Notícias

|

O mural da celebração

Fonte: Revista Mercado em Foco – ACIL – Por Danilo Marconi

“A Sociedade Rural do Paraná, em seus 70 anos, sempre foi parceira das entidades organizadas. A ACIL é uma parceira antiga. Participamos da criação do Fórum Desenvolve Londrina, cujo trabalho de diagnóstico da realidade resultou em várias atitudes da comunidade. Entre elas, a formação de grupos na ACIL que gestionam em prol do desenvolvimento de forma sustentável, grupos dos quais também participamos”.

Afrânio Eduardo Rossi Brandão – presidente da Sociedade Rural do Paraná

“A ACIL é uma entidade com capacidade de articular outras instituições em busca de desenvolvimento e fortalecimento de Londrina. Acredito que um dos momentos mais marcantes tenha sido da comemoração do Natal, aplicação das melhores decorações de fachadas de lojas e casas, até porque foi inspirada numa lei minha quando era vereador, numa iniciativa de pregação, valorização e melhoria da autoestima de Londrina. Outro trabalho realizado em parceria foi quando estive presidindo a Codel, processo de atração de investimentos e de demonstração do potencial produtivo da cidade”.

Alex Canziani – deputado federal

 

“Como governador do Paraná, tive a oportunidade de testemunhar a importância representativa das aspirações dos empreendedores locais, e do poder competente de pressão da ACIL, sempre reivindicando e contribuindo para mudanças econômicas no Estado. Credenciais que foram se aprimorando ao longo desses 80 anos, e que transformaram a ACIL em uma entidade referência e motivo de orgulho para os paranaenses, em geral, e para os londrinenses, em especial. Meus parabéns ao presidente Claudio Tedeschi e a toda a diretoria pela excelência dos serviços prestados e pela fundamental contribuição ao empresariado, à sociedade, a Londrina e ao nosso Paraná”.

Álvaro Dias – senador

 

“A ACIL tem se mostrado uma grande força, vigilante e propulsora do desenvolvimento de Londrina, apoiando iniciativas, promovendo debates sobre temas importantes e, mesmo, posicionando-se contra atitudes que venham macular a imagem de Londrina. É o grande farol da cidade. Para a Associação Médica, a ACIL foi o berço acolhedor de seu nascimento. Foi em seu interior que a classe médica, associada aos odontólogos e aos farmacêuticos, se reuniu para fundar a Sociedade Médica, Odontológica e Farmacêutica de Londrina. E no decorrer dos anos tem sido uma grande parceira”.

Antonio Caetano de Paula – presidente da Associação Médica de Londrina

 

“Vejo a ACIL como uma entidade que, embora tenha nascido com a missão de defender e unir o empresariado do comércio, acabou se envolvendo com os problemas da cidade que também estava nascendo. Esse envolvimento a transformou na principal parceira do município em todas as demandas que foram surgindo nestes 80 anos. Logo após a conclusão do trabalho do Fórum denominado “Desenvolvimento Empresarial de Londrina”, a ACIL liderou e sediou a criação do Núcleo de Desenvolvimento Empresarial, responsável por grandes conquistas de Londrina nos últimos anos, desde o despertar para atualização de nosso aeroporto até a abertura de novos cursos de engenharia, sempre buscando promover o desenvolvimento de nossa cidade”.

Ary Sudan – presidente do Fórum Desenvolve Londrina

 

“A ACIL nasceu com Londrina. Sua trajetória está indelevelmente vinculada à história da cidade. A entidade foi constituída pelos mesmos empreendedores pioneiros que desbravaram as novas fronteiras da região, a partir dos anos 1930. Nesse sentido, vejo a Associação Comercial e Industrial de Londrina como importante protagonista no processo de desenvolvimento do Norte do Estado. O fato é que a ação da ACIL mantém vivo o nosso orgulho de ser “Pé Vermelho”, de ter nascido nesta cidade solidária, dinâmica e que tanto contribui para o desenvolvimento paranaense. Uma cidade cujo trabalho permitiu que ela se tornasse referência nacional não apenas no desenvolvimento econômico, especialmente o agronegócio, mas também na literatura, na música, na arquitetura, no teatro. Uma cidade do tamanho dos sonhos dos londrinenses”.

Beto Richa – governador do Estado

 

“É impensável falar da História de Londrina sem salientar a importância da presença e atuação da ACIL ao longo destes 80 anos. O desenvolvimento econômico e social da cidade, e seu destaque nacional, sempre tiveram como um dos pilares o trabalho desta Associação, visionária em seus projetos, e incansável no esforço de realizá-los. No nosso caso, temos a participação da entidade na própria formação da Universidade, quando da fusão das antigas faculdades isoladas para a criação da UEL, em 1971. Desde então, e de forma constante e sistemática, ACIL e UEL têm sido parceiras e solidárias, com muitos objetivos comuns. Ambas unidas por um conceito fundamental: o empreendedorismo. Tendo-o como norte, UEL e ACIL investem conjuntamente em formação, produção de conhecimento, assessoria, consultoria e eventos que propiciem o crescimento de Londrina”.

Berenice Quinzani Jordão – reitora da UEL

 

“Desde sua fundação, a ACIL trabalha para promover o associativismo e mobilizar o empresariado e a sociedade nas discussões sobre os rumos da cidade. Com isso, ganhou respaldo para ser uma das principais vozes da comunidade londrinense na interlocução com o poder público, influenciando diretamente em decisões políticas que contribuíram para o crescimento econômico e o desenvolvimento social de Londrina. A ACIL tem uma postura ativa nas grandes questões que impactam a competitividade do setor produtivo. A entidade sempre exerceu papel de liderança nas mobilizações por melhorias na infraestrutura de Londrina e região, fator fundamental para o escoamento da produção. Também se envolve em todos os movimentos que reivindicam melhorias no ambiente de negócios do Paraná e do Brasil, como a luta por um sistema tributário mais racional ou pela modernização nas relações trabalhistas, entre tantos outros”.

Edson Campagnolo – presidente da Fiep

 

“O papel da ACIL na construção socioeconômica de Londrina é dos mais importantes porque demonstra que a sociedade civil organizada pode contribuir muito para o progresso efetivo de nossa cidade. Um dos principais capítulos dessa história foi, sem dúvida, o movimento Pés Vermelhos – Mãos Limpas, em que, unida com as demais entidades, em especial com a OAB Subseção de Londrina, conseguiu mostrar que a sociedade civil organizada é forte quando está mobilizada”.

Eliton Araujo Carneiro – presidente da OAB Londrina

 

“A ACIL é uma parceira de primeira hora do Observatório de Gestão Pública de Londrina. Apoiou a iniciativa quando ainda era uma ideia e nos ajudou a transformá-la em realidade. Ao longo dos anos, emprestou auxílio, recursos e credibilidade ao esforço de organizar o controle social da gestão pública e promover a transparência e eficiência no uso dos recursos municipais. Foi pioneira no apoio a esta proposta e aliada fundamental em todos os momentos da história do Observatório”.

Fábio Cavazotti – presidente do Observatório de Gestão Pública

 

“A ACIL teve um papel fundamental no desenvolvimento de Londrina, seja pela sua liderança e representatividade, além de sua atuação. Vários ativos instalados na cidade nasceram na ACIL ou através de seu incentivo. Algumas destas iniciativas tiveram impacto em todo município, seja na área econômica ou mesmo social. Lutas por questões ligadas ao setor da saúde, segurança pública, gestão pública transparente. A ACIL também esteve à frente de projetos nas áreas de cooperativismo de crédito, de inovação, leis de inovação e de simplificação e desburocratização para quem quer empreender. Além disso, a entidade contribuiu com a implantação de cursos técnicos, cursos de engenharia e parques tecnológicos”.

Heverson Feliciano – gerente regional do Sebrae

 

“A história da ACIL se confunde com a história de Londrina, sendo uma entidade de grande peso político e econômico. Com outras entidades, ela agrega um trabalho muito importante de propostas e sugestões para o desenvolvimento da cidade, principalmente no que diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento econômico. A Cooperativa Integrada e a ACIL se complementam em termos de ideias”.

Jorge Hashimoto – presidente da Integrada Cooperativa Agroindustrial

 

“Criar a ACIL, há 80 anos, numa Londrina em fase de nascimento, demonstra a grande visão dos pioneiros-fundadores que enxergavam muito além do seu tempo. Quando vereador em Cambé, recordo que acompanhei as reuniões da ACIL. Gostei tanto que fundamos a ACIC-Cambé, da qual sou presidente de honra. Quando Secretário da Fazenda do Estado, convenci o governador Beto Richa a lançar na ACIL o Paraná Competitivo, considerado o maior programa de atração de recursos e de geração de novos empregos da história do Paraná”.

Luiz Carlos Hauly – deputado federal

 

“Londrina tem potencialidades que talvez nenhuma outra cidade no Brasil as tenha: dezenas de instituições de ensino, a Sercomtel que pode vir a ter importante papel como empresa de tecnologia – transformando-se num catalisador de desenvolvimento para cidade-, uma beleza inigualável, indicadores sócio econômicos melhores que a média nacional etc. Precisamos de uma mudança de paradigma, mudar processos e procedimentos, atualizar nossa legislação, modernizar a máquina pública, desburocratizar os serviços públicos para que Londrina volte a crescer e se desenvolver. Esse é o nosso foco e a ACIL tem papel fundamental nesse processo de construção de uma nova realidade econômica para Londrina”.

Marcelo Belinati – prefeito de Londrina

 

“A criação do movimento Brasil Mostra Sua Garra, da Faciap, nasceu na ACIL, com o então presidente Valter Orsi defendendo valores como ética, responsabilidade fiscal e econômica do poder público, transparência como arma contra a corrupção, justiça e o respeito aos cidadãos brasileiros. O movimento vem de encontro com a luta pela ética que já é uma tradição na cidade. Há mais de 15 anos, Londrina se levantou contra a corrupção no histórico Movimento Pé Vermelho Mãos Limpas, ganhador do Prêmio Transparência Internacional em 2001”.

Marco Tadeu Barbosa – presidente da Faciap

 

“A ACIL deve ser vista como uma entidade que nunca se acomodou e tampouco se contentou com a visão de Londrina como cidade do interior fadada a ter um crescimento limitado. Ao conhecermos a história da ACIL percebemos que ela confunde-se com a história de Londrina. Em muitos momentos a entidade foi voz da comunidade londrinense e lutou para atender os clamores da população em diferentes áreas. Vale lembrar que as decisões de construir algumas das mais importantes obras da cidade, como o primeiro prédio da prefeitura, o novo aeroporto e o primeiro grande hospital da cidade, a Santa Casa, foram tomadas após discussões e campanhas lideradas pelos dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Londrina. Não há, portanto, como separar a história da ACIL da trajetória de crescimento de Londrina”.

Mario Takahashi – presidente da Câmara Municipal

 

“A ACIL representa uma classe importante da sociedade de londrinense, que é aquela responsável pela prestação de serviços de excelência. São essas pessoas e empresas que fazem Londrina ser reconhecida nacionalmente. A ACIL tem uma característica ímpar que se destaca entre outras entidades de classe, que é a de discutir e construir Londrina. Uma que destaco, e que contou com o apoio da Igreja, foi o trabalho contra a corrupção”.

Padre Joel Ribeiro Medeiros – coordenador da Ação Evangelizadora da Igreja Católica de Londrina

 

 
“A ACIL tem sido um instrumento agregador. Agregar significa somar, é ter propósitos mais elevados, mais nobres e, até mesmo, mais cristãos. Sozinho fica difícil fazer alguma coisa, mas quando nos juntamos a outros, multiplicamos, não só a capacidade de trabalho, mas também oferecermos oportunidades. Assim é a ACIL, uma verdadeira colmeia, onde todos alimentados pela nobre visão de servir bem a sociedade, assim como as abelhas, cada um faz a sua parte, obtendo como resultado o saboroso mel. A própria natureza nos ensina a importância de darmos as mãos. A ACIL é um testemunho eloquente de que é possível servir e servir bem, quando entendemos o espírito da união e do esforço com os mesmos interesses. Eu diria que a ACIL é uma grande orquestra, instrumentos dos mais diferentes, mas que executados por verdadeiros artistas formam um som, criam uma harmonia”.

Messias Anacleto Rosa – pastor emérito da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Londrina

“A ACIL é a mais representativa entidade da sociedade civil londrinense, tendo um papel fundamental no desenvolvimento econômico e social de Londrina. Num desses capítulos marcantes, em 1942, a ACIL interveio de maneira decisiva para a construção da ponte sobre o rio Tibagi, permitindo o desenvolvimento, não só de Londrina, mas de toda a região”.

Rodrigo Zacarias – presidente do Sinduscon Norte do Paraná

 

“A ACIL foi e segue sendo extremamente importante para o desenvolvimento do setor empresarial e da sociedade de Londrina, se consolidando como uma das mais atuantes entidades do setor produtivo do Brasil. Em 2016, a ACIL fez mais de 15 mil atendimentos no balcão do SPC, o que a coloca entre as principais lideranças nesse quesito no Paraná. Por esse e outros feitos, a ACIL se destacou entre as Sociedades Garantidoras de Crédito e na luta contra os efeitos do Decreto 442/2015 sobre a cobrança antecipada do ICMS em operações interestaduais elaborado pelo governo do Estado”.

Roque Pelizzaro – presidente do SPC Brasil

 

“Confiança e credibilidade se misturam ao longo desses 80 anos da Associação e, certamente, esses dois atributos são visíveis em cada ação da ACIL. Ao longo desses 31 anos de história da Sicredi União PR/SP, eu tenho muitas memórias boas e produtivas quanto à atuação da ACIL em parceira com a Cooperativa. Lembranças que passam desde convênios com instituições locais – que promoveram o reconhecimento da Cooperativa na região, – a captação de novos associados – para que pudéssemos agregar mais pessoas aos ideais cooperativistas”.

Wellington Ferreira – presidente do Sicredi União PR/SP

 

“Vejo a ACIL como a entidade de maior representatividade na nossa cidade hoje, congregando todos os setores do empresariado de Londrina. A ação da ACIL foi determinante na fundação da nossa cooperativa Sicoob, pois foi nesta entidade que nossa semente foi plantada. A semente fecundou gerou todo o desenvolvimento e a sustentabilidade da nossa Cooperativa Sicoob Norte do Paraná”.

Rafael de Giovani Netto – vice-presidente do Sicoob Norte do Paraná


Compartilhe com o universo

Compartilhar O mural da celebração no Facebook Compartilhar O mural da celebração no Twitter Compartilhar O mural da celebração no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *