Souvenirs: Identidade Pé-Vermelho

Projeto SouLondrina cria identidade para o município com produção de souvenires que podem ser levados como lembranças pelos visitantes

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Fonte: Thamiris Geraldini – Revista Mercado em Foco – ACIL


A
materialização de uma experiência turística é quase uma extensão
de cada novo local visitado. Quem nunca esteve em uma determinada
cidade, seja nas férias, a passeio ou a negócios, e não quis levar
para casa alguma “lembrancinha” como recordação daquele lugar?
Os produtos locais servem como uma forma palpável de guardar as
lembranças da viagem que ficaram na memória. Foi pensando nisso que
o projeto SouLondrina se tornou uma realidade.

“SouLondrina
é um projeto que apoia a criação de souvenires com identidade
local, servindo como objetos representativos da cidade que possam
preservar e resgatar memórias de quem já esteve aqui ou até para
quem, em passagem pela cidade, quer levar um pedacinho de Londrina
para presentear alguém que ainda não esteve aqui”, explica a
consultora do Sebrae Simone Millan Shavarski.

O
projeto, de iniciativa do Sebrae/PR, Londrina Convention &
Visitors Bureal e Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel),
deu a oportunidade de londrinenses apresentarem produtos, artesanais
ou industrializados, que remetessem à identidade dos pés-vermelhos
e pudessem ser comercializados como uma lembrança da cidade,
principalmente aos turistas.

O
processo para seleção de produtos teve início em dezembro do ano
passado. Com todas as etapas, entre edital de chamamento, inscrição
de produtos, treinamento e produção, concluídas, a previsão é de
que os 45 produtos selecionados comecem a ser vendidos a partir de
novembro. “Tivemos 40 produtos selecionados que passaram pelo
processo de treinamento em oficinas. Destes, 23 concluíram as etapas
e produziram 45 produtos que serão comercializados pelo projeto em
eventos, hotéis, bares e restaurantes credenciados”, disse a
consultora do Sebrae.


Cerveja
artesanal


A cervejaria Von Borstel foi uma das participantes que
teve um produto selecionado para a comercialização dentro do
projeto SouLondrina. Com cervejas artesanais que seguem
características da escola europeia cervejeira, os produtores
desenvolveram a exclusiva Little London para participar do projeto.
Do nome ao sabor, a cerveja é inspirada na influência dos ingleses
na criação de Londrina.

“Desenvolvemos
a Little London para levar para casa, em embalagens menores de 300
ml. A cerveja é uma English
Pale Ale, um popular estilo inglês de alta fermentação, cor
acobreada e pouca espuma. Na embalagem do produto escolhemos a frase
‘Leve um gole de Londrina’, que tem muito a ver com a ideia do
projeto”, conta o proprietário da
cervejaria, Marcus Von Borstel.

Na
opinião dele, o SouLondrina deu a produtores locais a oportunidade
de mostrar um pouco do que a cidade tem para oferecer. “Desde
o princípio eu acreditei no projeto, fui um dos primeiros inscritos.
Ter a oportunidade de desenvolver uma cerveja dentro
de um souvenir para a cidade foi uma experiência ótima. O
SouLondrina foi uma oportunidade de mostrarmos o que a cidade tem e
às vezes os próprios residentes nem conhecem”.

Geleia orgânica de
café

Outro produto
selecionado no projeto SouLondrina é a geleia orgânica de café,
desenvolvida pela empresa Artesanu Produtos Orgânicos, de
propriedade do casal Leonardo Florencio da Silva Filho e Gisele
Bianchini. Todas as etapas de produção do alimento acontecem em uma
propriedade rural próxima ao Distrito de Tamarana, onde o casal
reside e planta todos os alimentos. “Há uns quatro anos nós
iniciamos o trabalho de desenvolvimento do produto tendo como base o
café. Inicialmente a ideia era criar a geleia com o café, mas muito
pensando no consumo próprio, dada a pequena produção que tínhamos
à época”, explica Leonardo.

A
ideia deu tão certo que em 2014 os produtores conseguiram lançar
oficialmente a geleia com base no café. Assim, quando o projeto
SouLondrina surgiu, oportunizando o desenvolvimento de produtos
criativos, diferentes e com pegada pé vermelho, o casal resolveu se
inscrever. “Nós acreditamos que o produto teria tudo a ver com a
ideia. É um alimento diferente, apresentável e o mais importante:
traz o café, que tem tudo a ver com a origem de Londrina. Temos
certeza de que os turistas que tiverem interesse em levar algo de
Londrina para casa aprovarão o sabor e o visual, com embalagens
desenvolvida exclusivamente para o projeto”, disse.


Londrina
como cidade celeiro de negócios e eventos

O
Núcleo de Turismo de Londrina, formado por entidades como o
Sebra
e/PR, ACIL, Unopar, Londrina
Convention Bureau, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes
(Abrasel Londrina) e Instituto de Desenvolvimento de Londrina
(Codel), realizou uma pesquisa com o objetivo de mensurar o potencial
do segmento de Turismo de Negócios e Eventos na cidade.

O
levantamento abrange o turismo a eventos tradicionais em Londrina e
região metropolitana, como a Movelpar, ExpoLondrina, Festival de
Música, Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), Vestibular
da Universidade Estadual de Londrina, entre outros. Juntos os eventos
trazem um retorno financeiro de R$ 34 milhões à cidade, aumentando
o faturamento de empresas de hospedagem e alimentação, que
representam os segmentos que mais movimentam a economia local em se
tratando de turismo.

O
estudo ainda aponta que 73,3% dos visitantes que se hospedaram em
Londrina são homens, sendo que a maioria (78,5%) possui terceiro
grau completo e renda acima de R$ 5 mil por mês (73,4%). Grande
parte (71%) veio para Londrina em razão de negócios e eventos e
permaneceram na cidade por uma noite (45%), sendo que a média de
permanência em Londrina é de 2,8 noites.

Paladar
em foco

Depois
dos gastos com hospedagem, a alimentação é o segundo setor de
maior movimentação turística em Londrina. Neste cenário,
festivais gastronômicos têm surgido como uma opção para fomentar
a economia.

É o
caso do Festival Sabores Pé Vermelho,
idealizado pelo Baixa Gastronomia. O evento, que teve início em
dezembro do ano passado e já se prepara para a segunda edição este
ano, cria uma rota gastronômica em restaurantes da cidade com pratos
exclusivos que fortalecem a cultura gastronômica local.

“Num
primeiro momento nosso objetivo era desenvolver uma rota gastronômica
para que os próprios londrinenses pudessem resgatar a cultura local
através do paladar. No entanto, quando fomos fazer a divulgação em
hotéis da cidade, percebemos o quanto o nosso público estava muito
voltado para os turistas que vêm a Londrina e querem conhecer tudo o
que a cidade tem para oferecer. Com a grande adesão dos turistas, o
foco da próxima edição mudou; ampliamos o público e queremos
garantir que os turistas saiam de Londrina com a sensação de que
estar aqui valeu a pena”, disse uma das idealizadoras do projeto,
Maria Eduarda Gomes de Oliveira.

Embora
o Festival não tenha uma data que coincida com nenhum evento de
grande monta na cidade, as idealizadoras acreditam que a cidade atrai
turistas, seja a eventos ou negócios, o ano todo. “Londrina é uma
cidade com grande potencial em negócios e eventos. As pessoas passam
por aqui o ano inteiro sem que a gente perceba. Elas estão o tempo
todo em vários lugares, comendo, bebendo, consumindo e geralmente
não estão no ‘radar’ dos empreendedores. Nós precisamos olhar
para isso com mais atenção e atender esta demanda”, acredita
Tatiana Ribeiro, também idealizadora do Festival.

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