04/12/2018 15:47:24 Novembro fecha com aumento de consumidores em condições de tomar crédito

Fonte: Assessoria ACIL

 

O indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da ACIL mostra que o comércio varejista tem motivos para ser otimista. O número de clientes que tiveram seu nome incluído na relação de negativados, no mês de novembro, caiu em 17% na comparação com novembro do ano passado.

“Os resultados do período entre janeiro e novembro ainda aparecem negativos em relação ao mesmo período de 2017, mostrando aumento da inadimplência em 22%, mas já há uma reversão de tendência, que aponta para significativa redução no número de pessoas com restrição de crédito para os próximos meses”, explica o consultor econômico da ACIL Marcos Rambalducci.

Também do lado dos consumidores que conseguiram negociar suas dívidas, o saldo é positivo. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, foram 6% mais pessoas que conseguiram tirar seu nome da restrição ao crédito, e quando considerado o período de janeiro a novembro, o indicador é mais positivo ainda, com 17% a mais de consumidores saindo da condição de negativados.

“Com a retomada do emprego formal na cidade de Londrina, potencializa-se a possibilidade de mais consumidores conseguindo pagar seus compromissos financeiros, ampliando a base de clientes com potencial de tomar crédito e adquirir produtos de maior valor”, ressalta o economista.