Quatro formas para se conectar melhor com sua equipe

Para ser um bom líder é preciso ter uma conexão de qualidade com sua equipe. Um relacionamento agradável entre o líder e seus funcionários garante resultados melhores

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Quatro formas para se conectar melhor com sua equipe no Linkedin Compartilhar Quatro formas para se conectar melhor com sua equipe no Twitter Compartilhar Quatro formas para se conectar melhor com sua equipe no Facebook

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Para liderar bem, é preciso ter uma boa conexão com sua equipe. Pelo menos é isso que a especialista em empreendedorismo e negócios Anne Sugar afirma. Ao site "Inc.", ela deu dicas de como um bom líder pode melhorar seu relacionamento com seu time.

1. Agende um tempo para a sua equipe
A maioria dos líderes quer se conectar com seus colaboradores, mas acaba deixando essa tarefa apenas para quando sobra algum tempo livre. É importante que o chefe reserve ativamente um espaço em seus horários para dedicar atenção à equipe. Nessa hora, ande pelos corredores, bata nas portas e pergunte como as pessoas estão, sugere Anne. Outra dica é deixar as portas de seu escritório abertas e marcar no calendário as datas de aniversário dos funcionários. Dessa forma, você sempre se lembrará de entrar em contato com o time.

2. Seja você mesmo
Alguns chefes acabam se escondendo por trás de uma máscara de seriedade e autoridade que pode prejudicar mais do que ajudar seu contato com a equipe. Em vez de adotar um papel engessado de líder, Sugar indica deixar suas características próprias transparecerem no cotidiano. Sorrir mais, comparecer a eventos fora do escritório e falar sobre assuntos diversos permite que os colaboradores sintam-se à vontade para compartilhar seus problemas e suas dúvidas.

3. Utilize a tecnologia
Depois de construir conexões interpessoais fortes o bastante com os colaboradores, os empreendedoress podem aproveitar ferramentas digitais para mantê-las. Anne aconselha, por exemplo, manter conversas pela web com os funcionários. Isso pode ser muito útil principalmente quando a equipe está espalhada por diferentes locais.

4. Use o aprendizado como forma de conexão
A especialista conta que uma das principais motivações dos colaboradores é o crescimento profissional. O líder pode se aproveitar disso e criar relacionamentos a partir do oferecimento de feedbacks e conversas. Dar espaço para novos debates e reservar um tempo para avaliações individuais, segundo ela, pode melhorar muito a interação do líder com sua equipe.

Leia também