Fonte: Assessoria ACIL
Pesquisa realizada pela ACIL entre os lojistas participantes da campanha
Londrina Liquida mostra que mais da metade (52%) teve aumento de vendas. Para
71% dos comerciantes entrevistados, a campanha foi a principal causa do
movimento maior no comércio. E 92% voltariam a participar de promoção similar.
Entre os que registraram aumento de vendas, estas cresceram
em média 21% durante os três dias da campanha. Os que afirmam não ter percebido
aumento nas vendas atribuem o resultado à crise econômica e ao empobrecimento
do consumidor.
O valor do ticket médio ficou próximo a R$ 110,00, mas uma
faixa considerável (36%) gastou entre R$ 50,00 e R$ 100,00.
O parcelamento pelo cartão de crédito foi a preferência do
consumidor, sendo responsável por 68% das vendas, seguido pelo pagamento à
vista com 13% e crediário com 10% e o sábado foi para 51% dos lojistas o melhor
dia de vendas.
Para 45% dos lojistas, as atrações da Liquida Gourmet e
Liquida Cultural ajudaram a atrair consumidores. Ao todo, 41% não souberam
dizer se esses diferenciais resultaram em mais vendas; e apenas 15% disseram
que os food trucks e as apresentações musicais não contribuíram para alavancar
o comércio.
Durante os três dias da campanha Londrina
Liquida, 80% dos lojistas ampliaram o alcance da promoção trabalhando o
composto de comunicação ou no próprio ponto de vendas ou por ações de telemarketing.
A expectativa geral para as vendas a partir de agora é
positiva para 62% dos lojistas; 30% consideram que se manterá nos níveis
atuais, enquanto que 8% estão pessimistas em relação às vendas para os próximos
meses.
“Em termos gerais, a campanha foi muito bem recebida pelos
lojistas e surtiu efeito na elevação das vendas”, diz o consultor econômico da
ACIL, professor Marcos Rambalducci.
“Além de movimentar o Centro, os bairros e os shoppings, a Londrina Liquida
trouxe autoestima para o comércio e para a cidade”, avalia o diretor comercial
da ACIL, Fernando de Moraes. “Novas campanhas e atrações vêm por aí”, adianta.