Notícias

|

G20 vê retomada do crescimento até fim de 2010

LONDRES (Reuters) – Líderes do G20 esperam que o apoio aos bancos e mais gastos e dinheiro para o FMI vão tirar a economia mundial da recessão até o fim de 2010, segundo o esboço de um comunicado da cúpula do G20 obtido pelo Financial Times e divulgado neste domingo no site do jornal.

 

Medidas de estímulo já tomadas vão aumentar a produtividade global em mais de 2 pontos percentuais e criar mais de 20 milhões de empregos no mundo, segundo o Financial Times, reproduzindo informações do documento.

 

Líderes das 20 maiores economias do mundo se encontram em Londres, na quinta-feira, para discutir regulamentação, auxílio ao comércio internacional e gastos extras para tentar acabar com a pior recessão desde 1930.

 

O rascunho aparentemente não contem números específicos sobre medidas governamentais para estimular a demanda, uma área de divergências cruciais entre os Estados Unidos e alguns países europeus.

 

Os Estados Unidos pressionam por maiores esforços de outros países, mas a Europa diz já ter feito o suficiente por enquanto.

 

Representantes do governo britânico se recusaram a comentar a reportagem. O porta-voz do primeiro-ministro Gordon Brown descartou um rascunho publicado por uma revista alemã, considerando-o desatualizado.

 

O esboço com 24 tópicos obtido pelo Financial Times determina ações a serem tomadas em relação a fundos de investimento, pagamento de banqueiros, paraísos fiscais, câmbio e reservas de capital bancário.

 

“Nós estamos decididos a restaurar o crescimento agora, resistir ao protecionismo, e reformar nossos mercados e instituições para o futuro”, diz o rascunho, segundo o FT. “Nós estamos decididos a assegurar que a crise não se repita.”

 

Pagamentos e bônus a executivos devem premiar desempenho, crescimento sustentável e evitar risco excessivo, segundo o documento.

 

Fundos de investimentos vão ser monitorados por um fortalecido Fórum de Estabilidade Financeira, expandido para incluir todos os países do G20 e renomeado Comissão de Estabilidade Financeira.

 

Paraísos fiscais vão ser mencionados em um documento à parte a ser publicado durante a cúpula e estarão sujeitos a sanções não especificadas, diz o rascunho. Será requisitado ao FMI a apresentação de propostas para o uso da renda de vendas em ouro para apoiar países pobres.

 

Fonte: O Globo


Compartilhe com o universo

Compartilhar G20 vê retomada do crescimento até fim de 2010 no Facebook Compartilhar G20 vê retomada do crescimento até fim de 2010 no Twitter Compartilhar G20 vê retomada do crescimento até fim de 2010 no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *