Notícias

|

Número de consumidores que deixaram a inadimplência aumenta no mês de dezembro

Fonte: Assessoria ACIL

De acordo com o indicador do Sistema de Proteção ao Crédito da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), o mês de dezembro se consagrou como o 8º mês consecutivo de aumento do número de consumidores que conseguiram sair da inadimplência, em relação ao mesmo período de 2018.

Dezembro de 2019 teve um acréscimo de 24,2% do número de consumidores que entraram na inadimplência comparado com o mesmo mês de 2018. Entretanto, 95,6 % do total conseguiram sair da inadimplência em dezembro de 2019. A comparação específica de saída da inadimplência em dez/2019 comparada com dez/2018 teve um aumento expressivo de 386,1% de pessoas que conseguiram quitar suas dívidas. Como explica o professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Londrina, Azenil Staviski, este elevado percentual pode estar relacionado com a preocupação em iniciar um novo ano com o nome não negativado e livre dessas dívidas.

Para o início de 2020 deve-se esperar bons resultados. "A última parcela do 13º, paga no último dia 20, assim como o recebimento do FGTS e uma queda considerável do desemprego, podem influenciar positivamente nos dados de saída da inadimplência neste começo de ano", afirma.

Segundo o economista, de uma forma geral, 2019 foi um ano positivo, já que 67,7% dos consumidores de Londrina conseguiram sair da inadimplência e houve uma queda de 3,2% do número de ingressantes no cadastro ao longo do ano. Porém, a taxa de pessoas que conseguiram sair ao longo do ano é inferior em 6,2%, se comparado com o ano de 2018. Como explica Staviski, esse dado é reflexo do cenário nacional que teve um aumento de famílias brasileiras com dívidas, tendo por base a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, que aponta que 64,7% das famílias brasileiras estão endividadas, tendo como referência o mês de outubro de 2019.

"Embora o desemprego esteja caindo, a situação nacional de endividamento e inadimplência piorou. Isso porque a inadimplência tem diferentes causas, não só a contribuição do desemprego. Entre elas, destaca-se a falta de gestão orçamentária das Receitas e Despesas das Famílias, ou seja, a falta ou inadequada gestão das finanças pessoal ou familiar", ressalta.
 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Número de consumidores que deixaram a inadimplência aumenta no mês de dezembro no Facebook Compartilhar Número de consumidores que deixaram a inadimplência aumenta no mês de dezembro no Twitter Compartilhar Número de consumidores que deixaram a inadimplência aumenta no mês de dezembro no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *