Notícias

|

Roupas infanto-juvenis dentro do padrão




Foto: A dentista Marta Silva acompanhada dos filhos: o tamanho das roupas tem que ser o mesmo independente da marca

 




Fonte: Folha de Londrina

 

O comércio de roupas infanto-juvenis passará por uma mudança radical ainda este ano no Brasil. A venda das peças para o público com idade entre zero e 16 anos será feita por medidas corporais e não mais pela faixa etária, como acontece atualmente. O projeto de padronização foi desenvolvido pela Associação Brasileira do Vestuário (Abravest) e Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

As duas entidades reconhecem que a falta de um padrão do vestuário para este público gera diversos problemas para os consumidores. O principal deles é que a classificação das roupas por idade não considera as variações de tamanho, uma vez que o desenvolvimento de cada indivíduo é diferente nesta fase da vida.

 

A gestora do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário, engenheira têxtil Maria Adelina Pereira, diz que a padronização trará maior praticidade ao consumidor, que não perderá tanto tempo experimentando roupas na loja. Segundo ela, haverá maior segurança também na compra de roupas por catálogos ou pela internet e redução das trocas de mercadorias, no caso de presentes. ””Isso amplia o mercado têxtil brasileiro e dá oportunidade de novos negócios””, afirma.

 

O presidente da Abravest, Roberto Chadad, diz que a numeração das roupas infanto-juvenis trará outros benefícios para os consumidores. ””É importante pensar neste projeto como uma arma eficaz contra os produtos piratas e a má qualidade dos produtos, que hoje muito prejudicam o mercado brasileiro””, explica.

 

A campanha para se definir um padrão de medidas no setor têxtil no Brasil foi iniciada em 1992. Os objetivos fixados pela Associação Brasileira do Vestuário são os seguintes: melhorar a qualidade dos produtos nacionais, aumentar as possibilidades de exportação, reduzir o custo de produção com o melhor aproveitamento dos tecidos e facilitar a organização dos estoques e show-room pelos lojistas.

 

O projeto de padronização será apresentado e discutido entre a indústria e lojistas durante o Fórum Vestibilidade Infanto-Juvenil que se realiza paralelamente à Feira Internacional Têxtil 0/16, entre os dias 16 e 18 deste mês em São Paulo. As medidas e moldes desenvolvidos pela ABNT serão fornecidos gratuitamente aos associados da Abravest, que vão receber também uma cartilha com texto explicativo e tabela de medidas, além de um selo que deve ser usado nas embalagens para o consumidor final. As novas normas devem ser adotadas no segundo semestre deste ano.

 

Eli Araújo para Folha de Londrina.

 

 

 


Compartilhe com o universo

Compartilhar Roupas infanto-juvenis dentro do padrão no Facebook Compartilhar Roupas infanto-juvenis dentro do padrão no Twitter Compartilhar Roupas infanto-juvenis dentro do padrão no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *