20/03/2015 00:00:00 Chegada do outono traz boa expectativa para o comércio

Fonte: Jornal de Londrina

O outono começa oficialmente às 19h45 de hoje nos países do Hemisfério Sul. A estação trará variabilidade nas chuvas e nas temperaturas que predominaram durante o verão em Londrina. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, o outono não deve ser tão chuvoso quanto o verão.

No Município, nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, choveu 623 milímetros, um pouco acima da média histórica para o período, que é de 606 mm. Abril costuma ser o mês com maior volume de precipitação do outono, com média histórica de 90 mm. E isto deve se manter.

A estação começará com friozinho. O Simepar aponta que uma massa de ar frio chegará ao Norte do Paraná e derrubará as temperaturas no fim de semana. A temperatura mínima prevista para domingo e segunda-feira é de cerca de 15 graus. À tarde esquenta e os termômetros podem chegar aos 30 graus. Frio mais intenso só na segunda quinzena de maio, com possibilidade de geadas.

Agricultura e comércio

Para o presidente do Sindicato Rural de Londrina (SRL), Narciso Pissanatti, um outono como o do ano passado seria o ideal para os produtores de milho safrinha e trigo. “Chuva e temperaturas amenas vão ajudar muito. O trigo resiste bem às temperaturas mais baixas, menos, é claro, no período de florescimento e enchimento dos grãos. Se não tiver geada, melhor”, diz.

Quanto ao comércio, o diretor da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) Fernando de Moraes afirma que a nova estação traz uma boa expectativa. Depois de um fevereiro e março fracos, os dias mais frios devem estimular as vendas, principalmente nos setores de confecções e de calçados. ”Mas o setor de eletrodomésticos também deve se beneficiar, já que aumenta a procura por produtos de lavanderia, lavadoras e secadoras.”