O comércio de Londrina registrou nova queda no número de
consumidores que tiveram o nome incluído no Sistema de Proteção ao Crédito. Na
comparação entre o mês passado com fevereiro de 2015, a redução foi de 9,73%,
repetindo o resultado negativo de janeiro, de mais de 17%. No acumulado do ano,
o percentual de maus pagadores caiu 13,7% em
relação a 2015.
conseguiram retirar seus nomes do cadastro de proteção ao crédito caminham no
mesmo sentido de redução na quantidade de consumidores com restrição, com
aumento de 7,42% em comparação com fevereiro de 2015. No acumulado no ano, a
alta é de 16,71% no número dos que “limparam” o nome.
aumento potencial de consumidores sem restrição, por outro lado esta situação é
reflexo da queda do consumo das famílias – menor consumo significa uma menor
base de consumidores com possibilidade de tornarem-se inadimplentes”, analisa Marcos Rambalducci, consultor da ACIL.
preocupados em reaver a condição de bom pagador, mostrando apreensão em relação a permanecer com dívidas em um momento de instabilidade econômica.
“De qualquer forma e a
despeito do nível de confiança do consumidor em relação à
economia ainda ser negativo, o fato de ter um número maior de
consumidores com potencial de compra a crédito é um sinalizador auspicioso para
todo o setor varejista”, afirma Rambalducci.