Notícias

|

Londrina intensifica a disputa pela Escola de Formação de Sargentos

Fonte: Assessoria ACIL

A reunião do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial (NDE) da ACIL demonstrou nesta terça-feira (4) que Londrina atraiu a atenção dos oficiais responsáveis e está entre as cidades pré-selecionadas para receber a Escola de Formação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro, disputando com Ponta Grossa (PR), Santa Maria (RS) e Recife (PE). 

Convidado para falar sobre o assunto ao NDE, o deputado federal Filipe Barros confirmou a participação de Londrina na disputa e ainda fez um breve retrospecto para explicar a importância e os benefícios que a Escola de Sargentos pode trazer ao Norte do Paraná, caso ela seja instalada em Londrina. 

A Escola de Formação de Sargentos é a porta de entrada para a carreira militar no Brasil. Atualmente, a sede está em Três Corações (MG), com estruturas espalhadas por outras cidades e estados. Para facilitar a logística, diminuir os custos e uniformizar o processo de ensino, o Exército pretende construir uma sede única. 

Trata-se de uma estrutura voltada para abrigar duas turmas de 2.500 alunos cada, perfazendo um total de 5 mil alunos, sem contar professores e oficiais que também devem se instalar no local.

Londrina entrou nas conversas em dezembro, quando os oficiais já haviam passado por 15 cidades e pré-selecionado Santa Maria, Ponta Grossa e Recife. Durante um encontro com o General Joarez Alves Pereira Júnior, responsável por apresentar as propostas ao Alto Comando do Exército, o deputado Filipe Barros despertou o interesse dos militares por Londrina. “Eu pedi ao general que viesse conhecer a nossa cidade e ela acabou incluída entre as pré-selecionadas”, revelou Barros. 

Em janeiro, Londrina recebeu o General Joarez, acompanhado pelos coronéis Luiz Henrique Salonski e João Gustavo Barbosa e Albuquerque, com uma agenda intensa que incluiu voos panorâmicos para prospectar possíveis áreas de instalação.

Na ocasião, no dia 27 de janeiro, o General Joarez declarou ao Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina, durante um encontro com  as entidades e o prefeito Marcelo Belinati: “Pelo que vi de Londrina, a cidade comporta, com perfeição, essa nova escola. É um grande desafio ter o local adequado, mas, pela visita que fizemos, algumas áreas parecem promissoras. Precisamos avaliar para ver se atendem e se é possível o seu uso pelo Exército Brasileiro. Mas vejo aqui muita efetividade, e esperamos até o final do semestre uma proposta formalizada e documentada, que será levada ao Comando do Exército”. 

O elogio do general foi presenciado por Marcia Manfrin, presidente da ACIL: “Foi muito bacana ouvir do general que Londrina tem todos os aspectos de sustentabilidade, de economia, tecnologia, saúde, educação e acolhimento. Ele foi muito claro quando citou todas as condições favoráveis que a cidade possui para abrigar a escola aqui na nossa região. Estamos no caminho certo. Londrina tem muito a oferecer e, se nós estivermos juntos, certamente vamos alcançar grandes conquistas”, assegurou. 

O desafio, portanto, foi reunir cinco áreas possíveis, com os respectivos georreferenciamentos, levantados pelo Sinduscon. “Há aproximadamente 30 dias, eu conversei novamente com o general Joarez, pois eu precisava saber se já havia uma definição do Exército”, destaca Filipe Barros.

A resposta foi animadora. O General Joarez deixou bem claro que a decisão cabe ao Alto Comando do Exército, que deve se reunir em meados de agosto, quando o local para a Escola de Sargentos será votado pelos generais. Ou seja, Londrina está no páreo.   

Números

Toda a disputa em torno da Escola de Sargentos pode ser explicada pelos números generosos que envolvem a questão. São 5 mil alunos protocolares, que poderiam atrair visitas familiares a Londrina e região, além de vários oficiais que também se instalariam na cidade. Seria um grande volume de pessoas aquecendo setores como comércio, serviços, turismo, construção civil, indústria, educação, saúde, gastronomia e hotelaria, entre outros. 

O investimento estimado é de R$ 1,2 bilhão, valor que seria capaz de aumentar o PIB londrinense em até R$ 500 milhões por ano. São números com potencial para impulsionar toda a região. 

Próximos passos

Com as informações, o Núcleo de Desenvolvimento Empresarial pretende, junto com o deputado, intensificar o diálogo com o poder público, representantes políticos, líderes, empresários e outras entidades para que haja uma união de esforços pela instalação da Escola de Sargentos. Os próximos passos incluem reuniões com os mais diferentes setores da sociedade civil organizada.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Londrina intensifica a disputa pela Escola de Formação de Sargentos no Facebook Compartilhar Londrina intensifica a disputa pela Escola de Formação de Sargentos no Twitter Compartilhar Londrina intensifica a disputa pela Escola de Formação de Sargentos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *