26/11/2015 00:00:00 Você é o protagonista do Londrinatal 2015

Fonte: Paulo Briguet - Revista Mercado em Foco

O consumidor e o comerciante são os grandes protagonistas do Londrinatal 2015. Com a campanha deste ano, a ACIL oferece aos empresários de Londrina um poderoso instrumento para impulsionar as vendas e fechar o ano em clima de superação e otimismo. A tradicional campanha natalina está repleta de novidades para qualificar o desempenho do varejo. “O formato do Londrinatal tem tudo a ver com o momento vivido pela entidade e com a busca de soluções inovadoras em meio à crise econômica”, diz o superintendente da ACIL, Diego Rigon Menão.

A gratuidade do kit básico proporcionou um efeito direto: o aumento no número de empresas participantes da campanha. São 1.270 participantes nesta edição. “Isso tem várias consequências positivas”, explica Diego Menão. “Uma delas é que as pessoas vão perceber a campanha em todas as regiões da cidade.” Outra vantagem, segundo o superintendente da ACIL, é que o Londrinatal beneficiará principalmente os pequenos lojistas. “O pequeno empresário ganhará esse apoio em um momento de grande competição no mercado. A campanha será uma ferramenta a mais que o lojista poderá utilizar e oferecer como atrativo para seus clientes.”

Carros e vales-compras

O Londrinatal 2015 terá como prêmios dois Ônix zero km e 30 vales-compras de R$ 1 mil. Os sorteios serão realizados nos dias 16 de dezembro (dez vales-compras), 23 de dezembro (um carro Ônix e dez vales-compras) e 6 de janeiro (um carro Ônix e dez vales-compras). A campanha também beneficiará os vendedores responsáveis pelos cupons sorteados. Serão distribuídos 32 vales-compras de R$ 300 para os funcionários que fizeram as vendas para os consumidores sorteados.

O sorteio deste ano não terá mais cupons preenchidos manualmente. O sorteio por urnas será substituído pelo sorteio da Loteria Federal. O consumidor ganhará um cupom estilo “rasgadinha”. “Será uma campanha totalmente automatizada: o consumidor participa inserindo o código do seu cupom por meio de um cadastro na Internet”, explica Diego Menão. “Isso vai garantir maior transparência e praticidade aos sorteios. Resolvemos assim um problema operacional, porque o sorteio com urna tinha uma grande complexidade logística.”

Para otimizar o processo, a ACIL firmou uma parceria com o Shopping Royal Plaza e disponibilizará no local um ponto de cadastramento dos cupons. O terminal funcionará de 30 de novembro a 5 de janeiro e acompanhará o horário de atendimento do shopping. O objetivo é facilitar a participação de pessoas que tenham dificuldades ou não tenham acesso à internet. 

É hora de aproveitar!

Mas o Londrinatal 2015 também é celebração. No início da novembro a ACIL abriu a campanha com uma festa para os empresários e lojistas. “É uma forma de estimular a participação dos comerciantes na campanha”, diz o presidente da ACIL, Valter Luiz Orsi. “Afinal, trata-se da mais importante data do comércio – e, quanto maior o número de adesões, mais força terá a campanha e melhor será o desempenho do setor como um todo.

Orsi destaca ainda que a ACIL poderá fornecer aos lojistas informações customizadas sobre o perfil dos consumidores que participam da campanha. “Com estas informações nas mãos, os associados poderão aumentar a competividade de suas empresas”, observa o presidente. “É mais um produto de qualidade que oferecemos aos empresários.”

O Londrinatal 2015 funciona como uma ferramenta de fidelização de clientes e envolvimento de toda a cidade em um clima de otimismo e congraçamento. Mais uma vez, a ACIL oferece um presente para Londrina.


O resgate da esperança no comércio londrinense

A festa do Natal simboliza a esperança, o renascimento, o reencontro da luz após um período de trevas. Por maiores que tenham sido as dificuldades e os obstáculos enfrentados durante o ano, o período de festas revigora em nós o otimismo e o entusiasmo. Ao trazer boas notícias para lojistas e consumidores, o Londrinatal 2015 ajuda a criar expectativas de melhores tempos.

O diretor comercial da ACIL, Fernando de Moraes, aposta no sucesso da nova fórmula da campanha. “É uma estratégia muito inteligente que estimula a participação de lojistas, colaboradores e consumidores”, diz o empresário. “Estamos envolvendo toda a comunidade em um clima de encantamento nesta época do ano. Afinal, precisamos recuperar aquele clima de Natal entre as famílias.”

Para Fernando, o Londrinatal está mais visível em vários locais da cidade, atraindo o público com eventos especiais, como a Cantata de Natal que o Sicoob está programando para sua nova sede, na Praça Willie Davids, no antigo prédio das Casas Fuganti, pertinho da ACIL. As apresentações acontecem nos dias 17 e 18 de dezembro, às 20 horas.

Para o mês de novembro, o diretor da ACIL prevê oportunidades pontuais para alguns setores. A Lei do Bem – que beneficiava o comércio de smartphones, notebooks e tablets com desconto de 9% no PIS/Cofins – deixará de vigorar no dia 1º de dezembro. Por isso, novembro será a última chance para comprar esses aparelhos no preço antigo. “As lojas do segmento certamente vão divulgar esta oportunidade”, afirma Fernando de Moraes.

A Black Friday – que neste ano cai em 27 de novembro – que no Brasil começou no ambiente online, está ganhando uma força cada vez maior nas lojas físicas. E não apenas na sexta-feira anterior ao Natal, mas com ofertas em todas as semanas de novembro. “É uma chance para aumentar as vendas neste fim de ano”, avalia o diretor da ACIL. Considerando a crise econômica, ele acredita que igualar o resultado de 2014 seria um ótimo resultado.

O professor Marcos Rambalducci, consultor econômico da ACIL, elogia a iniciativa do Londrinatal, sobretudo pelas inovações na campanha. “Neste momento de crise, a ACIL está oferecendo aos empresários um importante apoio para as vendas. E é exatamente esse o papel que as entidades de classe devem exercer. O lojista percebe que a entidade está preocupada com ele – e pronta a lhe ajudar.”

Para o economista, o Londrinatal cria um clima de integração e confiança entre os comerciantes – e essa atmosfera acaba por envolver também os consumidores. “O cliente percebe que há uma uniformidade e uma harmonia entre os comerciantes, e isso gera mais confiança e segurança na hora da compra”, analisa Rambalducci.

Segundo Rambalducci, a campanha de Natal será um fator decisivo para que as vendas de novembro e dezembro recuperem, ao menos em parte, um ano que foi difícil para todos os setores da economia e da sociedade. “O Londrinatal estimula o comerciante a dar o melhor de si para se reposicionar no mercado e conquistar a preferência dos consumidores. Esse resgate da autoestima é um fator importante para sairmos da crise.”