07/10/2014 00:00:00 Londrinense é o mais velho eleito para a Assembleia; mais nova é herdeira política

Fonte: Folha de Londrina

O deputado londrinense Tercílio Turini (PPS), reeleito para a Assembleia Legislativa do Paraná com 47.023 votos, é o mais velho dos 54 novos parlamentares. O médico nasceu em 1944 e fez 70 anos em 1º de agosto de 2014. 

Turini é o único candidato genuinamente de Londrina eleito no último domingo (6). O advogado Thiago Amaral (PSB), de 28 anos, registrou a candidatura na cidade, mas tem o seu curral eleitoral em Cambé. Já o apresentador Cobra Repórter (PSC), de 40 anos, trabalhava em uma rede de televisão de Londrina, mas tem como domicílio eleitoral o município de Rolândia. 

Mais novos 

Os três candidatos a deputado estadual mais novos eleitos no Paraná são herdeiros políticos. Maria Victória Borghetti Barros (PP), de 22 anos, fez 44.870 votos e é a menos experiente entre os 54 novos deputados. A empresária nunca ocupou um cargo público. Ela é filha de Cida Borghetti (PP), vice na chapa do governador Beto Richa (PSDB), e de Ricardo Barros, principal nome do Partido Progressista no Paraná. Ele também foi eleito no último domingo, mas para deputado federal. 

A família Barros deve ganhar mais de R$ 75 mil em salários a partir do próximo ano. 

O segundo mais novo na 'próxima' Assembleia, Paulo Henrique Coletti Fernandes (PSDB), é filho da também deputada estadual Rose Litro (PSDB). Ele foi eleito com mais de 60 mil votos. O advogado nasceu no dia 30 de outubro de 1991 e tem 23 anos. O rapaz já foi assessor na Casa Civil do Paraná entre 2011 e este ano, quando deixou o cargo para se dedicar à campanha eleitoral. 

Outro deputado eleito com 23 anos é Felipe Francischini (Solidariedade). O advogado e graduando em Economia é filho de deputado federal - reeleito - Fernando Francischini (Solidariedade). 

Filho de um ex-delegado de polícia, o rapaz diz, em seu site, que acompanha o trabalho do pai desde cedo e, por isso, "buscou se especializar no estudo da aplicação dos recursos públicos e, principalmente, em sua fiscalização e controle". Felipe obteve 35.842 votos no último domingo.