Notícias

|

Paraná registra pior saldo na criação de empregos para o mês de março

No mês de março foram criadas 10.842 vagas de emprego no Paraná, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego. O número revela uma desaceleração na criação de empregos formais no estado, em relação ao ano de 2008, e é o pior saldo para o mês de março desde 2003. Mesmo assim, o crescimento de 0,50% na criação de empregos em março foi o melhor resultado entre os estados do Sul.

 

De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o nível de emprego formal no Paraná cresceu 0,70% nos primeiros três meses de 2009, com um resultado de 14.928 vagas criadas, pior marca desde 2001. A desaceleração da criação de empregos é registrada desde outubro do ano passado, reflexo da crise financeira mundial.

 

Em relação aos empregos criados em março no Paraná, o interior apresentou aumento de 0,81% e a Região Metropolitana de Curitiba uma variação de 0,06%. Com o resultado de março, o número estimado de trabalhadores com carteira assinada no estado é de aproximadamente 2,156 milhões.

 

Setores

 

Dos 14.928 empregos criados nos três primeiros meses no Paraná, o setor de Serviços foi o que apresentou o maior desempenho: 1,44% de aumento, com a criação de 10.784 novas vagas. Na sequência aparecem o setor de Outros Serviços, com 3.810 empregos, Ensino, 3.178 e Hotéis e Restaurantes com 2.443 vagas. Entre os piores resultados está o setor de Comércio Varejista, com 170 empregos e da Indústria de Transformação, 698.

 

Estados do Sul

 

Entre os três estados do Sul do país, o Paraná foi o que apresentou o maior aumento do nível de emprego no mês de março, com 0,50%. Rio Grande do Sul ficou em segundo, com alta de 0,22% e Santa Catarina teve o menor crescimento com -0,02%.

 

Entre janeiro a março, no entanto, a situação se inverte. Santa Catarina está em primeiro com crescimento de 0,76%, seguido por Paraná, 0,70% e Rio Grande do Sul, 0,39%.

 

Fonte: Gazeta do Povo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Paraná registra pior saldo na criação de empregos para o mês de março no Facebook Compartilhar Paraná registra pior saldo na criação de empregos para o mês de março no Twitter Compartilhar Paraná registra pior saldo na criação de empregos para o mês de março no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *