14/08/2015 00:00:00 Começa Startup Weekend Londrina, um palco para a inovação

Fonte: Telma Elorza/JL

Londrina vira, a partir das 18 horas de hoje, uma cidade voltada para o empreendedorismo e inovação com a abertura do Startup Weekend, uma das principais competições de tecnologia e empreendedorismo do mundo. Durante 54 horas – até às 20 horas de domingo -, empreendedores, desenvolvedores, mentores e entusiastas estarão reunidos na sede do Sebrae para compartilhar ideias e montar modelos de negócio para tirar do papel empresas com produtos inovadores.

O Startup Weekend é uma organização sem fins lucrativos que já realizou o evento em mais de 700 cidades em 100 países. Segundo Vera Moraes, uma das organizadoras voluntárias, essa é a primeira vez que a cidade sedia o evento e a procura foi acima da média. “Nós abrimos as inscrições e, em duas semanas, tivemos que fechar porque as 120 vagas foram preenchidas. Temos uma lista de espera enorme.”

O final de semana começa com a apresentação das ideias. “Quem tem uma ideia para um projeto ou produto se apresenta. Quem não tem, mas quer empreender, pode aderir aos projetos que achar mais interessantes”, explica Vera. Os times irã desenvolver um modelo de negócios e criar um produto viável. No domingo, os projetos são julgados e os melhores, premiados. A ideia, segundo a organizadora, é que as equipes continuem após o evento, abrindo negócios. “O EasyTaxi, por exemplo, foi um dos negócios que saíram de um Startup Weekend.”

Segundo o consultor do Sebrae e organizador voluntário Fabrício Bianchi, o evento gera um ambiente de empreendedorismo colaborativo. “São oportunidades de encontrar pessoas capazes de ajudar a desenvolver uma ideia de negócios.” O Instagram e o Cabe na Mala surgiram em encontros do tipo.

As equipes ou times contarão com apoio de profissionais com experiência em empreendedorismo. Para este final de semana, estarão nomes como Guilherme Eiras, da Osaka; Pedro Sella, Codel; Roberto Moreira, Adeliveria; Danilo Brizola, Snowmanlabs; Jose Pugas, Aceleradora Hotmilk; Luciano Palma, Google; Ana Paula Lessa, Cabe na Mala; Guilherme Junqueira, Associação Brasileira de Startups; Fernando Peres, Direito Digital; Felipe Haddad, UTFPR Cornélio Procópio; e Carlos dos Santos, CDS Informática.
Palestras

Dois grandes nomes da área também vão participar do evento, como palestrantes: Eduardo L’Hotellier, Ceo do GetNinjas; e João Melhado, coordenador da área de Pesquisa e Mobilização da Endeavor Brasil. Segundo Melhado, que é londrinense, há 15 anos a Endeavor ajuda empreendedores a se capacitarem e construírem cases de sucesso. “A Endeavor tenta ajudar conectando com mentores que, na hora do apuro, podem ajudar a dar um caminho para a empresa.” As palestras serão transmitidas por link na fanpage do evento no Facebook ou pelo link http://gelt.com.br/aovivo/aovivo.html

.