Londrinenses celebram acordo para exportação de carne

Fonte: PML

Os primeiros resultados práticos da viagem do prefeito de Londrina, Barbosa Neto e a delegação de representantes de lideranças empresariais e de entidades desenvolvimentistas londrinenses à Europa começam a aparecer. Na Alemanha, o presidente da Terra Roxa Investimentos, Fernando Kireeff, anunciou que foi celebrado acordo para exportação de carne bovina para uma das maiores cooperativas da Europa. Conforme ele, o negócio representa o abate de mil cabeças por semana. “É mais uma alternativa para os produtores em um momento tão difícil para os frigoríficos brasileiros”, afirmou Kireeff, que também é presidente da Sercomtel.

Outro resultado obtido foi o compromisso do reitor da Universidade Johannes Gutenberg, de Mainz, Georg Krausch, de estabelecer acordos de cooperação entre a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Fundação de Esportes de Londrina. Em breve, representantes da Universidade alemã, que possui 40 mil alunos, estarão no Brasil para assinar estes convênios. O prefeito de Londrina, Barbosa Neto, participou na sexta-feira, dia 26, junto com o Fernando Kireeff do evento comemorativo da instituição de ensino superior alemã.

Ainda na área acadêmica, outro compromisso conseguido pelos londrinenses foi durante a visita ao Instituto do Meio Ambiente da Universidade de Stuttgart, que mantém relações com diversos institutos de pesquisa do mundo, inclusive com a Universidade Federal de Curitiba. O professor doutor Uwe Menzel, diretor do Departamento de Tecnologia de Tratamento de Efluentes e Resíduos Industriais, se propôs a celebrar convênio com a UEL e a Prefeitura para difusão dos conhecimentos e desenvolvimento das tecnologias de tratamento de efluentes e resíduos industriais. Barbosa convidou o pesquisador para participar como palestrante em evento de comemoração dos 75 anos da cidade de Londrina.

Londrina também foi convidada para integrar o programa de “mobilidade das cidades”, durante a visita em Stuttgart, ao Secretário de Relações Européias e Internacionais, Frédéric Stephan, que apresentou os números da região de Baden-Württemberg, a mais rica e maior exportadora da Alemanha. O prefeito Barbosa Neto destacou a necessidade de se implantar um sistema de ciclovias na cidade de Londrina e recebeu a promessa de colaboração das autoridades de Stuttgart, principalmente na busca de financiamentos existentes pela Comunidade Européia, que podem ser aplicados em cidades de qualquer país do mundo.

A agenda de trabalho extensa na Alemanha, ainda teve na sexta-feira, a visita ao Chefe de Departamento de Política Econômica e Relações Internacionais do Ministério de Baden-Württtemberg, que também foi convidado e demonstrou interesse em participar dos 75 anos da cidade de Londrina. A comitiva ainda foi recebida na fábrica da Mercedes Benz onde conheceu o sistema industrial de motores, bem como a forma que a empresa está enfrentando a crise econômica.

O prefeito de Londrina e o presidente da Sercomtel ainda apresentaram as potencialidades da cidade de Londrina e região a um grupo de políticos e empresários durante encontro com presidente mundial do laboratório Boehringer na cidade de Ingelheim. A comitiva cumpriu agenda na cidade de Winterbach, onde foi recebida pelo seu vice-prefeito, vereadores e demais membros da comunidade que apóiam o projeto social na cidade de Londrina, do Instituto Pestalozzi, fundado pelo ex-jogador de futebol, o londrinense Geovani Élber, que residiu naquela cidade, quando do início de sua carreira na Alemanha.