Fonte: Assessoria ACIL
A
tendência do mercado é buscar soluções rápidas e práticas para
simplificar a vida do consumidor. E a transição da empresa física
para a empresa digital está acontecendo muito mais rápido do que se
imagina. Em 2016 o Brasil deverá ser o 4º maior mercado de
e-commerce do mundo, segundo um estudo da consultoria italiana
Translated. O dado crava em definitivo a importância do setor para o
desenvolvimento no
mercado.
Atenta
à
tendência,
a ACIL lançou nesta terça-feira (7) o Núcleo de E-commerce com o
objetivo de reunir empreendedores do ramo para discutir as
dificuldades comuns e traçar um planejamento estratégico para o
mercado de compra virtual.
O
grupo deverá se reunir periodicamente,
acompanhados pela consultora e parceira da ACIL Sheila Dal-Ry, para
buscar caminhos que levem ao desenvolvimento e crescimento. “A
gente percebe que em Londrina ainda existe uma falta de maturidade
para o e-commerce. Por isso, o objetivo do núcleo é solidificar os
empresários da loja virtual e juntos ter um direcionamento, até no
que diz respeito à contratação de fornecedores e capacitação de
equipes. Isso ajudará a aumentar a competitividade com as grandes
empresas que já estão no mercado e que têm muitos recursos”,
explica Sheila.
Para a
consultora, por mais que o e-commerce permita explorar um espaço
amplo de mercado, a orientação direcionada é fundamental para que
o planejamento não acabe frustrado. “Por mais que se venda tudo
online, nem tudo tem mercado que dê sustentabilidade à empresa. O
mercado online permite vender para o mundo inteiro, mas o mundo
inteiro talvez não seja viável. Pensar primeiramente na plataforma
para montar uma loja virtual não é o suficiente. Além de ter uma
boa plataforma, precisa existir o marketing. De que adianta ter uma
sede linda e não existir cliente para comprar? A empresa precisa
estar pronta e informada sobre qual é o comportamento do seu
cliente. Também é preciso se atentar ao fluxo de consumo do
potencial mercado a ser explorado”, ensina.
Programa
Empreender
O
Núcleo de E-commerce faz parte do Programa Empreender, que propõe
unir empresários de um mesmo setor e tornar parceiros os que antes
se viam apenas como concorrentes. “O Empreender vem de encontro com
o objetivo principal da ACIL que é o associativismo, ou seja, unir
as pessoas em busca do fortalecimento. Este é um núcleo que
extrapola as fronteiras do município e
por
isso ele é muito estratégico para os empresários. Os
encontros na ACIL vão proporcionar que os empreendedores desse setor
se encontrem e discutam as dificuldades, as oportunidades e como
podem viabilizar estratégias que, sozinhos, demorariam muito mais
para
enxergar”,
exalta
a
diretora da ACIL Alexandra Yusiasu dos Santos. “Estamos
abrindo um novo mercado. E enquanto a gente se ver como concorrente,
não iremos
conseguir enxergar
o mundo
que nós temos
lá fora”, completa.
Vontade
de inovar
A
empresária
Neusa Sato possui há
45 anos uma
loja física especializada
em flores e decoração. De uns tempos para cá percebeu a
necessidade de explorar os seus produtos no mercado online. “Montei
um site através do Sebrae – que ainda não foi ao ar, fiz vários
cursos e estou seriamente interessada em aprender a trabalhar com o
e-commerce. Depois de 45 anos no mercado, sinto a necessidade de
estar também na internet. Vejo
o pessoal da terceira idade desinteressado no assunto, mas hoje em
dia precisamos estar atualizados para poder competir. Parece difícil,
mas nada é impossível. Tudo depende do nosso empenho. Quero tentar
dar o exemplo para esse
público que
está muito acomodado”, conta
dona Neusa.
Aprimorar
para competir
Já
o objetivo do empreendedor Felipe Martins é se atualizar. Há oito
anos ele possui uma loja virtual especializada em cadeiras e móveis
para escritório e residência. “Achei a criação desse núcleo
muito interessante por ser um grupo específico da área de
e-commerce. O cenário muda muito rápido e precisamos estar em
compasso para não ficar para trás. As
pessoas podem achar que não, mas quem trabalha com o e-commerce se
depara com as mesmas dificuldades de quem possui uma loja física.
Cada cliente tem um perfil e você precisa conquistar a confiança do
público que teme cair em fraudes ou armadilhas. São
dificuldades que qualquer negócio tem”, ressalta
o empresário. “Mesmo
sendo uma loja virtual, se você quiser ter sucesso é preciso
trabalhar dois fatores muito importantes: capital para o investimento
e a concorrência, que na internet é muito maior”, afirma.
Confira mais detalhes do lançamento do Núcleo de E-commerce aqui.
Serviço:
Os interessados em participar do Núcleo de E-commerce podem entrar
em contato com a ACIL através do telefone (43) 3372-3010.