22/10/2015 00:00:00 A força do inbound marketing nas vendas

Fonte: Assessoria de Imprensa

“Se eu aprender publicidade e marketing posso fazer qualquer negócio crescer.” A frase é de Luis Felipe Cota, um dos fundadores da Goomark, atualmente a maior agência de marketing de pequena e média empresa. Cota abriu o terceiro dia da Semana do Empreendedor Digital com a palestra “Aumente as vendas com inbound marketing”.

Mais que uma forma de publicidade online na qual a empresa oferece seus produtos ou serviços, o objetivo do inbound marketing é conquistar o interesse dos clientes e fidelizar a marca da empresa através de fortes estratégias de mercado.

A metodologia do inbound marketing passa por quatro etapas – processo que também é conhecido por Funil de Marketing Digital. Segundo Felipe Cota, primeiro é preciso atrair o cliente potencial através de ferramentas como blog, google analytic, SEO e redes sociais.

O segundo passo é converter esse público oferecendo materiais ricos – isso significa oferecer ajuda para que o cliente entenda mais sobre sua empresa, produtos e serviços. A próxima etapa é vender. Na prática, Luis Felipe orienta explorar ao máximo a consultoria de vendas, as metas de resultados e o e-mail marketing inteligente. Neste momento também é importante conhecer quantas pessoas visitam o site da empresa, quantos saem sem efetivar algum tipo de compra e quantas vendas são concluídas de fato.

A última parte do processo consiste em fidelizar o cliente. Alguns mecanismos são essenciais para a eficácia do resultado, como a realização de pesquisas de satisfação, envio de newsletter e o monitoramento das redes sociais. “Hoje é possível fazer a empresa crescer. O desafio é manter o crescimento dela”, ressalta Cota.

Outro fator determinante apontado por Luis Felipe para alavancar as vendas é a definição de persona, ou seja, traçar o perfil dos seus clientes. Faixa etária, profissão, renda média e o que gosta de fazer no tempo livre, por exemplo. De acordo com o empresário, o processo de mapeamento do perfil dos clientes é simples e pode ser feito através de questionários pós-compra, conversa via telefone ou presencial. Todas essas informações devem ser inseridas em um banco de dados para criar as personas. “O que faz o negócio progredir é vender mais de uma vez para o mesmo cliente. O desafio é fazer uma boa venda para que o seu consumidor não busque o mesmo produto no concorrente”, enfatiza o empresário.

“A melhor forma que aprendi para melhorar o meu produto e o meu negócio é ouvindo o meu cliente. Ao invés de enviar um e-mail marketing prefira enviar uma pesquisa de satisfação”, atenta Luis Felipe Cota.