19/02/2015 00:00:00 Inadimplência diminui no Paraná

Fonte: Faciap

A variação da inadimplência acumulada no Paraná cresceu menos do que  no ano passado neste início de ano. É o que revela o IFIN – Indicador Faciap de Inadimplência. O indicador apresentou recuo de 1,4% na inadimplência em janeiro, comparativamente a janeiro de 2013.

“É uma boa notícia quando comparamos o IFIN deste início de ano com o número de janeiro de 2014, quando houve aumento de 5,4% em relação a janeiro de 2013”, avalia o vice-presidente da FACIAP para assuntos de Bureau de Crédito, Claudenir Machado.

“O que o comércio espera agora é que o indicador continue com a tendência de melhora nos próximos meses. Isso não aconteceu ao longo do ano passado”, completa Edson Araújo Filho, coordenador da BCF.

Na avaliação da BCF, o recuo do indicador reflete a combinação de outros fatores que não necessariamente são boas notícias para o comércio. Como exemplo, houve queda no número de registros de dívida, porém, também houve recuo na regularização de dívidas, o que é prejudicial ao comércio.

No cenário nacional, segundo o SPC Brasil, a inadimplência de janeiro foi a menor desde 2010. Ainda assim registrou alta de 3,1%. As freadas da economia e a queda na tomada de crédito reduziram a taxa de crescimento da inadimplência.