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Marketing de conteúdo para conectar empresas e clientes

Por Janaína Ávila – Lidere 2018 – ACIL

Conectar pessoas, destacar-se dentro de uma avalanche de conteúdo e informação na internet, posicionar o produto e fidelizar o cliente são os desafios para o marketing 4.0, aquele que opera no mundo digital. Para Rennan Nogueira, customer success da Rock Content, a maior empresa de Marketing de Conteúdo da América Latina, o grande desafio é estabelecer uma conexão entre a empresa e o consumidor de uma maneira mais empática, promovendo uma aproximação. “A concorrência de atenção é muito grande, é importante para o empresário estabelecer uma conexão direta. É mais do que identificar um público-alvo para o seu produto”, afirma.

É nesse cenário que se apresenta o marketing de conteúdo. Para o especialista, essa ferramenta pode ser decisiva na hora de conquistar a atenção do cliente. Para tanto, a estratégia de criar uma ‘persona’ – um perfil semifictício do consumidor ideal, com tantas características subjetivas – consegue dar um direcionamento melhor para as estratégias de marketing. “As relações mudaram e os objetivos continuam os mesmos. Todos querem diminuir custos e aumentar o lucro. Só mudou a maneira de se comunicar”, diz Nogueira que encerrou a programação do Palco Empreendedorismo da LIDERE 2018.

A vantagem do marketing digital está na possibilidade de coletar dados que podem ajudar a redirecionar a estratégia. Se antes as empresas investiam em anúncios em listas telefônicas, por exemplo, hoje, qualquer ação na internet permite um cruzamento de informações que mostra ao empresário se o alcance está dentro do esperado. “Com o marketing digital podemos avaliar resultados, tudo é mensurável e pode ser adaptado. O foco é a otimização e é importante usar todos os canais disponíveis. As informações coletadas devem fluir em todos os setores da empresa e isso ajuda a redesenhar as estratégias, se for necessário”, explica. Segundo Nogueira, com os dados em mãos, fica praticamente impossível agir com base em palpites ou sensações.

O primeiro passo dentro do marketing digital, segundo Nogueira, é marcar presença na internet, com um blog ou com um site. “Todos usam os motores de busca para encontrar soluções para os seus problemas. Se posicionar na rede é decisivo e garante uma certa credibilidade”, diz. As redes sociais são o segundo passo. “O canal de comunicação é essencial e a geração de conteúdo constante, que alimenta o blog ou site, é importante. É esse conteúdo que vai colocar a sua empresa em contato com a ´persona´; que vai criar uma ligação com esse cliente e fazer você ganhar a sua atenção”, explica. Dar uma olhada como a concorrência vem se comportando no mundo digital, também pode ajudar. Nogueira só alerta para o perigo do que ele chama de ´métrica da vaidade´: “Comentários ou ´likes´ em posts, infelizmente, não trazem lucro. O importante é o clique que vai levar o cliente a consumir o seu produto”, comenta.


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