Notícias

|

Indústria paranaense mantém otimismo em alta pelo quinto mês seguido

Fonte: CBN Londrina

Foi o quinto mês consecutivo que a pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria em parceria com a Fiep registrou um crescimento no otimismo do setor. O Índice de Confiança do Empresário Industrial chegou a 68,4 pontos em outubro, valor igual ao de fevereiro e muito próximo dos 68,9 pontos de dezembro de 2019 e de janeiro deste ano.

O indicador também ficou 3,6 pontos acima do valor de setembro, o que, segundo a Fiep, revela que há de fato uma alta gradual desde a retomada das atividades na indústria a partir do meio do ano. Outro dado que confirma o otimismo do empresário, de acordo com a Federação das Indústrias, é que o resultado de outubro no estado ficou acima da média nacional de 61,8 pontos. A última queda do Índice de Confiança do Empresário Industrial foi registrada em maio, no auge da crise gerada pela pandemia.

Um dos fatores que podem justificar o aumento da confiança foi detectado na Sondagem Industrial mensal, realizada nos estados pela CNI. A pesquisa revelou que 51% dos empresários paranaenses confirmaram uma evolução da economia e de suas empresas e 57% declararam ainda que estão confiantes nos próximos meses. O economista Evânio Felippe, da Fiep, avalia que à medida que o empresário tem acesso aos números do comércio, do setor de serviços e da retomada dos empregos, isso acaba se refletindo na percepção de que há realmente um cenário econômico mais favorável.

Mas, o economista alerta que a eleição presidencial nos Estados Unidos e uma possível troca no comando do país, além de uma escassez de matéria-prima em alguns setores, podem também afetar esse cenário positivo.

A grande dúvida do momento, explica Evânio Felippe, e que se reflete no comportamento de alguns mercados, é a segunda onda da Covid-19, que atingiu a Europa e trouxe novas restrições e fechamento de atividades no Reino Unido, França, Espanha, Alemanha e Itália, o que também pode dificultar processos aduaneiros e impactar o comércio exterior.

A pesquisa também mostrou que os empregos devem ser mantidos. Cinquenta e um por cento dos respondentes declararam que vão manter seu quadro e 48,6% devem aumentar.

Por fim, a Sondagem mostrou ainda a relação dos empresários com a busca por crédito. Vinte e sete por cento não recorreram ao mercado nos últimos três meses. Quase 30% disseram ser muito difícil conseguir os recursos e 27% consideram normal o processo nos bancos.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Indústria paranaense mantém otimismo em alta pelo quinto mês seguido no Facebook Compartilhar Indústria paranaense mantém otimismo em alta pelo quinto mês seguido no Twitter Compartilhar Indústria paranaense mantém otimismo em alta pelo quinto mês seguido no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *