Notícias

|

UEL é a universidade mais bem colocada entre as estaduais da região sul, diz IGC

Fonte: Bonde

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) é a universidade mais bem colocada entre as Instituições Estaduais da Região Sul no Índice Geral de Cursos (IGC) 2016, de acordo com o resultado oficial, publicado na última segunda-feira (27), no Diário Oficial da União (DOU). 

O IGC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), é um indicador da qualidade do ensino superior. Nesta edição, foram analisadas 230 universidades públicas e privadas de todo o país. No âmbito nacional, a UEL é 5ª universidade estadual e a 27ª colocada na classificação geral. 

De acordo com o MEC, a avaliação dos cursos considera o chamado IGC e o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), que representa uma média de diferentes medidas da qualidade de um curso, entre eles o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), que mede o desempenho dos concluintes e dos ingressantes. Também são avaliadas informações como corpo docente, infraestrutura e o programa pedagógico.

Em 2016, o Enade avaliou 11 cursos de graduação da UEL. Deste total, 10 alcançaram os conceitos 4 e 1 conceito 3. Já o IGC considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Já na pós-graduação é utilizada a Nota Capes. 

A boa classificação da UEL reflete o chamado IGC Contínuo, que subiu de 3,5981 para 3,6007, o que manteve a classificação perante as demais IES do Paraná, permanecendo na faixa 4. A tabela referente ao IGC 2016 está disponível no endereço no Portal Inep

Classificação 
No Estado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição pública mais bem colocada (18ª posição no geral). Em seguida estão classificadas a UEL, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).


Compartilhe com o universo

Compartilhar UEL é a universidade mais bem colocada entre as estaduais da região sul, diz IGC no Facebook Compartilhar UEL é a universidade mais bem colocada entre as estaduais da região sul, diz IGC no Twitter Compartilhar UEL é a universidade mais bem colocada entre as estaduais da região sul, diz IGC no Linkedin

Deixe seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *