21/10/2015 00:00:00 SED: Marcelo Tas fala sobre criatividade na era digital

Fonte: Assessoria ACIL

A “casa” lotada justificou o sucesso que foi a abertura da 4ª edição da Semana do Empreendedor Digital, realizada pela ACIL em parceria com o Sebrae. O jornalista e comunicador Marcelo Tas arrancou aplausos das mais de 400 pessoas que participaram do evento na noite de terça-feira (20), no Buffet Planalto.

De forma divertida e animada, Tas, que hoje comanda o programa Papo de Segunda, na GNT, além de reunir cerca de quatro milhões de seguidores nas redes sociais, falou sobre o tema “Inovação: a criatividade na era digital”. “Vivemos uma revolução incrível na comunicação. E o mergulho na nova era digital não é opcional. Nós já estamos nela. Foi fantástico a ACIL estar antenada nesse assunto e na importância que ele tem hoje em nossas vidas. E é por isso que estamos aqui, participando da Semana do Empreendedor Digital”, disse Tas.

Durante a palestra, Marcelo Tas fez uma abordagem sobre a dimensão do ambiente online e sua capacidade de absorver todo tipo de ideia, segmentos e empresas. O canal gera um leque de opções para o empresário melhorar e otimizar o seu negócio. “A competição se dá muito mais pela criatividade do que pelo poder”, diz. O comunicador acrescenta que vê nesse momento de mudança a oportunidade de reinvenção do empreendedor. “Quem é mais criativo, mais corajoso, acaba saindo na frente. Temos que ter em mente que essa é a hora de apostar, de acertar. Não dá para esperar o cenário ficar bom”, aconselha.

Para Tas, quem está no comando dessa mudança é o cliente. “Precisamos ouvir nosso cliente para aprender a fazer melhor. Antes eu também era um surdo. As empresas passaram muitos anos, décadas e talvez séculos sem ouvir nada. O cliente tem um poder de crítica e pode ajudar você a se aperfeiçoar, melhorar sua companhia.”

Já sobre o cenário político-econômico negativo que o Brasil vive, o jornalista foi enfático: “Vivemos em um mundo que provoca muito pavor. Temos medo da crise, de ficar no vermelho, de perder o que já foi conquistado, medo do fim do ano, do início do próximo ano, das eleições. E toda vez que você fica contraído, com medo e ansioso você perde a conexão com o presente. E essa conexão é fundamental. Hoje, perde quem olha muito para o futuro e perde quem fica apenas se lamentando pelo que já foi.”

Marcelo Tas, claro, não poderia deixar de falar sobre a pergunta que vale um milhão de dólares: Como ganhar dinheiro utilizando as redes sociais? “Você tem que cuidar para entregar um bom produto. Muita gente pensa apenas na parte da tecnologia, número de seguidores, compartilhamentos. Também não adianta criar um viral da noite para o dia se você não tem algo que é consistente. É preciso fazer muito bem aquilo que você se propôs a fazer. Comece com um movimento tímido, faça testes, conheça os seus fornecedores. Mas comece. O sucesso acontece, as existe um caminho longo pela frente”.