Parceria entre ACIL e GPTW vai certificar empresas como melhor lugar para trabalhar

Fonte: Assessoria ACIL

Inspirar os colaboradores da sua empresa, criar um ambiente de trabalho agradável e conquistar a admiração das pessoas a sua volta. Qual empresa não sonha com esse conjunto de qualidades?

Nesta quarta-feira, 27, mais de 80 empresas participaram do lançamento da parceria ACIL e Great Place to Work (GPTW), que ocorre pelo segundo ano consecutivo, para aplicar pesquisa de clima organizacional às empresas associadas da Associação Comercial e certificá-las com o selo destaque ACIL GPTW PR ou, em português, Melhores Empresas Para Trabalhar.

Através desta parceria, as empresas associadas à ACIL que participarem e atingirem de acordo com o GPTW, uma nota igual ou superior a 70 na pesquisa que deverá ser realizada com os funcionários, serão certificadas pelo GPTW como um excelente lugar para trabalhar e receberão um selo de certificação que poderá ser utilizado no período de um ano em todo seu plano de comunicação.

As empresas com maiores notas participarão do Ranking ACIL/GPTW e serão certificadas no Encontro Empresarial Lidere, em outubro de 2019.

Já as empresas que tiverem acima de 30* colaboradores, além da certificação, também estarão elegíveis a outros rankings das Melhores Empresas para Trabalhar que são divulgados pelo GPTW. *Neste caso, além da pesquisa com os colaboradores, será necessário também a realização do processo completo do CA (Culture Audit) referente as práticas. É importante observar que o prazo para inscrição de outros rankings é diferente do prazo ACIL.

A classificação é dividida por número de colaboradores, sendo quatro categorias (5 a 29 / 30 a 99 / 100 a 999 / acima de 1.000).

As empresas interessadas em participar do Ranking podem entrar em contato com Elisângela Andrade, na ACIL, pelo telefone (43) 3374-3000 e e-mail eandrade@acil.com.br, ou com Wellington Virgovino, do GPTW, pelos telefones (41) 3027-6333,  (41) 99632-7720 e e-mail wellington.virgovino@greatplacetowork.com.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de agosto no site do GPTW: www.gptw.com.br

Palestras

Com o tema “RH e o Mundo Digital: O Novo Papel do Ser Humano”, o evento contou também com as palestras Tudo Aquilo que só o Humano é Capaz de Fazer, com Adeildo Nascimento, e RH e o Mundo Digital, com Claudia Malschitzky.

Adeildo Nascimento, profissional e executivo de RH, fez os participantes refletirem sobre a diferença entre humanos e máquinas. “O robô pode fazer tudo, mas definir o futuro da sua organização, fazer escolhas, isso só nós podemos fazer, só quem tem coração”, relata. Ele comenta que o futuro aguarda robôs que irão imitar pessoas, e não pessoas para imitar os robôs.

O que é preciso para aprimorar este setor da sua empresa? Claudia Malschitzky, diretora executiva do GPTW, contou um pouco sobre o que é necessário para inovar. Segundo ela, as empresas participantes do Great Place To Work estão focadas em maximizar o potencial humano nos valores, na confiança, no crescimento financeiro, na eficácia da liderança e na inovação. “Para alcançar essas metas é preciso ter práticas que refletem o dia a dia da empresa”, afirma.

Claudia Malschitzky ressalta que os gestores devem estimular a diversidade, aproximar os líderes, derrubar paredes e diminuir os níveis hierárquicos. “Comunicação é o ponto chave, é o que sempre digo. As pessoas não estão nas empresas apenas para cumprir uma tarefa, mas sim para trazer um resultado final. Hoje, é fundamental que as empresas trabalhem o protagonismo ‘eu sou parte da solução’”, alerta.

GPTW ACIL

O GPTW é um instituto que realiza pesquisa, consultoria, capacitação e certificação de empresas em 61 países, e também publica a lista das melhores empresas para trabalhar no estado do Paraná, Brasil e América Latina.

Em 2017, a ACIL foi eleita a quarta melhor empresa para trabalhar no Paraná. O título se refere ao segmento de empresas na faixa de 30 a 99 colaboradores. No ano passado a entidade deu um salto de três posições, levando o primeiro lugar entre as pequenas empresas no ranking Melhores Empresas Para Trabalhar em 2018. “Nossa conquista é reflexo dos princípios da união que norteiam o associativismo e permeiam as relações entre os colaboradores. Buscar esse prêmio melhora a organização e o clima no ambiente de trabalho”, disse o presidente da ACIL, Fernando Moraes, nesta quarta-feira.