Notícias

|

Qual é o seu foco?

Pode parecer clichê, mas pensar positivo é a chave do sucesso em qualquer área da vida. Seus resultados estão intimamente ligados ao padrão mental que você desenvolve ao longo da vida.

O escritor T. Harv Eker, autor do livro Os Segredos da Mente Milionária, publicou a seguinte fórmula: P > S > A = R. Pensamentos conduzem a sentimentos. Sentimentos conduzem a ações. Ações conduzem a resultados. Por exemplo, se você se conecta com pensamentos em relação à péssima situação política e econômica do país, que as empresas estão fechando as portas, que o desemprego está cada vez mais crescente, isto naturalmente vai lhe remeter a sentimentos de fracasso e de desânimo. Certamente você vai ficar paralisado, com medo e não irá direcionar suas ações para melhorar o seu negócio, inovar seus produtos ou serviços, e muito menos investir em ideias novas. E sem ações, é bem provável que não ocorrerá resultados positivos ou significativos em seu negócio. Para ter resultados positivos o primeiro passo é ter uma atitude mental positiva.

Pensar negativamente não é um defeito. Segundo um artigo publicado no site americano Mind Body Green, as pessoas têm de 50 a 70 mil pensamentos inconscientes por dia. Deste total, cerca de 80% são negativos. Isto mostra que há uma tendência natural do cérebro humano em registrar e armazenar com mais facilidade as experiências negativas. A esta altura você pode estar se perguntando: então devemos ignorar a realidade dos fatos e acreditar que tudo vai ficar bem? Ou mesmo fingir que algo ruim não vai nos afetar e continuar proferindo afirmações positivas? Não se trata de enganar a si mesmo e ignorar eventos negativos, mas de capacitar-se e estruturar a mente para se fortalecer diante de quaisquer circunstâncias.

A boa notícia é que este padrão mental pode ser aprendido e reajustado com algumas atitudes pontuais, mudança de hábitos e filtrando as informações que conscientemente nos permitimos registrar. Aqui vão algumas dicas para fortalecer e estruturar um padrão mental positivo:

1) Evite pessoas negativas. Elas nos influenciam negativamente, roubando a nossa energia, contaminando o ambiente e ampliando o problema. Não as queira mal, mas também não alimente os sentimentos negativos exalados por ela.

2) Gratidão. Ser grato é uma das formas mais simples e poderosas para ser mais positivo e mudar o cenário de qualquer situação. Faça uma lista e escreva coisas pelas quais você se sente agradecido. A sua perspectiva muda instantaneamente, melhora os relacionamentos e o sentimento de felicidade aumenta.

3) Auto responsabilidade. Sempre que algo não der certo, verifique o que você poderia ter feito de diferente ao invés de encontrar culpados ou ficar se justificando. Traga para si a responsabilidade pelos seus resultados.

4) Vítima x protagonista. Ser vítima ou protagonista da sua história é uma escolha. Ser vítima da situação nos proporciona ganhos secundários (muitas vezes inconscientes), porém não traz crescimento. Assumir um papel de protagonista requer coragem e a decisão de sair da zona de conforto.

5) Declarações positivas. O primeiro pensamento (aquele que vem do inconsciente) não podemos controlar. Quando surgir na mente um pensamento negativo, questione esta negatividade. Embora o seu discurso interno pareça ter uma lógica, ele pode ser modificado com declarações positivas, provocando uma mudança no seu estado interno, trazendo mais autoconfiança e positividade.

Ter um padrão mental positivo é uma escolha e requer prática. Você está pronto para começar?

 

Katia Ekuni Sakamoto
Coach e Master Practitioner em PNL


Compartilhe com o universo

Compartilhar Qual é o seu foco? no Facebook Compartilhar Qual é o seu foco? no Twitter Compartilhar Qual é o seu foco? no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *