A força do inbound marketing nas vendas

Fonte: Assessoria de Imprensa “Se eu aprender publicidade e marketing posso fazer qualquer negócio crescer.” A frase é de Luis Felipe Cota, um dos fundadores da Goomark, atualmente a maior […]

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Fonte: Assessoria de Imprensa


“Se
eu aprender publicidade e marketing posso fazer qualquer negócio
crescer.” A frase é de Luis Felipe Cota, um dos fundadores da
Goomark, atualmente a maior agência de marketing de pequena e média
empresa. Cota abriu o terceiro dia da Semana do Empreendedor Digital
com a palestra “Aumente as vendas com inbound marketing”.


Mais
que uma forma de publicidade online na qual a empresa oferece seus
produtos ou serviços, o objetivo do inbound marketing é conquistar
o interesse dos clientes e fidelizar a marca da empresa através de
fortes estratégias de mercado.


A
metodologia do inbound marketing passa por quatro etapas – processo
que também é conhecido por Funil de Marketing Digital. Segundo
Felipe Cota, primeiro é preciso atrair o cliente potencial através
de ferramentas como blog, google analytic, SEO e redes sociais.


O
segundo passo é converter esse público oferecendo materiais ricos –
isso significa oferecer ajuda para que o cliente entenda mais sobre
sua empresa, produtos e serviços. A próxima etapa é vender. Na
prática, Luis Felipe orienta explorar ao máximo a consultoria de
vendas, as metas de resultados e o e-mail marketing inteligente.
Neste momento também é importante conhecer quantas pessoas visitam
o site da empresa, quantos saem sem efetivar algum tipo de compra e
quantas vendas são concluídas de fato.


A
última parte do processo consiste em fidelizar o cliente. Alguns
mecanismos são essenciais para a eficácia do resultado, como a
realização de pesquisas de satisfação, envio de newsletter e o
monitoramento das redes sociais. “Hoje é possível fazer a empresa
crescer. O desafio é manter o crescimento dela”, ressalta Cota.


Outro
fator determinante apontado por Luis Felipe para alavancar as vendas
é a definição de persona, ou seja, traçar o perfil dos seus
clientes. Faixa etária, profissão, renda média e o que gosta de
fazer no tempo livre, por exemplo. De acordo com o empresário, o
processo de mapeamento do perfil dos clientes é simples e pode ser
feito através de questionários pós-compra, conversa via telefone
ou presencial. Todas essas informações devem ser inseridas em um
banco de dados para criar as personas. “O que faz o negócio
progredir é vender mais de uma vez para o mesmo cliente. O desafio é
fazer uma boa venda para que o seu consumidor não busque o mesmo
produto no concorrente”, enfatiza o empresário.


“A
melhor forma que aprendi para melhorar o meu produto e o meu negócio
é ouvindo o meu cliente. Ao invés de enviar um e-mail marketing
prefira enviar uma pesquisa de satisfação”, atenta Luis Felipe
Cota. 

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