18/10/2017 09:17:45 UEL fica em primeiro lugar entre as estaduais do sul do Brasil em ranking latino-americano

Fonte: Tarobá News

A UEL é a primeira Instituição Estadual de Ensino Superior do Sul do Brasil no QS University Rankings: Latin America 2017(Quacquarelli Symonds), divulgado nesta terça-feira (17), que analisou 400 Instituições de Ensino Superior de 21 países da América Latina. A Universidade foi considerada a 2º melhor do Paraná, 5ª estadual do país, e está classificada no 95º lugar no cômputo geral.

O Ranking considerou itens como infraestrutura física, citações internacionais e reputação acadêmica, além da avaliação externa colhida junto ao mercado de trabalho. Para calcular as médias individuais, o QS também considerou a relação aluno/professor, proporção de pesquisadores PHD, além do impacto na web.

A diretora de Avaliação e Acompanhamento Institucional da Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) da UEL, professora Sandra Garcia, considerou o resultado muito próximo ao obtido no ano passado. Segundo ela, a Instituição busca ampliar o diálogo com o mercado de trabalho, iniciativa que pode influenciar em novos resultados futuramente. Por outro lado, a redução dos investimentos públicos causa impactos diretos. De acordo com a diretora, com um maior número de estudantes, a nota poderia se elevar.

Segundo ela, a UEL tem aprovados seis novos cursos de graduação (Nutrição, Biotecnologia, Relações Internacionais e as Engenharias Mecânica, de Produção e Elétrica), que dependem de contratação de pessoal para iniciar as atividades.

Outras instituições paranaenses também foram citadas no levantamento como a UFPR que ficou em 12º lugar na classificação geral, a UEM, classificada em 104º lugar; UEPG (entre 151 e 160º) e Unioeste (171 e 180º). As melhores brasileiras avaliadas foram a Unicamp (2º lugar) e USP (3º lugar).