Fonte: Assessoria ACIL
No
segundo dia da III da Semana do Empreendedor Digital, promovida pela
ACIL em parceria com o Sebrae, Felipe Ozório, gerente de Parecerias
Estratégicas da Google, enfatizou que as empresas que estão na
Internet crescem duas vezes mais que as companhias com atuação
restrita ao offline e apontou estratégias para pequenas e médias
empresas estarem online, serem encontradas facilmente e sobretudo
estarem entre as preferidas do usuário.
A
necessidade de uma presença online fica ainda mais evidente quando
se observa que o Brasil tem a quinta maior audiência da Internet no
mundo e a segunda maior do Youtube. O País já tem 107 milhões de
usuários da Internet e 36% das casas conta com serviço de
banda larga.
Felipe
Ozório não acredita em diminuição da importância da publicidade
offline como outdoors, rádio e TV. A publicidade online completa o
cliclo de marketing e comunicação gerado pela propaganda offline,
“as mídias offline geram estímulo e o consumidor vai buscar mais
informação na Web antes de realizar a compra”, alerta o gerente de Parecerias Estratégicas.
A
presença online é condição imprescindível para o sucesso do
negócio. O empresário deve adequar a linguagem usada para falar com
os clientes nas diferentes plataformas. 40% das buscas dos
brasileiros no Google já são realizadas a partir de dispositivos
móveis como tablets e smartphones. As empresas precisam criar
estratégias específicas para os usuários dos mobiles. O
primeiro passo é ter um site que se adequa à tela do telefone e
permite a fácil visualização das
informações tanto
no computador como no celular.
O
empresário também precisa perceber que a resposta aos estímulos do
usuário do dispositivo móvel é mais imediata. “O contexto do
celular é diferente. Você está na rua e precisa de uma informação.
A chance de você tomar uma ação em decorrência daquela busca é
muito maior”, explica
Felipe Ozório.
Ainda
nesta manhã, os participantes da Semana do Empreendedor Digital
ouviram Luiz Tardelli da SEO Master, que falou sobre os motores de
busca da Internet e das
melhores estratégias de posicionamento quando o objetivo é a venda.
Nesta
tarde será realizada uma oficina gratuita cujo
foco são as Redes Sociais. A
consultora Sheila Dal-Ry Issa aponta as formas de exploração das
redes mais utilizadas como Facebook e Instagram, e o
caminho para gerar conteúdo
que aumenta engajamento – curtidas, comentários e compartilhamento
– do público-alvo.
Amanhã
a SED recebe Renato Meirelles, presidente do Instituto Data Popular.
O palestrante vai dar um
panorama dos desejos da classe média e dos
caminhos
para se conectar pela Web com a classe que consome R$ 1,24 trilhão
por ano. A partir das 14h será realizada uma rodada de negócios com
a
participação de empresários que atuam na inserção de empresas
offline no universo online. Participarão da rodada desenvolvedores
de aplicativos e de plataformas de e-commerce, produtores de fotos
para comércio online e agências de propaganda especializadas em
publicidade digital.
AGENDA
16/10
– QUINTA-FEIRA
8:30h
– Empreendedorismo digital – Novas formas de vender
João
Kepler, da Anjos do Brasil, mostra como o universo digital reduziu os
custos de uma publicidade que pode atingir milhões de pessoas e
orienta na operação adequada das ferramentas digitais para fazer o
Marketing de qualquer negócio. Ele explica como otimizar os
recursos, viralizar conteúdo e converter de forma assertiva toda
aparição na rede em venda.
10:30h
– Oportunidades de negócios – Os novos consumidores brasileiros
Renato
Meirelles, presidente do Instituto Data Popular, fala dos desejos e
do comportamento do consumidor da classe C. A palestra vai apontar as
melhores formas de se conectar pela Web com a classe média que, no
Brasil, movimenta R$ 1,24 trilhão por ano.
14:00
h – Rodada de negócios
Encontro
dos empresários interessados em ampliar operação offline para o
online com empresas especializadas em serviços do Marketing Digital.