Inadimplência em fevereiro: comércio confirma tendência de queda

O comércio de Londrina registrou nova queda no número de consumidores que tiveram o nome incluído no Sistema de Proteção ao Crédito. Na comparação entre o mês passado com fevereiro […]

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O comércio de Londrina registrou nova queda no número de
consumidores que tiveram o nome incluído no Sistema de Proteção ao Crédito. Na
comparação entre o mês passado com fevereiro de 2015, a redução foi de 9,73%,
repetindo o resultado negativo de janeiro, de mais de 17%. No acumulado do ano,
o percentual de maus pagadores caiu 13,7% em
relação a 2015.

 

Os indicadores que revelam o número de consumidores que
conseguiram retirar seus nomes do cadastro de proteção ao crédito caminham no
mesmo sentido de redução na quantidade de consumidores com restrição, com
aumento de 7,42% em comparação com fevereiro de 2015. No acumulado no ano, a
alta é de 16,71% no número dos que “limparam” o nome. 

“Se os indicadores são positivos no sentido de sinalizarem um
aumento potencial de consumidores sem restrição, por outro lado esta situação é
reflexo da queda do consumo das famílias – menor consumo significa uma menor
base de consumidores com possibilidade de tornarem-se inadimplentes”, analisa Marcos Rambalducci, consultor da ACIL. 

Para o especialista, é revelador o número de consumidores
preocupados em reaver a condição de bom pagador, mostrando apreensão em relação a permanecer com dívidas em um momento de instabilidade econômica.

“De qualquer forma e a
despeito do nível de confiança do consumidor em relação à
economia ainda ser negativo, o fato de ter um número maior de
consumidores com potencial de compra a crédito é um sinalizador auspicioso para
todo o setor varejista”, afirma Rambalducci.

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