Notícias

|

Prazo para conclusão do projeto do aeroporto termina em 2019

Fonte: Folha de Londrina

A ampliação da pista do Aeroporto Governador José Richa e a instalação de equipamentos de auxílio à navegação aérea estão no projeto de melhorias da Infraero para o terminal londrinense, mas o início das obras depende da finalização de um projeto de engenharia e da conclusão do processo de desapropriação de imóveis que se estende por mais de 20 anos.

O Plano Diretor aprovado pela Infraero prevê a extensão da pista de pouso e decolagem em 600 metros no sentido da Estrada do Limoeiro e a construção de uma nova pista de taxiamento paralela à pista principal, além do remanejamento ou instalação de instrumentos de auxílio à navegação. Mas a licitação das obras de melhoria só será feita após a conclusão do projeto de engenharia, que começou a ser elaborado neste semestre e tem prazo de conclusão até 31 de dezembro de 2018. 

A empresa responsável foi contratada por R$ 2,8 milhões. "A empresa tem que apresentar tudo para que as obras comecem", destacou o gerente de Gestão Operacional e de Segurança Aeroportuária do aeroporto em Londrina, Wander Silvio Melo Junior. 

O gerente explicou à comissão que está previsto ainda o aumento do terminal de passageiros, que hoje comporta três aeronaves em posição de embarque e, após a reforma, irá abrigar sete aeronaves. A obra inclui melhorias na estação meteorológica, que irá emitir dados mais precisos, e também irá viabilizar a instalação do DVO-R, equipamento que indica a distância da aeronave até o aeroporto e a sua altitude, e do ILS CAT I, que informa o comandante da aeronave a localização do eixo da pista mesmo em condições climáticas desfavoráveis. "Para chegar ao ILS CAT I não é um trabalho da Infraero apenas. É um trabalho também da aeronáutica. O aeroporto deve estar homologado para a operação e a aeronave deve ter todos os sistemas requeridos e a tripulação treinada", destacou Melo Junior. 

Economista da Codel (Instituto de Desenvolvimento de Londrina), Rubens Bento está há 48 anos no órgão e há 21 trabalha nas desapropriações dos imóveis no entorno do aeroporto. São 107 imóveis na lista de desapropriações. Em 2015 foram desapropriadas 38 unidades, em 2016 foram 16 e 2017 deve terminar com um total de 36 desapropriações. "Tem 12 ações judiciais aguardando sentenças e das 107, apenas três discordaram do valor oferecido pelo município. Faltam só quatro casas para demolir, uma oficina de aviões, que só tem sentido de existir no aeroporto, e três chácaras. Esses estão mais complicados", disse Bento. 

"As obras no aeroporto são importantes para a logística de transporte das nossas empresas. A Sandoz (indústria farmacêutica instalada em Cambé), por exemplo, poderia fazer uma central de distribuição via aérea, mas a pista precisa ser ampliada e precisaria ter um representante da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no aeroporto. Todos esses temas fazem com que a logística em torno da cidade fique mais ágil e mais atrativa", frisou o presidente da ACIL, Cláudio Tedeschi. 

"Queremos uma estimativa de valores dessas obras antes de 2019 para que os deputados já possam trabalhar com a União para pleitear recursos", disse o deputado Tiago Amaral.


Compartilhe com o universo

Compartilhar Prazo para conclusão do projeto do aeroporto termina em 2019 no Facebook Compartilhar Prazo para conclusão do projeto do aeroporto termina em 2019 no Twitter Compartilhar Prazo para conclusão do projeto do aeroporto termina em 2019 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *