Notícias

|

Incubadora Santos Dumont vai selecionar 45 startups em Londrina

Fonte: Folha de Londrina

Londrina ganha em breve mais uma unidade da incubadora Santos Dumont, da FPTI (Fundação Parque Tecnológico Itaipu), vinculada à Itaipu Binacional. Um acordo de cooperação para a implantação foi assinado nesta segunda-feira (17) com a presença do diretor-geral da Itaipu, Marcos Vitório Stamm, do diretor-superintendente da FPTI, Jorge Augusto Callado Afonso, do prefeito Marcelo Belinati, do presidente da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina) e outras autoridades. 

"Londrina, sabidamente, é polo reconhecido de Tecnologia da Informação. Então, essa incubadora vem somar esse processo, e vai gerar resultados, desenvolvimento e emprego para a região", declarou Marcos Stamm, diretor-geral da Itaipu Binacional. 

Desde que foi fundada na FPTI, a incubadora injetou cerca de R$ 52 milhões e gerou 1.600 empregos diretos e indiretos na região Oeste do Estado, afirma o diretor-superintendente da Fundação, Jorge Afonso. "Londrina é o primeiro caso que estamos nos instalando fora da Região Oeste e vindo para o Norte." A incubadora hoje tem 19 startups em suas três unidades, localizadas no Parque Tecnológico Itaipu, na Universidade Uniamérica, em Foz do Iguaçu, e na cidade de Marechal Cândido Rondon. Londrina terá a quarta unidade. 

Ainda não há lugar definido para a instalação da incubadora, mas o primeiro edital deve ser lançado no início de 2019 e vai selecionar 45 ideias de negócios em uma primeira fase, com prioridade nas áreas de agro, cidades inteligentes e saúde e educação. Após fase de capacitação e de transformação das ideias em negócios, serão selecionadas nove startups para a segunda fase, de incubação. Poderão participar startups de todo o Estado e a ideia é que os editais sejam realizados anualmente. 

Segundo Pedro Sella, gerente de Desenvolvimento de Negócios no Parque Tecnológico Itaipu e responsável pela incubadora do parque, as áreas prioritárias foram selecionadas de acordo com as potencialidades do Estado e com as áreas em que a Itaipu pretende direcionar o desenvolvimento no Paraná. Sella é ex-diretor de Ciência e Tecnologia da Codel. Jorge Afonso, da FPTI, diz que a prioridade é dada às startups de base tecnológica. "As que não tiverem, fazemos um link para que tenham." 

Para selecionar as startups, a incubadora faz uma análise de viabilidade técnica, econômica, social e e até ambiental do negócio, afirma Afonso. "Existem orientações inciais, e após as orientações concluídas, a incubadora absorve essa intenção e a empresa fica na qualidade de incubada e vamos acompanhando todo seu desenvolvimento." A empresa pode ficar incubada por até um ano e meio. 

"Muitas vezes quem tem uma ideia, uma intenção, não tem formação adequada e orientação de viabilidade do seu negócio. A incubadora está aí para isso", observa o diretor-superintendente da FPTI. "Em Londrina, pretendemos focar muito na questão de TI, que como já foi dito, é uma referência. E também no aprimoramento para a formação de pessoas na área para que a gente gere empregos de alto impacto." 

CONSOLIDAÇÃO 

Para o prefeito Marcelo Belinati, a incubadora em Londrina consolida a cidade como polo de TI. "É mais uma medida que vem a agregar a questão da TI em Londrina, que já se consolida como um dos maiores polos de TI do Brasil. Atraímos para cá a Tata (Consultancy Services), que vai gerar 4 mil empregos diretos, temos um APL (Arranjo Produtivo Local) de TI muito atuante, e esse trabalho em conjunto das entidades, instituições, APL de TI, Sercomtel, tem nos trazido grandes ganhos como agora com a Incubadora Santos Dumont, como a vinda da CTI (Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer), da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial),e não tenho dúvidas que isso vai gerar emprego, renda e transformar a TI em um novo ciclo de desenvolvimento da cidade como foi o café na década de 70."


Compartilhe com o universo

Compartilhar Incubadora Santos Dumont vai selecionar 45 startups em Londrina no Facebook Compartilhar Incubadora Santos Dumont vai selecionar 45 startups em Londrina no Twitter Compartilhar Incubadora Santos Dumont vai selecionar 45 startups em Londrina no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *