Município festeja 60 anos da Concha Acústica com programação cultural

Haverá apresentações circenses, de dança e duelo de mcs; Biblioteca Móvel Ambiental também estará presente no evento.

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Município festeja 60 anos da Concha Acústica com programação cultural no Linkedin Compartilhar Município festeja 60 anos da Concha Acústica com programação cultural no Twitter Compartilhar Município festeja 60 anos da Concha Acústica com programação cultural no Facebook

Fonte: Prefeitura de Londrina

Na próxima segunda-feira, 1º de maio, a cidade de Londrina estará comemorando 60 anos da inauguração do monumento Concha Acústica, que fica na Praça Primeiro de Maio, próximo ao bosque central. Para celebrar a data, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, irá realizar um evento que vai reunir diversas atividades culturais, para todas as idades, das 17 às 20h30.

O secretário municipal de Cultura, Caio Julio Cesaro, ressaltou que a Concha Acústica é um patrimônio da cidade, que precisa ser preservado e valorizado. Ele explicou ainda que embora as comemorações dos 60 anos aconteçam no dia 1º de maio, a intenção da secretaria é realizar outras atividades ao longo do ano, no local que é palco histórico de eventos culturais e de manifestações sociais e políticas.

Durante o evento, serão realizadas diversas apresentações com duração média de 40 minutos. Às 17h30 a Escola de Circo fará apresentações com malabares, acrobacias, palhaços e equilíbrios. Participam cerca de 20 pessoas da escola. Depois, às 18h30, está programada a Batalha na Concha (WMC), com um duelo de mcs que abordará a comemoração dos 60 anos do equipamento cultural.

A partir das 19h30 haverá uma apresentação da Escola Municipal de Dança, que levará números de dança contemporânea e ballet clássico. O encerramento das festividades ficará por conta do Ballet de Londrina, que apresentará um fragmento do espetáculo Sem Eira, Nem Beira. As duas apresentações terão duração média de uma hora.

O evento contará ainda com a parceria da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que levará a Biblioteca Móvel Ambiental para ficar à disposição do público durante todo o evento. A população terá acesso ao ônibus equipado com aparato de vídeo e acervo de livros, revistas, gibis, jogos e outros materiais informativos voltados às práticas de preservação do meio ambiente.

Sobre o monumento – A Concha Acústica foi construída na administração do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, que tinha visto uma similar no estado do Espírito Santo. O monumento foi construído como uma variação do tradicional coreto existente na época, em quase todas as cidades.

A Concha Acústica foi projetada pelo arquiteto Henrique Mindlin e o engenheiro José Augusto Queiroz executou algumas modificações como tamanho, textura e bancos. A Concha Acústica foi inaugurada no dia  1º de maio de 1957 com grande festa. Na década de 60 ela foi tradicionalmente utilizada para encontros dos finais de semana e apresentações artísticas. Até hoje o local é palco de manifestações populares, artísticas e políticas.

Leia também