20/07/2018 08:19:39 Ranking destaca qualidade da UEL na América Latina

Fonte: Paiquerê AM

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) está entre as 48 melhores universidades da América Latina. A instituição se consolida na quinta posição entre as estaduais de ensino superior do Brasil, segundo o The Times Higher Education Latin America University Ranking, divulgado nesta quarta-feira (18). Em comparação com 2017, o ranking apontou que a UEL melhorou sua classificação, passando do intervalo de 51-60, no ano passado, para o 48º lugar este ano.

Entre as instituições paranaenses, o Times Higher Education considerou a UEL entre as três melhores, juntamente com a Universidade Federal do Paraná (UTFPR) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC), permanecendo como a primeira pública estadual do Paraná. Entre as universidades brasileiras, a UEL avançou uma posição, ficando em 23º. Segundo o instituto idealizador da pesquisa, a tabela de 2018 foi expandida para incluir 129 universidades em dez países – de 82 instituições em oito países no ano passado. Inclui 49 inscritos pela primeira vez. O Brasil domina a lista, conquistando um terço de todos os lugares e seis dos dez primeiros colocados. Tem 43 universidades representadas, acima das 32 do ano passado. A Unicamp ocupa o primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, enquanto USP ficou com o segundo lugar.

Para elaborar a classificação, o Times Higher Education considerou 13 indicadores, entre eles o ensino, o impacto das pesquisas nas várias áreas do conhecimento, citações, quantidade de doutores, renda institucional, produtividade e renda da pesquisa e perspectiva internacional.