Notícias

|

Japoneses prospectam negócios com empresas londrinenses

Fonte: Folha de Londrina

Embora Londrina e Região contem com uma grande comunidade nikkey, os negócios entre empresas japonesas e aquelas da região ainda não atingem todo o seu potencial. Aspectos como a língua e diferenças culturais, políticas e econômicas representam barreiras para contatos comerciais entre os países. No entanto, existe grande sinergia entre os negócios brasileiros e japoneses, dizem empresários.

Nesta última sexta-feira (7), uma comitiva de empresários japoneses esteve em Londrina para uma rodada de negócios, apresentação de produtos e serviços e troca experiências com empresários londrinenses. O evento foi realizado pelo Integranikkey e pela Jica (Japan International Cooperation Agency).

As doze empresas japonesas que estiveram na cidade visitaram empresas londrinenses e fizeram contato com empresários da cidade. Cerca de 65 empresários londrinenses se inscreveram para a rodada de negócios.

Uma das empresas japonesas era a Agritree, que desenvolveu uma tecnologia chamada Solar Sharing, de placas de geração de energia fotovoltaica para a agricultura. A tecnologia garante o crescimento normal das plantas, mesmo com a instalação de placas solares, por elas ocuparem apenas 30% do espaço do campo. "Fazemos o aproveitamento dos raios solares que as plantas não utilizam para fazer a fotossíntese", explica Koji Nishi, diretor presidente da empresa.

Shigueru Taniguti Junior, diretor presidente da Bratac, afirma que a solução tem interface com o seu negócio, de produção de seda. "Temos 2,6 mil famílias produzindo bicho da seda. São mais de 5 mil hectares. Se pudermos usar 70% para gerar energia solar, sem prejudicar a atividade principal, talvez seja um negócio muito importante."

Takahiro Harada veio apresentar o Liberty Himawari, um aparelho automático de tratamento de dejetos de sua empresa de equipamentos de cuidado e assistência a idosos. O produto é acoplado ao corpo do idoso e possui um sensor que identifica a defecação ou micção e desencadeia um processo de aspiração, lavagem e secagem automática. "A população japonesa vem envelhecendo. Por causa disso, um dos problemas maiores tem sido cuidar do idoso e a falta de mão de obra ", diz Harada. Para ele, o Brasil é um mercado potencial, pois está próximo de sofrer com o processo de envelhecimento da população.

Segundo Luciano Matsumoto, membro do Comitê Gestor do Integranikkey, a vinda dos comitês de empresas japonesas a Londrina costumam acontecer anualmente, mas dificilmente esses contatos se transformam em um relacionamento mais duradouro e em parcerias efetivas. Enquanto os brasileiros gostam de negócios mais diretos, com os japoneses, a relação precisa ser diferente. "Tem que ter um 'namoro', uma conquista de confiança para aí sim começar a pensar em fazer negócios. Viemos fazer um trabalho no sentido de esclarecer melhor para os londrinenses a forma de fazer negócio dos japoneses para quebrar essas barreiras."

Eduardo Tominaga, diretor regional da Câmara do Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, afirma que o contato da região com empresários japoneses através de missões acontece há muitos anos. Mas a distância, as diferenças culturais, políticas e econômicas tornam mais difíceis as parcerias. Por outro lado, cresce o interesse de pequenas e médias empresas de interagir com a região. "Entendemos que estamos em um momento muito importante. Temos que fazer nossa parte de receber bem e mostrar que temos grande capital humano e potencial."

Takeshi Matsunaga, da empresa japonesa Idrasys, de serviços de IA (Inteligência Artificial), reconhece as diferenças culturais mas acredita que a relação entre os países tem potencial. "A cultura é muito diferente, mas temos boas relações entre o Japão e o Brasil. A cultura tecnológica é bastante diferente, mas podemos combinar nossas tecnologias para fomentar a inovação."


Compartilhe com o universo

Compartilhar Japoneses prospectam negócios com empresas londrinenses no Facebook Compartilhar Japoneses prospectam negócios com empresas londrinenses no Twitter Compartilhar Japoneses prospectam negócios com empresas londrinenses no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *