Notícias

|

Londrina terá primeira ‘avenida inteligente’ do Brasil

Fonte: Massa News


Londrina está prestes a se tornar referência em projetos de smart cities (cidades inteligentes) do País. Diretores da Sercomtel se reuniram nesta semana com representantes das multinacionais PromonLogicalis e General Eletric (GE) para acertar os detalhes de implementação de um projeto piloto com integração de diversas tecnologias interligadas em uma plataforma de recepção e transmissão de dados.

Segundo o diretor operacional da Sercomtel Participações, Tiago Caetano, a avenida Ayrton Senna, na região sul da cidade, foi escolhida para receber a iniciativa por contar com estrutura pronta de fibra óptica da companhia telefônica. A previsão é que as instalações comecem em 60 dias.

A ‘avenida inteligente’ contará com 50 luminárias de LED com câmeras de alta definição e uma série de sensores que poderão medir, desde a quantidade de vagas de estacionamento disponíveis na via até o nível de ocupação de lixeiras, bueiros e a qualidade do ar.

A via também terá sinal Wi-fi gratuito em toda extensão, com internet de alta velocidade e painéis em pontos de ônibus com informação em tempo real do itinerário e simulações de trajetos para os usuários.

Um painel eletrônico também será instalado na avenida trazendo as informações de tráfego, temperatura, vagas de estacionamento disponíveis, entre outros. A Sercomtel também estuda a criação de um aplicativo para disponibilizar as informações.

Além da estrutura de fibra óptica já instalada, a companhia fornecerá mão de obra e fará aquisição de alguns sensores, por meio de licitação.

O projeto foi encaminhado para a área jurídica da Sercomtel para acertar os detalhes legais sobre a parceria com as multinacionais.

Outras duas empresas também demonstraram interesse em implantar o conceito na avenida Saul Elkind, na zona norte da cidade, que passa por uma revitalização. Codel, CMTU e Ippul também apoiam o projeto.

Foto: Wilson Vieira/Video Graphic


Compartilhe com o universo

Compartilhar Londrina terá primeira ‘avenida inteligente’ do Brasil no Facebook Compartilhar Londrina terá primeira ‘avenida inteligente’ do Brasil no Twitter Compartilhar Londrina terá primeira ‘avenida inteligente’ do Brasil no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *