Fonte: Susan Naime – Revista Mercado em Foco
Quanto
vale a sua satisfação? Um bom atendimento, a consulta aos maiores
bancos de dados da América Latina ou a capacitação profissional da
sua empresa? A ACIL reúne todas essas soluções em dois endereços.
São 78 anos de história e engajamento por ideias e ações que
possam trazer avanço para a economia e para a sociedade londrinense.
Atenta à
evolução do conhecimento, competitividade e mercado, a Associação
Comercial caminhou para se tornar uma moderna organização
empresarial, focada no atendimento das necessidades de seus
associados, empresas e todo cidadão de bem.
Para se ter
ideia, através do telefone (43) 3374-3000, a entidade recebe mais de
100 mil ligações todos os anos de pessoas que desejam buscar
informações, tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos e
serviços oferecidos. As portas também estão sempre abertas para
aqueles que preferem o atendimento pessoal e personalizado.
Propositalmente, a ACIL está localizada no coração de Londrina, na
Rua Minas Gerais, 297, 1º andar, e também mantém um escritório na
Avenida Saul Elkind, 1820. Isso mostra o porquê mais de 30 mil
pessoas passaram pela instituição ao longo de 2014.
Praticidade
e agilidade também fazem parte do dia a dia da ACIL. É por isso que
a entidade dispõe de uma série de ferramentas de comunicação com
o objetivo de manter toda a sociedade muito bem informada sobre
assuntos que são relevantes ao seu segmento. Basta estar conectado
na web e acessar o portal www.acil.com.br
ou a página ACIL Londrina no Facebook, Twitter e Linkedin. Para os
associados da entidade, a informação chega ainda mais rápida
através do e-mail marketing.
Mas os benefícios
não param por aí. A ACIL possui parceria com diversas empresas e
prestadoras de serviços de Londrina – e quem desfruta dessa
vantagem é o associado e seus colaboradores. São descontos
especiais em escolas, faculdades, escolas de idiomas, planos de
assistência em saúde entre outros segmentos. Sem falar nos serviços
de apoio à tomada de decisões, que são gratuitos aos associados
ACIL. É o caso da Assessoria Jurídica e Assessoria em Comércio
Exterior.
Quer saber o que
mais a ACIL pode oferecer a você e sua empresa? Conheça a seguir os
principais produtos e serviços que garantirão segurança, agilidade
e competitividade no mercado.
SPC
Manter a
adimplência dos clientes e garantir a saúde financeira da empresa
são fatores que toda companhia vislumbra para alcançar o sucesso.
Simples e prático, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da
ACIL é uma ferramenta eficiente para obter informações
estratégicas e seguras durante transações de venda à vista ou a
prazo. A parceria do serviço com a Serasa e SPC Brasil amplia a
cobertura para o território Nacional.
Através do SPC é
possível consultar informações sobre Pessoa Jurídica, Pessoa
Física, cheques e veículos. “O SPC cria uma estrutura sólida
para que empresários possam vender com segurança”, explica a
gerente comercial da ACIL, Claudia Pechin.
No atual cenário
econômico, a venda à vista depende de um bom preço ou uma
excelente promoção. O consumidor está culturalmente habituado a
comprar a prazo. “O crediário, por exemplo, sempre será um
atrativo para o comerciante, mesmo com a utilização dos cartões de
crédito. Por isso a importância dos Serviços de Proteção ao
Crédito”, enfatiza a gerente.
A ACIL também
conta com uma ferramenta de auxílio na recuperação da
inadimplência, a negativação no SPC. Através da inclusão do
devedor no cadastro nacional, ele ficará impossibilitado de ter
acesso ao crédito. “Também funciona como um sistema de cobrança.
O inadimplente receberá uma carta de cobrança com o prazo de 10
dias para fazer contato e regularizar a dívida. Se isso não
ocorrer, a informação será disponibilizada para visualização”,
explica Cláudia Pechin.
Nota Fiscal
Eletrônica
Foi-se o tempo em
que a Nota Fiscal era feita na mão, depois passou a ser impressa
pelo computador e, finalmente, tornou-se eletrônica, garantindo
agilidade, economia de custo e confiabilidade. Os associados da ACIL
podem contar com um emissor de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e
Conhecimento de Transporte Eletrônico, e cumprir a determinação de
emitir o documento por meio virtual. Qualquer computador que tenha
acesso à internet poderá utilizar o sistema.
Mas, afinal,
quais vantagens de utilizar esse serviço? Muitas! Para começar, a
eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de
mercadorias, a redução de custos de armazenagem de documentos
fiscais e a redução de erros de escrituração devido à eliminação
de erros de digitação nas notas fiscais.
Com a opção da
emissão da NF-e, todas as partes envolvidas garantem benefícios
relativos ao seu uso, pessoas jurídicas, agentes contábeis, os
órgãos do governo e a sociedade como um todo. “Não existe uma
mensalidade para este serviço. O associado da ACIL pagará apenas
pela NF-e emitida. Outra vantagem diz respeito às atualizações do
sistema, que são gratuitas e não precisam de instalações. Sem
falar na praticidade, mobilidade e autonomia. Tudo isso é exclusivo
para o associado ACIL”, pontua o executivo comercial da ACIL,
Sandro Moda.
Fácil
Imobiliário
O
aquecimento do mercado imobiliário, impulsionado pela facilidade na
disponibilização de linhas de crédito, é uma realidade em
Londrina. No entanto, antes do fechamento do contrato, seja para quem
compra ou vende, é essencial a busca de documentos para a
confirmação de informações no intuito de garantir mais segurança
à transação. Dependendo dos meios recorridos, essa busca pode se
tornar burocrática e adiar, senão até interromper todo o processo.
Na ACIL, o Fácil
Imobiliário informa em apenas um documento sobre consultas de SPC,
cheques devolvidos em nome da pessoa ou empresa, protestos, ações
judiciais, entre outras pendências financeiras. O serviço vai
intermediar a comunicação entre a imobiliária e o locatário, e
facilitar o processo de locação ou compra, já que toda a
documentação exigida pelas imobiliárias é retirada em um só
local. “A certidão emitida traz benefícios para os dois lados
porque simplifica todo o processo e garante segurança”, explica
Sandro Moda.
As empresas do
setor podem orientar os clientes a se dirigirem até a ACIL. “A
pessoa que procurar a associação, antes de ir até a imobiliária,
já saberá se está apta ou não a adquirir aquele imóvel. Isso
evitará desgastes e constrangimento, caso exista alguma restrição”,
pontua.
Para obter mais
informações sobre o Fácil Imobiliário basta entrar e contato com
a ACIL pelo telefone (43) 3374-3000.
Centro de
Capacitação
Investir alto na
capacitação e profissionalização de funcionários e colaboradores
não é uma missão tão viável para todas as empresas. Através do
Centro de Capacitação Empresarial e de Pessoas, a ACIL oferta todos
os meses cursos de atualização e capacitação, treinamentos in
company personalizados, workshops e palestras. Todos os temas são
atualizados de acordo com o mercado e ministrados por facilitadores
renomados de Londrina. São cerca de 1.100 pessoas capacitadas
profissionalmente todos os anos na ACIL.
A analista de
produtos e serviços da entidade, Mariana Reche, explica que para a
escolha dos cursos oferecidos, são analisados alguns fatores com o
objetivo de garantir variedade na temática e atendimento segmentado
ao público que busca profissionalização. “São avaliadas datas
sazonais para ofertas de cursos personalizados e os questionários de
participantes de treinamentos. Também é feito um levantamento com
os facilitadores de treinamentos e palestras sobre as novas
tendências para ofertar novidades.”
Alguns temas são
oferecidos sistematicamente por sua grande procura. Por exemplo,
vendas com foco no cliente. “É uma necessidade do mercado. A
maioria dos nossos associados é do varejo e trabalha com a venda
direta”, justifica Mariana Reche.
Os associados da
ACIL pagam um valor diferenciado para participar dos treinamentos
oferecidos pelo Centro de Capacitação. Mais informações pelo
telefone (43) 3374-3082.
Estrutura
A ACIL possui
estrutura planejada para a realização de eventos, convenções,
reuniões e treinamentos com o objetivo de atender as necessidades
dos empresários e seus colaboradores, contando com um complexo de
espaços de eventos com capacidade total de 280 pessoas.
O auditório
David Dequêch tem capacidade para acomodar 140 pessoas em poltronas
fixas com ambiente climatizado, microfones sem fio, tela translúcida
para reprodução de imagens, flipchart, 2 monitores de 22”, além
de projetor multimídia disponível para locação. A locação do
auditório David Dequêch dá direito ao uso dos ambientes do saguão
anexo.
O auditório João
Alfredo Menezes possui ambiente climatizado e capacidade para 60
pessoas com infraestrutura de palco, microfone, tela para reprodução
de imagens, flipchart, projetor multimídia (locação à parte) e
espaço para coffee break.
A ACIL ainda
dispõe de duas salas que são ideais para a realização de
treinamentos. A primeira tem capacidade para 20 pessoas (cadeiras
móveis), projetor multimídia (locação à parte), tela para
reprodução de imagens, flipchart e espaço para coffee break. A
segunda sala comporta 30 pessoas em cadeiras móveis, possui
ar-condicionado, projetor multimídia (locação à parte),
flipchart, e espaço para coffee break.
Informações e
orçamentos podem ser solicitados pelo telefone (43) 3374-3082.
Cidade na
Vitrine
Qual empresário
não gostaria de facilitar a vida de seus clientes, ampliando a
divulgação de sua marca e produtos e, como recompensa, ganhar a
fidelização do público consumidor? Do outro lado, não é difícil
encontrar pessoas que sonham ter em um único espaço uma diversidade
de mercadorias, com todas as suas especificações, inclusive o
preço.
O Cidade na
Vitrine é um portal na web e aplicativo para celular smartphone e
tablet, lançado pela ACIL para facilitar a vida dos associados da
entidade e a de seus clientes. Através dessa tecnologia, os
associados da ACIL podem divulgar gratuitamente produtos, serviços,
lojas, pesquisa de empresas associadas e promoções. “O projeto
está em constante inovação para que seja possível divulgar de
maneira completa as informações de nossos associados, além de
atender com maior eficácia as necessidades do consumidor, que hoje
busca informação rápida, prática e a qualquer momento”, explica
o superintendente da ACIL, Diego Menão.
Mais de 10 mil
produtos já estão disponíveis no Cidade na Vitrine. Também é
possível sincronizar o GPS para levar o consumidor até o endereço
da loja física. E para os empresários que desejam obter mais um
canal de comunicação com seus clientes, a ferramenta ainda
disponibiliza esse mecanismo. “Estamos falando de uma ferramenta
que reúne as principais informações do setor empresarial da
cidade. Acreditamos que a internet é um canal crescente na busca
pela informação e na busca pela relação de compra e venda. Sem
dizer que é um produto gratuito, fruto da união dos próprios
empresários”, enfatiza Menão.
Para
inserir a empresa no Cidade na Vitrine, basta o associado entrar em
contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3003. A entidade fornecerá
todas as instruções necessárias para o processo e já prepara
oficinas gratuitas sobre gestão da loja virtual. O endereço na web
é www.cidadenavitrine.com.br.
Programa
Compra Londrina
Nas diferentes
áreas de trabalho o mercado exige qualificação técnica, foco nos
resultados e espírito empreendedor. E quando se trata de união,
cooperativismo, confiança e oportunidade, a ACIL é especialista no
assunto. A entidade oferece gratuitamente aos seus associados a
possibilidade de apresentar a sua marca à sociedade, oportunizando
estratégias de mercado e o aquecimento dos negócios.
É o caso do
programa Compra Londrina, uma parceria entre ACIL, Sebrae,
Observatório de Gestão Pública de Londrina, Codel, Fiep,
Prefeitura de Londrina, Sincolon, Sescap LDR, Sincoval e Sinduscon. O
programa oferece grandes oportunidades para o empresário local
fomentar o seu produto, além de alavancar a competitividade das
empresas por meio da participação em licitações, pregões
eletrônicos e outras modalidades de compras públicas definidas por
lei.
O Bureau de
Informações é um importante instrumento nesse mecanismo. Sediado
na ACIL, o escritório coloca em contato os fornecedores e os
compradores do poder público. “Além do crescimento econômico, as
empresas que participam do Compra Londrina são apresentadas a este
mercado, podendo tornar-se referência em seu setor”, avalia a
analista de negócios da ACIL, Valéria Sitta.
Outra
ferramenta é o site Compra Londrina, que reúne informações sobre
o setor. Basta acessar o endereço eletrônico
www.compralondrina.com.br.
Programa Bom
Negócio
Para fazer jus ao
nome, o programa Bom Negócio tem a missão de capacitar micro e
pequenos empresários e empreendedores nas áreas Comercial,
Financeira, Negócios, Pessoas e Estratégica, e propiciar vida longa
às empresas, com a possibilidade de taxas subsidiadas em
microcrédito. A Fomento Paraná libera empréstimos com juros de
0,67% ao mês e carência de três meses para o início do pagamento.
O recurso pode ser usado para investimento fixo (obras, móveis,
utensílios, instalações, aquisição de máquinas e equipamentos),
capital de giro ou investimento misto. “É a oportunidade perfeita
para os empreendedores que buscam aprendizado e crescimento”,
garante Valéria Sitta.
Programa
Empreender
A capacitação
direcionada também é um dos gargalos dos empresários que buscam
inovação, mas acabam tropeçando em pequenas falhas que muitas
vezes são enxergadas por seus concorrentes. O programa Empreender
propõe unir empresários de um mesmo setor, tornando parceiros os
que antes se viam como concorrentes e buscando soluções para
problemas comuns. “É uma contribuição para a melhora da
organização de cada ramo profissional. Com o Empreender, o
associado da ACIL recebe todo o apoio profissional necessário para
encontrar caminhos e formas de desenvolver estrategicamente sua
empresa e seu setor, sanar duvidas e solucionar os problemas. Tudo
isso tendo como base ferramentas mercadológicas e econômicas”,
aponta Valéria.
Para que seja
possível organizar cada segmento, a ACIL divide os grupos em núcleos
setoriais. Afinal, nada melhor que o próprio empresário para falar
sobre o ramo em que atua e apresentar as suas dificuldades. Os
componentes do novo núcleo participam de reuniões, acompanhados por
um consultor mediador. Após identificar os problemas no segmento, é
feito um planejamento estratégico para estruturar o negócio. O
objetivo é buscar caminhos que levem ao desenvolvimento e
crescimento. Atualmente, a ACIL trabalha com os núcleos setoriais
Assessores de Eventos, Óticas, Consultores Empresariais,
Revendedores de Gás e Conselho do Jovem Empresário de Londrina.
Para mais informações sobre os programas de negócios da ACIL,
basta entrar em contato através do telefone (43) 3374-3010.
Certificação
Digital
A autenticidade
de um documento é assegurada por meio do uso de assinaturas ou
rubricas. No caso do mundo digital, são as assinaturas digitais que
garantem a integridade de seu conteúdo. Esse sistema de segurança é
possível graças à Certificação Digital – um documento
eletrônico com informações pessoais que comprovam a identidade
física ou jurídica de forma digital. Por meio da internet, as
pessoas ou empresas podem se identificar e assinar digitalmente
transações online que aceitem esse sistema. Em resumo, o documento
equivale a uma assinatura com papel e caneta.
Credenciada junto
à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná
(FACIAP), a ACIL é autorizada a emitir os certificados,
proporcionando um leque de vantagens aos seus associados. “Por
exemplo, o preço diferenciado e o impacto direto sobre o custo do
certificado digital, que chega a ter descontos de até 20% sobre os
produtos”, ressalta o consultor comercial da ACIL Wagner Henrique
de Souza. Outro diferencial está na equipe altamente qualificada
para realizar o serviço. “Temos todo o suporte técnico para tirar
dúvidas sobre os tipos de certificados, suas aplicações, uso,
documentos necessários para emissão e instalação dos softwares e
drives para utilização”, completa Wagner. Para quem está sempre
de olho no relógio, a ACIL garante pontualidade e flexibilidade nos
horários de atendimento.
Para fazer a
emissão do Certificado Digital, basta entrar em contato com um dos
consultores da ACIL pelo telefone 3374-3007 ou 3374-3023. “Através
desse primeiro contato o consultor identifica as necessidades do
cliente. Isso faz com que não haja duvidas sobre o certificado a ser
adquirido, evitando a escolha equivocada do produto”, explica
Wagner.
Linhas
de Crédito
Ao
perceber a necessidade dos empresários em relação a linhas de
créditos compatíveis e acessíveis aos seus negócios, a ACIL
disponibiliza este acesso através das instituições financeiras
Fomento Paraná e BRDE. São taxas diferenciadas, com o objetivo
apoiar o crescimento e fortalecimento dos negócios, que movimentam a
economia. Os valores variam de 0,55 a 1,13% ao mês. Os recursos
podem ser usados para investimento fixo (obras, móveis, utensílios,
instalações, aquisição de máquinas e equipamentos), capital de
giro ou investimento misto.
GarantiNorte
PR – Sociedade Garantidora de Crédito
Muitas vezes as
dificuldades burocráticas dificultam que micro e pequenas empresas
tenham acesso ao crédito para investir no sucesso de seus negócios.
Um dos entraves pode ser, por exemplo, a insuficiência de bens como
garantia às instituições financeiras. Contudo, desde 2013, através
de uma parceria entre a ACIL e outras entidades, o empreendedor
ganhou uma nova aliada para seus planos de progresso: a GarantiNorte
PR – Sociedade Garantidora de Crédito do Norte do Paraná. A SGC
funciona como uma espécie de assessoria técnica. Facilita o acesso
ao crédito através de cartas de concessão, orienta o empresário
sobre as melhores opções de trâmite e como fazê-lo; identifica
taxas de juros e prazos acessíveis no mercado financeiro.
Para
negociar as melhores propostas financeiras, Garantinorte mantém
convênio com os bancos BRDE e a Fomento Paraná, e com o Sicoob. A
Fomento Paraná aplica taxa de apenas 8% ao ano em até
60 meses. Já o Sicoob, para os associados da SGC, possui taxa de
1,40% + CDI para capital de giro (em até 48 meses), e 1,10% + CDI
para investimento puro, em até 48 meses. As cartas de fiança são
de até 128 mil reais, com garantias de 90 mil reais.
“O
trabalho da Garantinorte é contribuir para alavancar o
desenvolvimento de Londrina e região. É um voto de confiança no
talento dos nossos pequenos empresários. Mais de 60% das pequenas
empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de atividade por
falta de recursos e dificuldade de acesso ao crédito. A SGC vai
auxiliar esses empreendedores através do crédito orientado e
seguro. Venha até a ACIL e saiba o que a SGC pode fazer pelo seu
negócio”, convida o presidente da ACIL, Valter Orsi, que também
está à frente da SGC GarantiNorte.