Notícias

|

Produção industrial brasileira cresceu 0,7% em março, diz IBGE

RIO – Os resultados da produção industrial apresentados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram uma recuperação na margem em março, baseada principalmente na retomada das vendas de veículos automotores e no desempenho de setores voltados para o mercado interno.

 

A produção industrial brasileira cresceu 0,7% de fevereiro para março, a terceira alta consecutiva. O avanço foi impulsionado pelo setor automotivo, cuja produção subiu 7% no período e já acumula crescimento de 56,5% em relação a dezembro.

 

Entretanto, o indicador recuou 10% em relação ao mesmo mês de 2008 e a perda acumulada nos dois últimos trimestres chega a 16,7%, a mais elevada desde o segundo trimestre de 1990 (-19,8%). No acumulado dos últimos doze meses, a queda é de 1,9%, trajetória negativa desde setembro do ano passado.

 

– Há uma recuperação em curso. Uma recuperação suave, mas é uma reação – frisa o coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales.

 

A única das três categorias de uso que apresentou queda na comparação de março com fevereiro foi bens de capital, (produção de máquinas e equipamentos) que recuou 6,3%, na segunda queda seguida. O coordenador do IBGE lembra que a indefinição do cenário econômico devido à crise internacional causa uma retração nas compras de máquinas e equipamentos.

 

– Os bens de capital foram os últimos a sentir os efeitos da crise e agora demoram mais a recuperar – observa Sales.

 

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, os bens de capital, que funcionam como indicador dos investimentos das empresas em geral, caíram 23% e no ano, o recuo já chega a 20%.

 

Na comparação com fevereiro, os bens de consumo ostentaram as taxas mais elevadas: consumo duráveis (1,7%) e consumo semi e não duráveis (0,7%). O setor de bens intermediários (0,3%) manteve-se em patamar próximo ao do mês anterior.

 

Perda no primeiro trimestre foi forte

 

No primeiro trimestre de 2009, a produção industrial brasileira teve recuo de 14,7% frente a igual período do ano anterior. Em relação aos três meses imediatamente anteriores, a taxa ficou negativa em 7,9%.

 

Olhando para a série ajustada, 11 das 27 atividades industriais analisadas verificaram crescimento na passagem de fevereiro para março. Além do setor automotivo, merecem menção o segmento farmacêutico, com acréscimo de 9%, outros produtos químicos (3,5%), equipamentos de instrumentação médico-hospitalar e óticos (20,8%) e indústrias extrativas (2,4%).

 

No sentido contrário, registraram queda na atividade fabril no mês de março outros equipamentos de transporte (-15,2%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-15,3%), máquinas e equipamentos (-3,3%) e material eletrônico e equipamentos de comunicações (-5,5%).

 

Fonte: O Globo


Compartilhe com o universo

Compartilhar Produção industrial brasileira cresceu 0,7% em março, diz IBGE no Facebook Compartilhar Produção industrial brasileira cresceu 0,7% em março, diz IBGE no Twitter Compartilhar Produção industrial brasileira cresceu 0,7% em março, diz IBGE no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *