Notícias

|

MasterPlan 2040: londrinenses querem uma cidade inovadora, sustentável e com qualidade de vida

Fonte: Assessoria ACIL

Os londrinenses querem uma Londrina inovadora, sustentável e com qualidade de vida. Esta é a visão de futuro traçada, até agora, pelo MasterPlan Londrina 2040, após o planejamento estratégico envolver 659 pessoas por intermédio de oficinas, enquetes e entrevistas. O plano entra agora em uma nova etapa para aprofundar as ações que devem transformar essa visão de futuro em realidade. 

Parte das estratégias já foi listada no documento Visão de Futuro para Londrina 2040, lançado hoje com uma entrevista coletiva que reuniu Rodrigo Souza, coordenador do MasterPlan; Marcia Manfrin, presidente da ACIL; Roberto Moreira, diretor de Ciência e Tecnologia da Codel; e Ary Sudan, do Fórum Desenvolve Londrina. 

Além de explicar detalhadamente todo o conceito que envolve a visão de futuro, o documento delimita, também, seis áreas de atuação consideradas estratégicas. Cada área ganhou uma visão de futuro específica, balizada pelos desafios a serem enfrentados e soluções estratégicas para superá-los. Ou seja, o MasterPlan está saindo do plano das ideias e conceitos para apresentar medidas práticas para o futuro de Londrina. O estudo, e todos os outros documentos produzidos pelo MasterPlan, pode ser baixado gratuitamente no site do planejamento estratégico (2040.londrina.pr.gov.br).

O documento aponta, por exemplo, que Londrina precisa impulsionar o ambiente e a cultura da inovação. Para vencer esse desafio, sete medidas são listadas, incluindo a necessidade de se ampliar a quantidade de startups, fortalecer as governanças setoriais e ampliar mecanismos de captação de recursos, entre outros. Para cada desafio identificado, várias soluções são indicadas. 

“Nós temos hoje a primeira versão da visão de futuro que nós queremos para Londrina em 2040, dos desafios que são prioritários para alcançar a visão de futuro e do conjunto de estratégias que podem nos ajudar a superar cada um dos desafios prioritários em seis grandes áreas”, comentou Rodrigo Souza, consultor associado da Macroplan, empresa contratada pela Prefeitura por intermédio de licitação para coordenar o MasterPlan. 

Para Marcia Manfrin, o MasterPlan representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento sustentável de Londrina: “Temos que aprender a olhar a cidade com foco na qualidade de vida e na inovação. A Macroplan tem feito um trabalho extraordinário. O MasterPlan é o futuro da cidade, nós sabemos para onde iremos porque essa é a escolha do londrinense”, ressaltou a presidente da ACIL.

A recepção também foi positiva por parte do Fórum Desenvolve Londrina: “É um momento bastante marcante para nós que lutamos há tanto tempo para que Londrina tivesse o seu planejamento estratégico. Eu queria parabenizar a administração atual, pois ela comprou a ideia e Londrina vai ganhar muito com isso”, acrescentou Ary Sudan.

“As pessoas perguntavam o que era o MasterPlan e hoje nós temos essa grande entrega deixando o plano mais visível. A Prefeitura tem trabalhado intensamente junto com a Macroplan, a ACIL, o Fórum, o Sebrae e todos os atores da cidade. A gente tem que ter o cuidado para que o londrinense pegue o MasterPlan daqui a 10 anos e consiga entender e aplicar”, afirmou Roberto Moreira, da Codel. 

A intenção, posteriormente, é criar uma governança de cunho público-privado para garantir a continuidade do plano estratégico ao longo dos próximos 20 anos.


Compartilhe com o universo

Compartilhar MasterPlan 2040: londrinenses querem uma cidade inovadora, sustentável e com qualidade de vida no Facebook Compartilhar MasterPlan 2040: londrinenses querem uma cidade inovadora, sustentável e com qualidade de vida no Twitter Compartilhar MasterPlan 2040: londrinenses querem uma cidade inovadora, sustentável e com qualidade de vida no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *