Mormaii: um case de sucesso nada convencional

Por Marcos Roman – Lidere 2018 – ACIL

Apostando em um modelo de gestão nada convencional, Marco Aurélio Raymundo criou uma das maiores marcas brasileiras de roupas e equipamentos esportivos da atualidade, presente em nada menos 33 países. Um dos destaques do primeiro dia da LIDERE 2018, o gaúcho comandou a palestra ‘Mormaii: Um case de sucesso na América do Sul”.

Durante o bate-papo com o público londrinense o empresário lembrou a trajetória que começou no final de década de 1970 com a invenção de uma roupa de borracha para ele mesmo surfar no inverno e que evoluiu para um mix composto por dezenas de produtos esportivos. “Tudo aconteceu porque dei asas à minha liberdade. Sem liberdade não há inspiração e inovação”, sentenciou.

Raymundo destacou que liberdade é um dos quatro pilares básicos responsáveis pelo sucesso de qualquer empresa. “Os outros três são o investimento em reciclagem, tanto de pessoas quanto de máquinas. A motivação, que é o que motiva a ação. E uma ação motivada resulta em uma superação. O quarto pilar fundamental é a atenção sobre tudo o que está acontecendo. Sem atenção, uma grande oportunidade pode passar despercebida e nunca mais voltar”, destacou.

Questionado pela plateia sobre o fato de ter doado parte da Mormaii para seus colaboradores, o empresário comentou que fez a doação por expertise e não por altruísmo. “Doei partes da empresa a colaboradores extremamente competentes nas áreas em que atuavam e fiquei apenas com a marca. Mas não fiz isso por altruísmo. Fiz por expertise, pois agora eles me pagam royalties enquanto eu fico navegando de barco pelo Havaí. Então, acho que não fiz um mal negócio”, brincou.

Com a atenção treinada para negócios inovadores, Raymundo alertou os empresários locais sobre a importância de estar extremamente atentos aos movimentos do mercado contemporâneo.

“Muitas empresas fecharão se não estiverem abertas a novas formas de gestão e associativismo. A Mormaii, por exemplo, firmou parceria com grandes empresas de comércio online como o Mercado Livre e a Netshoes, para que os clientes possam comprar sem a necessidade de sair de casa. Dessa forma, nosso produto é entregue pela loja Mormaii mais próxima do comprador, diminuindo os custos com a entrega, que tendem a ser grandes”, relatou.

Raymundo salientou que o grande desafio pessoal e profissional do mundo moderno é viver o presente e caminhar com leveza pela vida. “A gente vive na corda bamba, e o tempo todo corremos o risco de cair para um ou outro extremo, sendo que o melhor é sempre o caminho do meio. Além disso, devemos nos livrar da dor que nos prende ao passado e do medo do futuro que impede que a gente se arrisque. E arriscar-se é necessário para nossa evolução como pessoas e como empresários”, concluiu.

Compartilhar Mormaii: um case de sucesso nada convencional no Facebook Compartilhar Mormaii: um case de sucesso nada convencional no Twitter Compartilhar Mormaii: um case de sucesso nada convencional no Linkedin