01/02/2016 00:00:00 Londrina confirma vocação para startups
Fonte: Folha de Londrina
Com três startups presentes em uma competição nacional promovida pelo Sebrae dentro da Campus Party – espécie de acampamento com palestras e workshops sobre tecnologia que ocorre anualmente em São Paulo –, Londrina vai afirmando sua vocação para o negócio. A Yuze, startup da área industrial de utensílios de cozinha em cerâmica, chegou a se classificar para a semifinal, realizada ontem, mas não avançou para a final, marcada para hoje. As outras participantes da cidade são AdFácil e Insoccer. Ao todo, o Paraná teve seis startups na competição, denominada Like a Boss Level 1 Up. Juntamente com São Paulo e Pernambuco, o estado foi um dos que mais tiveram representantes no evento paulistano.
Cerca
de 1.000 startups de todo o País se inscreveram, mas apenas 48 foram
classificadas para a etapa realizada durante a Campus Party. Com o
Like a Boss Level 1 Up, o Sebrae Nacional tem o objetivo de capacitar
empreendedores e contribuir para a sustentabilidade de negócios
digitais no País.
Durante a tarde de ontem, as
classificadas para a semifinal fizeram uma rápida apresentação
sobre o seu negócio diante de um grupo de jurados, entre eles,
investidores. "O Paraná entrou no jogo com seis startups. Isso
é algo muito satisfatório, mostra a efetividade do que está sendo
feito nesse sistema no nível de startups", avalia Fabrício
Bianchi, consultor do Sebrae/PR em Londrina. Todas as participantes
da competição já faziam parte de algum projeto do Sebrae em todo o
Brasil. Para Bianchi, a participação das startups londrinenses no
evento mostra que elas têm competitividade em nível
nacional.
Expansão
A semifinalista Yuze é uma
spin-off (nova empresa) da Angelus, indústria de produtos
odontológicos de Londrina, e nasceu dentro da incubadora da
Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2012. No ano passado,
obteve cerca de R$ 1,5 milhão de faturamento e pretende esse ano
dobrar o resultado com a expansão do seu mercado para o exterior –
a princípio América Latina e Leste Europeu.
De acordo com
Guilherme Eiras, dono da startup, o que levou a Yuze até a semifinal
do Like a Boss 1 Up foi o seu modelo de negócios - já validado - e
inovador, baseado em parcerias voltadas ao design de produtos e à
fabricação. "Se pensássemos como uma indústria normal, a
primeira coisa que faríamos seria colocar uma máquina dentro dela.
Mas a primeira coisa que fizemos foi atingir o mercado com uma linha
de produtos piloto e uma estratégia, e só depois produzimos
buscando parcerias tanto para o design quanto para a fabricação. É
um modelo de negócio enxuto."
Roberto Rocha, que dirige a AdFácil junto ao seu sócio Alberto Pedro, conta que só a participação já rendeu troca de contatos e uma reunião um investidor. A AdFácil é especializada em campanhas de publicidade on-line. No ano passado, o negócio conquistou um aporte de 16 investidores através de uma plataforma de financiamento coletivo. "Já finalizamos o desenvolvimento e o foco agora está nas vendas."
Renan Akaishi, da Insoccer, um aplicativo que ajuda os amantes de futebol amador a gerenciarem times, campeonatos e partidas disponível para Android e iOS, também esteve na competição do Sebrae. "Hoje (ontem) mesmo tive uma reunião com um investidor. Estamos para fechar alguma coisa" , diz. Segundo o empreendedor, que comanda o negócio junto ao sócio Diego Faustino, a ida ao Campus Party contribuiu para o network e o feedback da startup. "Agora que já lançamos o aplicativo, precisamos de investidores para ter uma equipe fulltime, investir em marketing pesado e fazer com que o negócio se desenvolva mais rápido."