11/05/2015 00:00:00 Você sabe o que a ACIL faz por você?

Fonte: Susan Naime - Revista Mercado em Foco

Quanto vale a sua satisfação? Um bom atendimento, a consulta aos maiores bancos de dados da América Latina ou a capacitação profissional da sua empresa? A ACIL reúne todas essas soluções em dois endereços. São 78 anos de história e engajamento por ideias e ações que possam trazer avanço para a economia e para a sociedade londrinense.

Atenta à evolução do conhecimento, competitividade e mercado, a Associação Comercial caminhou para se tornar uma moderna organização empresarial, focada no atendimento das necessidades de seus associados, empresas e todo cidadão de bem.

Para se ter ideia, através do telefone (43) 3374-3000, a entidade recebe mais de 100 mil ligações todos os anos de pessoas que desejam buscar informações, tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos e serviços oferecidos. As portas também estão sempre abertas para aqueles que preferem o atendimento pessoal e personalizado. Propositalmente, a ACIL está localizada no coração de Londrina, na Rua Minas Gerais, 297, 1º andar, e também mantém um escritório na Avenida Saul Elkind, 1820. Isso mostra o porquê mais de 30 mil pessoas passaram pela instituição ao longo de 2014.

Praticidade e agilidade também fazem parte do dia a dia da ACIL. É por isso que a entidade dispõe de uma série de ferramentas de comunicação com o objetivo de manter toda a sociedade muito bem informada sobre assuntos que são relevantes ao seu segmento. Basta estar conectado na web e acessar o portal www.acil.com.br ou a página ACIL Londrina no Facebook, Twitter e Linkedin. Para os associados da entidade, a informação chega ainda mais rápida através do e-mail marketing.

Mas os benefícios não param por aí. A ACIL possui parceria com diversas empresas e prestadoras de serviços de Londrina – e quem desfruta dessa vantagem é o associado e seus colaboradores. São descontos especiais em escolas, faculdades, escolas de idiomas, planos de assistência em saúde entre outros segmentos. Sem falar nos serviços de apoio à tomada de decisões, que são gratuitos aos associados ACIL. É o caso da Assessoria Jurídica e Assessoria em Comércio Exterior.

Quer saber o que mais a ACIL pode oferecer a você e sua empresa? Conheça a seguir os principais produtos e serviços que garantirão segurança, agilidade e competitividade no mercado.


SPC

Manter a adimplência dos clientes e garantir a saúde financeira da empresa são fatores que toda companhia vislumbra para alcançar o sucesso. Simples e prático, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da ACIL é uma ferramenta eficiente para obter informações estratégicas e seguras durante transações de venda à vista ou a prazo. A parceria do serviço com a Serasa e SPC Brasil amplia a cobertura para o território Nacional.

Através do SPC é possível consultar informações sobre Pessoa Jurídica, Pessoa Física, cheques e veículos. “O SPC cria uma estrutura sólida para que empresários possam vender com segurança”, explica a gerente comercial da ACIL, Claudia Pechin.

No atual cenário econômico, a venda à vista depende de um bom preço ou uma excelente promoção. O consumidor está culturalmente habituado a comprar a prazo. “O crediário, por exemplo, sempre será um atrativo para o comerciante, mesmo com a utilização dos cartões de crédito. Por isso a importância dos Serviços de Proteção ao Crédito”, enfatiza a gerente.

A ACIL também conta com uma ferramenta de auxílio na recuperação da inadimplência, a negativação no SPC. Através da inclusão do devedor no cadastro nacional, ele ficará impossibilitado de ter acesso ao crédito. “Também funciona como um sistema de cobrança. O inadimplente receberá uma carta de cobrança com o prazo de 10 dias para fazer contato e regularizar a dívida. Se isso não ocorrer, a informação será disponibilizada para visualização”, explica Cláudia Pechin.


Nota Fiscal Eletrônica

Foi-se o tempo em que a Nota Fiscal era feita na mão, depois passou a ser impressa pelo computador e, finalmente, tornou-se eletrônica, garantindo agilidade, economia de custo e confiabilidade. Os associados da ACIL podem contar com um emissor de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Conhecimento de Transporte Eletrônico, e cumprir a determinação de emitir o documento por meio virtual. Qualquer computador que tenha acesso à internet poderá utilizar o sistema.

Mas, afinal, quais vantagens de utilizar esse serviço? Muitas! Para começar, a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, a redução de custos de armazenagem de documentos fiscais e a redução de erros de escrituração devido à eliminação de erros de digitação nas notas fiscais.

Com a opção da emissão da NF-e, todas as partes envolvidas garantem benefícios relativos ao seu uso, pessoas jurídicas, agentes contábeis, os órgãos do governo e a sociedade como um todo. “Não existe uma mensalidade para este serviço. O associado da ACIL pagará apenas pela NF-e emitida. Outra vantagem diz respeito às atualizações do sistema, que são gratuitas e não precisam de instalações. Sem falar na praticidade, mobilidade e autonomia. Tudo isso é exclusivo para o associado ACIL”, pontua o executivo comercial da ACIL, Sandro Moda.


Fácil Imobiliário

O aquecimento do mercado imobiliário, impulsionado pela facilidade na disponibilização de linhas de crédito, é uma realidade em Londrina. No entanto, antes do fechamento do contrato, seja para quem compra ou vende, é essencial a busca de documentos para a confirmação de informações no intuito de garantir mais segurança à transação. Dependendo dos meios recorridos, essa busca pode se tornar burocrática e adiar, senão até interromper todo o processo.

Na ACIL, o Fácil Imobiliário informa em apenas um documento sobre consultas de SPC, cheques devolvidos em nome da pessoa ou empresa, protestos, ações judiciais, entre outras pendências financeiras. O serviço vai intermediar a comunicação entre a imobiliária e o locatário, e facilitar o processo de locação ou compra, já que toda a documentação exigida pelas imobiliárias é retirada em um só local. “A certidão emitida traz benefícios para os dois lados porque simplifica todo o processo e garante segurança”, explica Sandro Moda.

As empresas do setor podem orientar os clientes a se dirigirem até a ACIL. “A pessoa que procurar a associação, antes de ir até a imobiliária, já saberá se está apta ou não a adquirir aquele imóvel. Isso evitará desgastes e constrangimento, caso exista alguma restrição”, pontua.

Para obter mais informações sobre o Fácil Imobiliário basta entrar e contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3000.


Centro de Capacitação

Investir alto na capacitação e profissionalização de funcionários e colaboradores não é uma missão tão viável para todas as empresas. Através do Centro de Capacitação Empresarial e de Pessoas, a ACIL oferta todos os meses cursos de atualização e capacitação, treinamentos in company personalizados, workshops e palestras. Todos os temas são atualizados de acordo com o mercado e ministrados por facilitadores renomados de Londrina. São cerca de 1.100 pessoas capacitadas profissionalmente todos os anos na ACIL.

A analista de produtos e serviços da entidade, Mariana Reche, explica que para a escolha dos cursos oferecidos, são analisados alguns fatores com o objetivo de garantir variedade na temática e atendimento segmentado ao público que busca profissionalização. “São avaliadas datas sazonais para ofertas de cursos personalizados e os questionários de participantes de treinamentos. Também é feito um levantamento com os facilitadores de treinamentos e palestras sobre as novas tendências para ofertar novidades.”

Alguns temas são oferecidos sistematicamente por sua grande procura. Por exemplo, vendas com foco no cliente. “É uma necessidade do mercado. A maioria dos nossos associados é do varejo e trabalha com a venda direta”, justifica Mariana Reche.

Os associados da ACIL pagam um valor diferenciado para participar dos treinamentos oferecidos pelo Centro de Capacitação. Mais informações pelo telefone (43) 3374-3082.


Estrutura

A ACIL possui estrutura planejada para a realização de eventos, convenções, reuniões e treinamentos com o objetivo de atender as necessidades dos empresários e seus colaboradores, contando com um complexo de espaços de eventos com capacidade total de 280 pessoas.

O auditório David Dequêch tem capacidade para acomodar 140 pessoas em poltronas fixas com ambiente climatizado, microfones sem fio, tela translúcida para reprodução de imagens, flipchart, 2 monitores de 22”, além de projetor multimídia disponível para locação. A locação do auditório David Dequêch dá direito ao uso dos ambientes do saguão anexo.

O auditório João Alfredo Menezes possui ambiente climatizado e capacidade para 60 pessoas com infraestrutura de palco, microfone, tela para reprodução de imagens, flipchart, projetor multimídia (locação à parte) e espaço para coffee break.

A ACIL ainda dispõe de duas salas que são ideais para a realização de treinamentos. A primeira tem capacidade para 20 pessoas (cadeiras móveis), projetor multimídia (locação à parte), tela para reprodução de imagens, flipchart e espaço para coffee break. A segunda sala comporta 30 pessoas em cadeiras móveis, possui ar-condicionado, projetor multimídia (locação à parte), flipchart, e espaço para coffee break.

Informações e orçamentos podem ser solicitados pelo telefone (43) 3374-3082.


Cidade na Vitrine

Qual empresário não gostaria de facilitar a vida de seus clientes, ampliando a divulgação de sua marca e produtos e, como recompensa, ganhar a fidelização do público consumidor? Do outro lado, não é difícil encontrar pessoas que sonham ter em um único espaço uma diversidade de mercadorias, com todas as suas especificações, inclusive o preço.

O Cidade na Vitrine é um portal na web e aplicativo para celular smartphone e tablet, lançado pela ACIL para facilitar a vida dos associados da entidade e a de seus clientes. Através dessa tecnologia, os associados da ACIL podem divulgar gratuitamente produtos, serviços, lojas, pesquisa de empresas associadas e promoções. “O projeto está em constante inovação para que seja possível divulgar de maneira completa as informações de nossos associados, além de atender com maior eficácia as necessidades do consumidor, que hoje busca informação rápida, prática e a qualquer momento”, explica o superintendente da ACIL, Diego Menão.

Mais de 10 mil produtos já estão disponíveis no Cidade na Vitrine. Também é possível sincronizar o GPS para levar o consumidor até o endereço da loja física. E para os empresários que desejam obter mais um canal de comunicação com seus clientes, a ferramenta ainda disponibiliza esse mecanismo. “Estamos falando de uma ferramenta que reúne as principais informações do setor empresarial da cidade. Acreditamos que a internet é um canal crescente na busca pela informação e na busca pela relação de compra e venda. Sem dizer que é um produto gratuito, fruto da união dos próprios empresários”, enfatiza Menão.

Para inserir a empresa no Cidade na Vitrine, basta o associado entrar em contato com a ACIL pelo telefone (43) 3374-3003. A entidade fornecerá todas as instruções necessárias para o processo e já prepara oficinas gratuitas sobre gestão da loja virtual. O endereço na web é www.cidadenavitrine.com.br.


Programa Compra Londrina

Nas diferentes áreas de trabalho o mercado exige qualificação técnica, foco nos resultados e espírito empreendedor. E quando se trata de união, cooperativismo, confiança e oportunidade, a ACIL é especialista no assunto. A entidade oferece gratuitamente aos seus associados a possibilidade de apresentar a sua marca à sociedade, oportunizando estratégias de mercado e o aquecimento dos negócios.

É o caso do programa Compra Londrina, uma parceria entre ACIL, Sebrae, Observatório de Gestão Pública de Londrina, Codel, Fiep, Prefeitura de Londrina, Sincolon, Sescap LDR, Sincoval e Sinduscon. O programa oferece grandes oportunidades para o empresário local fomentar o seu produto, além de alavancar a competitividade das empresas por meio da participação em licitações, pregões eletrônicos e outras modalidades de compras públicas definidas por lei.

O Bureau de Informações é um importante instrumento nesse mecanismo. Sediado na ACIL, o escritório coloca em contato os fornecedores e os compradores do poder público. “Além do crescimento econômico, as empresas que participam do Compra Londrina são apresentadas a este mercado, podendo tornar-se referência em seu setor”, avalia a analista de negócios da ACIL, Valéria Sitta.

Outra ferramenta é o site Compra Londrina, que reúne informações sobre o setor. Basta acessar o endereço eletrônico www.compralondrina.com.br.


Programa Bom Negócio

Para fazer jus ao nome, o programa Bom Negócio tem a missão de capacitar micro e pequenos empresários e empreendedores nas áreas Comercial, Financeira, Negócios, Pessoas e Estratégica, e propiciar vida longa às empresas, com a possibilidade de taxas subsidiadas em microcrédito. A Fomento Paraná libera empréstimos com juros de 0,67% ao mês e carência de três meses para o início do pagamento. O recurso pode ser usado para investimento fixo (obras, móveis, utensílios, instalações, aquisição de máquinas e equipamentos), capital de giro ou investimento misto. “É a oportunidade perfeita para os empreendedores que buscam aprendizado e crescimento”, garante Valéria Sitta.


Programa Empreender

A capacitação direcionada também é um dos gargalos dos empresários que buscam inovação, mas acabam tropeçando em pequenas falhas que muitas vezes são enxergadas por seus concorrentes. O programa Empreender propõe unir empresários de um mesmo setor, tornando parceiros os que antes se viam como concorrentes e buscando soluções para problemas comuns. “É uma contribuição para a melhora da organização de cada ramo profissional. Com o Empreender, o associado da ACIL recebe todo o apoio profissional necessário para encontrar caminhos e formas de desenvolver estrategicamente sua empresa e seu setor, sanar duvidas e solucionar os problemas. Tudo isso tendo como base ferramentas mercadológicas e econômicas”, aponta Valéria.

Para que seja possível organizar cada segmento, a ACIL divide os grupos em núcleos setoriais. Afinal, nada melhor que o próprio empresário para falar sobre o ramo em que atua e apresentar as suas dificuldades. Os componentes do novo núcleo participam de reuniões, acompanhados por um consultor mediador. Após identificar os problemas no segmento, é feito um planejamento estratégico para estruturar o negócio. O objetivo é buscar caminhos que levem ao desenvolvimento e crescimento. Atualmente, a ACIL trabalha com os núcleos setoriais Assessores de Eventos, Óticas, Consultores Empresariais, Revendedores de Gás e Conselho do Jovem Empresário de Londrina. Para mais informações sobre os programas de negócios da ACIL, basta entrar em contato através do telefone (43) 3374-3010.


Certificação Digital

A autenticidade de um documento é assegurada por meio do uso de assinaturas ou rubricas. No caso do mundo digital, são as assinaturas digitais que garantem a integridade de seu conteúdo. Esse sistema de segurança é possível graças à Certificação Digital – um documento eletrônico com informações pessoais que comprovam a identidade física ou jurídica de forma digital. Por meio da internet, as pessoas ou empresas podem se identificar e assinar digitalmente transações online que aceitem esse sistema. Em resumo, o documento equivale a uma assinatura com papel e caneta.

Credenciada junto à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (FACIAP), a ACIL é autorizada a emitir os certificados, proporcionando um leque de vantagens aos seus associados. “Por exemplo, o preço diferenciado e o impacto direto sobre o custo do certificado digital, que chega a ter descontos de até 20% sobre os produtos”, ressalta o consultor comercial da ACIL Wagner Henrique de Souza. Outro diferencial está na equipe altamente qualificada para realizar o serviço. “Temos todo o suporte técnico para tirar dúvidas sobre os tipos de certificados, suas aplicações, uso, documentos necessários para emissão e instalação dos softwares e drives para utilização”, completa Wagner. Para quem está sempre de olho no relógio, a ACIL garante pontualidade e flexibilidade nos horários de atendimento.

Para fazer a emissão do Certificado Digital, basta entrar em contato com um dos consultores da ACIL pelo telefone 3374-3007 ou 3374-3023. “Através desse primeiro contato o consultor identifica as necessidades do cliente. Isso faz com que não haja duvidas sobre o certificado a ser adquirido, evitando a escolha equivocada do produto”, explica Wagner.


Linhas de Crédito

Ao perceber a necessidade dos empresários em relação a linhas de créditos compatíveis e acessíveis aos seus negócios, a ACIL disponibiliza este acesso através das instituições financeiras Fomento Paraná e BRDE. São taxas diferenciadas, com o objetivo apoiar o crescimento e fortalecimento dos negócios, que movimentam a economia. Os valores variam de 0,55 a 1,13% ao mês. Os recursos podem ser usados para investimento fixo (obras, móveis, utensílios, instalações, aquisição de máquinas e equipamentos), capital de giro ou investimento misto.


GarantiNorte PR – Sociedade Garantidora de Crédito

Muitas vezes as dificuldades burocráticas dificultam que micro e pequenas empresas tenham acesso ao crédito para investir no sucesso de seus negócios. Um dos entraves pode ser, por exemplo, a insuficiência de bens como garantia às instituições financeiras. Contudo, desde 2013, através de uma parceria entre a ACIL e outras entidades, o empreendedor ganhou uma nova aliada para seus planos de progresso: a GarantiNorte PR – Sociedade Garantidora de Crédito do Norte do Paraná. A SGC funciona como uma espécie de assessoria técnica. Facilita o acesso ao crédito através de cartas de concessão, orienta o empresário sobre as melhores opções de trâmite e como fazê-lo; identifica taxas de juros e prazos acessíveis no mercado financeiro.

Para negociar as melhores propostas financeiras, Garantinorte mantém convênio com os bancos BRDE e a Fomento Paraná, e com o Sicoob. A Fomento Paraná aplica taxa de apenas 8% ao ano em até 60 meses. Já o Sicoob, para os associados da SGC, possui taxa de 1,40% + CDI para capital de giro (em até 48 meses), e 1,10% + CDI para investimento puro, em até 48 meses. As cartas de fiança são de até 128 mil reais, com garantias de 90 mil reais.

O trabalho da Garantinorte é contribuir para alavancar o desenvolvimento de Londrina e região. É um voto de confiança no talento dos nossos pequenos empresários. Mais de 60% das pequenas empresas fecham as portas nos dois primeiros anos de atividade por falta de recursos e dificuldade de acesso ao crédito. A SGC vai auxiliar esses empreendedores através do crédito orientado e seguro. Venha até a ACIL e saiba o que a SGC pode fazer pelo seu negócio”, convida o presidente da ACIL, Valter Orsi, que também está à frente da SGC GarantiNorte.