Notícias

|

MP denuncia Barbosa Neto no caso da tentativa de compra de votos

Fonte: Baixo Clero/JL

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público protocolou hoje uma ação civil pública contra o ex-prefeito Barbosa Neto (PDT), no caso da tentativa de compra de votos de vereadores para evitar a abertura da Comissão Processante no caso Centronic. Em abril de 2012, o ex-secretário Marco Cito e o ex-servidor público Ludovico Bonato, foram presos em flagrante pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), acusados de oferecer dinheiro e outras vantagens para que o vereador Amauri Cardoso (PSDB) votasse contra a abertura da CP. A comissão, que por fim foi aberta e resultou na cassação do mandato do pedetista, investigou a acusação de que ele teria mantido na emissora de rádio da sua família dois vigilantes que foram contratados pela Prefeitura por meio da empresa. Barbosa não era réu na ação penal que discute esse caso.

Cito tinha deixado o secretariado para assumir a coordenação da campanha de Barbosa à reeleição. Outros dois auxiliares do ex-prefeito, o ex-chefe de gabinete Rogério Ortega e o ex-assessor da Sercomtel, Alisson de Carvalho, foram presos posteriormente, acusados de participar da tentativa de compra de votos, o que eles negam. Também foi denunciado o ex-vereador Eloir Valença (PHS), acusado de mudar o voto em troca de supostas vantagens.

De acordo com a promotora Leila Schmit, a novidade dessa ação, com relação à penal, na qual o ex-prefeito foi denunciado, é que o nome dele surgiu durante as investigações. “Na ação penal houve alguns desdobramentos importantes na investigação e ficou evidenciado que o ex-prefeito foi o grande articulador e comandou todas as ações dos demais integrantes do grupo de ímprobos”, declarou a promotora. “Ele foi inserido na ação como uma pessoa que realmente coordenava a ação de todos e que seria beneficiário de todo o esquema de cooptação”, completou Leila Schimit.

Procurado pelo JL, Barbosa Neto disse que não comentaria o caso: “não vou falar nada, nem participei disso”. Ortega também não quis comentar o assunto. Carvalho, Cito, Bonato e Valença também não foram localizados.


Compartilhe com o universo

Compartilhar MP denuncia Barbosa Neto no caso da tentativa de compra de votos no Facebook Compartilhar MP denuncia Barbosa Neto no caso da tentativa de compra de votos no Twitter Compartilhar MP denuncia Barbosa Neto no caso da tentativa de compra de votos no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *