Notícias

|

Na ACIL, FGV oferece expertise para integrar Londrina em rede mundial de smart cities

Fonte: Assessoria ACIL

O diretor de Tecnologia e Inovação da ACIL, Marco Kumura, comandou na tarde desta quinta-feira um encontro de líderes para conhecer detalhes do projeto Londrina, Cidade do Amanhã, uma proposta de integrar o município numa rede mundial de smart cities. A apresentação do projeto ficou a cargo do coordenador da FGV Projetos, Marco Saverio Ristuccia.

Estiveram presentes na Sala de Reuniões da ACIL a reitora da UEL, Berenice Jordão, o coordenador da Região Metropolitana de Londrina, Marco Antonio Santi, o presidente da Agência Terra Roxa, Valter Orsi, a coordenadora regional do Paranacidade, Mônica Sciarra Mandelli, o diretor de Ciência e Tecnologia da Codel, Pedro José Sella, além de representantes da PUC, do Sescap, do Sinduscon, do Ceal, do Secovi, do Sindimetal, do Instituto Parar e dos gabinetes dos vereadores Felipe Prochet e Nantes.

A FGV Projetos representa no Brasil a Morgenstadt, plataforma de khowledge e stakehoders de líderes de alto nível de cidade, liderada pelo Instituto Fraunhofer IAO, um centro de pesquisas alemão.

“Nosso objetivo é alavancar recursos para implantar projetos dentro do conceito de uma smart city”, explicou Ristuccia.

A integração ao Morgenstadt aproximaria o município de investidores em projetos de inovação social e tecnológica que, por sua vez, acelerariam a mudança dos atuais modelos para sistemas urbanos sustentáveis.

“Caso Londrina se integre à rede, os holofotes internacionais vão se voltar para cá”, explicou o especialista da Fundação Getúlio Vargas. “Londrina seria considerada a cidade mais inovadora do Brasil, o que, por certo, atraia um volume importante de investimentos internacionais”, analisou.

 O foco do modelo apresentado na ACIL são ações em quatro áreas básicas: sustentabilidade, mobilidade, resíduos sólidos e tecnologia da informação.

Ao final da apresentação, o diretor da ACIL, Marco Kumura, convocou os presentes para uma nova reunião ainda este mês. A finalidade é colocar em pauta o debate da adoção do conceito de smart city no município e traçar estratégias para a captação de recursos para elaborar um plano de desenvolvimento dentro do conceito. 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Na ACIL, FGV oferece  expertise para integrar  Londrina em rede  mundial de smart cities no Facebook Compartilhar Na ACIL, FGV oferece  expertise para integrar  Londrina em rede  mundial de smart cities no Twitter Compartilhar Na ACIL, FGV oferece  expertise para integrar  Londrina em rede  mundial de smart cities no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *