bilhões anuais e há estudos para ampliar a medida para outros itens, segundo a Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda).

Na assinatura do decreto, no Palácio Iguaçu, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) afirmou que espera que a medida leve à redução de preços, aumento das vendas e consequente geração de empregos. Ainda, citou que o fim do pagamento antecipado do imposto implica em liberação do mesmo valor em capital de giro, que antes ficava preso até o momento em que a venda era efetivada. “Essa decisão vem atender o pequeno e microempresário, quem tem comércio, uma venda, um mercado de bairro. Agora, ele não vai ter de pagar o imposto antes de vender o seu produto”, disse. 

Houve aumento significativo do número de artigos que passaram para o regime de ST nos últimos quatro anos, período em que o Estado se antecipou para tentar uma recuperação fiscal frente à crise econômica nacional que se desenhava. A proposta sempre foi criticada pelo setor produtivo e gerou inúmeras batalhas judiciais, como quando a Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina) obteve em maio de 2016 uma liminar que impedia a antecipação no pagamento do ICMS para venda de cerca de 280 produtos, que entraram na norma mediante decreto do governo estadual em janeiro do mesmo ano. 

Com a revisão da ST, o superintendente de Governança da Casa Civil, Phelipe Mansur, afirmou que o governo busca reverter alterações que se mostraram pouco efetivas e de alto custo à sociedade. “A Substituição Tributária, quando foi instituída, onerou parte da cadeia produtiva. Um pedaço da cadeia produtiva pagava pelo resto da cadeia toda. A retirada é uma mudança na forma de calcular o imposto. O pagamento será fracionado, cada produto, comerciante ou distribuidor vai pagar somente a sua parte”, disse, em nota.

CAPITAL DE GIRO

Para o presidente da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), Edson Campagnolo, a decisão do governo favorece as finanças das empresas. “A retirada torna a tributação mais justa, com base no efetivo valor agregado aos produtos, sem suposições imprecisas e que muitas vezes oneram também o consumidor. A substituição tributária era mais um dos fatores que vinha comprometendo a competitividade dos produtos paranaenses em relação a seus concorrentes de outros estados e, agora, vislumbramos um panorama melhor para o nosso setor produtivo.”

No regime de ST do ICMS é usada uma MVA (Margem de Valor Agregado) como base de cálculo do imposto. O problema é que esse valor nem sempre é obtido com a venda e gerava um tipo de tabelamento na cadeia, que dificultava a livre concorrência. 

O diretor do Sescap (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis) de Londrina e Região, Júnior Mafra, explicou que a produção de bolachas industrializadas, por exemplo, trabalha com 33,47% de MVA. “Hoje ninguém consegue trabalhar com esse índice”, citou. Ele fez a ressalva de que somente teve acesso à notícia sobre a decisão, sem ter acesso ao decreto que será publicado nesta quarta-feira (11).

Mafra contou que o fim do uso da ST para bolachas implica em uma redução do custo de aquisição para o varejista de quase 11,00%, uma boa margem para que ele trabalhe o próprio lucro, ofereça produtos mais baratos e venda mais. Esse mesmo percentual também voltará à mão do comerciante como capital de giro. “Existia um desencaixe, porque se pagava o valor do imposto antecipadamente e, se demorasse seis meses para rodar o estoque, só recuperaria esse valor um semestre depois”, disse.

Outra questão é que a ST prejudicava as empresas menores, que se enquadram no Simples Nacional. O governo oferece isenção de ICMS para empreendedores com até R$ 360 mil ao ano, mas, pelo regime anterior, havia o pagamento do imposto na aquisição, explicou o diretor do Sescap. 

Risco de sonegação ainda será avaliado 

Se gerava complicações para os empresários, a ST (Substituição Tributária) facilitava o trabalho da Receita Estadual na arrecadação de impostos, por reduzir o número de elos da cadeia produtiva que precisavam ser fiscalizados. Com a mudança, há risco maior de sonegação e a possibilidade de reduzir o valor que entra nos cofres públicos, o que a Sefa (Secretaria de Estado da Fazenda) pretende observar nos próximos meses.

Segundo a pasta, haverá maior necessidade de fiscalização. “Com as mudanças há algumas possíveis perdas com sonegação, inadimplência e produtos comercializados pelas empresas do Simples Nacional, entre outros. Poderá haver, também, um aumento do valor do imposto a pagar em determinados produtos e contribuintes, nos casos em que a base de cálculo que era utilizada para o cálculo do imposto devido por ST estar abaixo do valor efetivamente comercializado com o consumidor final”, informou, via nota.

Para o consultor econômico da Acil, Marcos Rambalducci, se os estados vizinhos tomaram a medida, o Paraná não podia ficar atrás. Porém, ele teme pelo risco de sonegação. “O Estado pode ter uma perda de arrecadação não somente pela sonegação, mas porque aumentará o custo para fiscalizar todos os players do mercado e abre a chance de alguém tentar ser mais competitivo ao não pagar os impostos”, disse.

O diretor do Sescap (Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis) de Londrina e Região, Júnior Mafra, considerou que o Estado abre, assim, mão de uma situação “mais cômoda”. “A busca por competitividade impulsiona uma tendência a deixar o regime de Substituição Tributária, de olho no comércio eletrônico e na competição com outros estados”, disse, ao lembrar que empresas de eletrônicos e informática migraram ou abriram filiais em Santa Catarina nos últimos anos por questões como essa. 

Mafra acredita que a decisão de abolir a ST primeiro sobre alimentos, que são produtos de primeira necessidade, servirá para agilizar a compreensão sobre eventuais perdas antes de estender a medida a outros setores. (F.G.)


Compartilhe com o universo

Compartilhar Governo retira antecipação de imposto sobre alimentos no Facebook Compartilhar Governo retira antecipação de imposto sobre alimentos no Twitter Compartilhar Governo retira antecipação de imposto sobre alimentos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *