Prefeitura chama confecções para disputar mais de R$ 13,6 milhões em uniformes escolares com foco nas pequenas empresas regionais

Fonte: Programa Compra Londrina

A Prefeitura de Londrina abriu a compra de 720 mil peças de uniformes escolares avaliados em até R$ 13.607.550,00 para disputa por empresas de confecção e fábricas, principalmente instaladas na Região Norte e Central do Paraná.

Dos 30 lotes de uniformes em disputa, 15 são reservados exclusivamente para participação de Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) regionais, segundo um mapa que integra o edital.

Os uniformes são para uso da rede municipal de ensino em 2022 e 2023, quando mais de 45 mil alunos devem receber kits contendo calça, bermuda, camisetas de manga curta, camisa manga comprida e jaqueta.

O pregão 29/2021 será por videoconferência e está marcado para acontecer dia 25 de fevereiro, às 9h. Todos os documentos das empresas interessadas na disputa devem ser enviados pelo Correios ou entregues na Diretoria de Gestão de Licitações e Contratos (DGLC), na Prefeitura de Londrina, até antes da sessão on-line. Consulte os links ao final do texto, com a íntegra do edital e anexos.

A divulgação da oportunidade de negócios é do Programa Compra Londrina, uma aliança entre Prefeitura, Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), Sebrae e Observatório de Gestão Pública (OGPL), com o objetivo de incentivar pequenas empresas a entrar na disputa de contratos com órgãos públicos.

A compra de metade dos lotes com pequenas empresas locais e regionais é parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP) e Secretaria Municipal de Educação (SME) para incentivar a economia, gerando emprego e renda a partir de contratos públicos.

A lista de municípios inclui, além de Londrina, também Arapongas, Apucarana, Cambé, Ibiporã, Rolândia e Maringá, entre as maiores localidades. Todos os municípios podem ser visualizados no mapa http://www.londrina.pr.gov.br/siglon/regioeslicitacao/, marcando-se o quadro “Região Geográfica Norte e Central Paranaense”.

“É um edital que pode ser atendido por confecções de vários tamanhos e com possibilidade de diversas empresas vencedoras”, diz Marcelo Frazão, coordenador do Programa Compra Londrina. “Qualquer pequena empresa local de confecções interessada na disputa pode nos contatar para vencer dificuldades e sanar dúvidas sobre o pregão”.

Os menores lotes são de 8,5 mil peças – nessa quantidade há bermudas, calças e jaquetas. O maior lote é para a produção de 62.250 camisetas (preço máximo de R$ 1.030.237,50). Os lotes são divididos para entregas por regiões de Londrina e, por isso, as empresas também devem considerar no preço a logística para a chegada dos uniformes às unidades da rede de ensino municipal.

Documentos

Entre todos os documentos exigidos no edital, as participantes também precisam apresentar atestados de capacidade técnica: trata-se de uma declaração fornecida por outras empresas ou órgãos públicos que já compraram objetos semelhantes da pretendente em se tornar fornecedora da Prefeitura de Londrina. O documento funciona como uma espécie de “carta de recomendação” capaz de atestar que a empresa fez serviços em escala semelhante para governos ou iniciativa privada.

Os uniformes devem ser entregues ponto a ponto em escolas municipais, centros de educação infantil (CMEIs) e centros filantrópicos que integram a rede de ensino. São 48 locais na zona norte, 31 na zona oeste, oito no centro, 33 na zona leste e 47 locais na zona sul. Os endereços encontram-se em links dentro do Edital, divididos por região.

Especificações

A Secretaria Municipal de Educação (SME) fez um detalhamento minucioso das especificações dos uniformes. As empresas devem atentar-se à gramatura dos tecidos, bem como cores exatas dos materiais, formato de estampas, bordados e acabamentos.

As empresas vencedoras terão 15 dias úteis para apresentar amostras das peças para aprovação e também um laudo técnico atestando composição dos tecidos, gramatura e existência de anti-pilling (para evitar a formação de “bolinhas” conforme o uso e desgaste normal).

Suporte para disputar

O Programa Compra Londrina está disponível para atender empresas que querem entrar na disputa mas nunca participaram de licitações – ou tenham dúvidas sobre o pregão. Até um dia antes da compra, pequenos negócios podem acionar os números 43 9.9150-1110 e 43 9.9141-1750, via whatsapp, para obterem suporte em qualquer situação relacionada ao pregão.

O telefone da Sala do Programa também está disponível em 3372-4605 (12h às 18h).

Links úteis:

Endereço da página de licitações, completa: bit.ly/pg29paginageraluniformes

Endereço para o edital: bit.ly/pg29editaluniformes

Lista de itens, valores e quantidades: bit.ly/pg29itensuniformes

Termo de Referência, com todas as especificações dos uniformes: bit.ly/pg29TRuniformes