Fonte: Assessoria ACIL
empresas enfrentam diante de um mercado cada vez mais competitivo,
além de reforçar a importância de ingressar no ambiente online.
Confira abaixo a entrevista exclusiva concedida por Marcelo Tas à Revista Mercado em Foco, da ACIL.
Mercado
em Foco: Todo
mundo conhece o Tas da TV e o das redes sociais. Mas quem é o Tas
empreendedor?
Marcelo
Tas: Eu
sou um empreendedor aprendiz. Eu sempre fui empreendedor desde o
início da minha carreira profissional, mas nos últimos cinco anos é
que eu comecei realmente a me dedicar e ampliar o alcance desse meu
empreendedorismo. Eu gosto de olhar como se eu tivesse uma chance
extra nesse momento que nós vivemos porque todos os negócios estão
em profunda transformação. E eu estou aprendendo junto com esta
transformação.
Mercado em Foco: Inovar é um
diferencial ou uma necessidade diante da poderosa rede de informações
a qual hoje estamos conectados?
Marcelo
Tas: A
inovação sempre foi um imperativo nas empresas. Só que agora eu
diria que ela deve ser o centro da empresa, mesmo que não seja
relacionada a tecnologia. Quem está sofrendo a grande transformação
é o cliente, o consumidor, o cidadão. Nós já tivemos várias
mudanças ao longo do século onde uma pequena parcela da sociedade é
que desfrutava e era atingida pela mudança. Agora não. Agora é uma
mudança que pega todo mundo. É uma mudança da maneira como a gente
se relaciona, se comunica e consume.
Mercado
em Foco: Como o empresário pode lidar com esse novo jeito de se
comunicar e o excesso de possibilidades que a internet proporciona?
Marcelo
Tas: A
primeira coisa que eu gosto de reforçar é a importância de se
ouvir, de conjugar o verbo ouvir. E há várias formas de fazer isso.
Se fala muito disso, mas se fala pouco de como conseguimos ouvir a
pessoa que está servindo o nosso cliente diante dessa avalanche de
possibilidades que você falou. Eu creio que nunca foi tão possível
a gente se aproximar da pessoa a quem a gente serve, no meu caso o
telespectador, as crianças, os internautas. Essa é uma tarefa de
todo empresário.
Mercado em Foco: O humor ajuda
na eficiência da comunicação com as empresas?
Marcelo
Tas: O
humor é um excelente lubrificante da comunicação. Ele coloca a
pessoa do outro lado num estado relaxado, aberto a receber os
conteúdos. E eu creio que o grande segredo é a dosagem do humor em
cada caso. Cada empresa deve procurar entender qual é o seu tipo de
humor. Mesmo as mais carrancudas vão ter um tipo de humor. E não
adianta você tentar fazer de uma forma que não tem a ver com a sua
natureza. Não adianta forçar a barra para ser engraçadinho e nem
humorado se aquilo não faz parte do seu real desejo, do seu DNA.
Mercado em Foco: As empresas
precisam ouvir mais o consumidor?
Marcelo
Tas: Eu
não tenho duvida. As empresas passaram muitos anos, décadas e
talvez séculos sem ouvir nada. Eu creio que isso você percebe em
vários setores da sociedade. Um exemplo claro é a política. Para
mim a grande crise que a política vive hoje é por ela ter passado a
sua história, a sua formação toda e traz na sua natureza o não
ouvir. O meio de comunicação do político é o discurso, o
palanque, o horário eleitoral onde ele fala para uma câmera e não
ouve o outro lado. E agora a sociedade e a história estão começando
a cobrar isso. Cobrar uma outra postura de líderes que passaram a
vida sem ouvir, passaram a vida surdos. A mesma coisa em vários
níveis acontece com os empreendedores. Pela própria natureza da
nossa comunicação pré digital a gente nunca ouviu muito o nosso
cliente. Eu estou falando de mim também. Eu faço televisão e nunca
ouvia o que o cara de casa estava falando, até por que não tinha
como. Mas tive a felicidade de perceber isso muito cedo. Na TV
Cultura de São Paulo, em 1998, eu comecei um programa chamado
Vitrine onde falávamos justamente da revolução digital. E eu já
interagia com os telespectadores. E de lá para cá eu comecei a
guardar exemplos dessa mudança. Comecei a fazer palestras que
viraram o centro da minha vida. Comecei a falar com muitas
corporações e instituições. Mas antes eu também era um surdo.
Mercado
em Foco: Como a empresa pode se adequar para diferentes públicos?
Marcelo
Tas: Hoje
isso é bastante possível porque existem ferramentas muito precisas
de ouvir. Existem várias maneiras de a gente filtrar e monitorar o
que acontece nas nossas redes e tem muita gente fazendo isso. Onde eu
acho que a gente continua falhando é no que fazer com isso que você
está radiografando. Eu percebo que para a maioria das empresas, o
primeiro impulso é fiscalizar e fugir da crítica. É evitar ser
criticado, apagar incêndios, pensar em como não deixar a imagem ser
arranhada. Tudo bem, isso é uma tarefa, mas para mim é uma tarefa
que está longe de ser a principal. E aí eu creio que cada um de nós
que empreende, que tem objetivos, temos que descobrir a intenção
que temos em relação ao nosso consumidor e iniciar um diálogo.
Quando se fala em ouvir é apenas uma primeira etapa do diálogo. É
preciso estabelecer um diálogo com a rede. Hoje eu tenho cerca de 10
milhões de seguidores nas redes. Com esse pessoal eu estou sempre
dialogando, estou ouvindo o que eles estão falando, estou
respondendo, estou sendo corrigido, estou agradecendo quando me
corrigem corretamente, estou criticando quando eu acho que a crítica
não foi adequada. Eu estou aprendendo com a minha rede e esse é um
trabalho permanente.
Mercado em Foco: De
empresas pequenas até as multinacionais. Existe mercado para todas
no ambiente online?
Marcelo
Tas:
Mais do que nunca. O ambiente online é um ambiente onde cabem todos
os tamanhos, todas as ideias, é um lugar onde a competição se dá
muito mais pela criatividade do que pelo poder de fogo. É
interessante a gente entender isso. O mundo online é daqueles onde
surgem empresas que, com boas ideias, crescem muito rapidamente. Ao
mesmo tempo muitas empresas que não se renovam perdem a relevância
muito rápido. É fácil olhar por aí e entender a mudança na
comunicação. Então é isso que me entusiasma muito. Se fala muito
do que acontece de errado no ambiente online, como fraudes e golpes,
e se fala pouco do lado extremamente positivo, desafiador, criativo,
abundante de oportunidades para gente fazer negócios, melhorar a
nossa empresa e a nossa relação com o cliente.
Mercado
em Foco: Qual o recado você daria para as empresas que ainda
resistem às estratégias digitais?
Marcelo
Tas:
Eu diria o seguinte: o mergulho na nova era digital não é opcional.
Nós já estamos nela. E eu sugiro que cada um mergulhe, entre nela,
na velocidade que for possível, mas não deixe de iniciar esse
movimento. Mesmo que você comece com um movimento tímido, é
preciso começar porque você vai sentir na hora o resultado positivo
dessa era digital. Comece pequeno, mas comece. E aí sim será
possível decidir como continuar. O que não vale é ficar parado.
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Serviço:
Semana
do Empreendedor Digital
Data: 20 a 22 de outubro
Local: ACIL –
Rua Minas Gerais, 297, 1º andar
Inscrições: A partir de
setembro pelo site www.acil.com.br/sed
Informações:
(43) 3374-3082