Varejo de Londrina registra alta em maio

Fonte: Folha de Londrina

Os dados da Pesquisa Conjuntural da Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) apontam crescimento de 4,01% nas vendas do varejo de Londrina em maio, na comparação com o mesmo período do ano passado. Destaque para os setores de óticas, cine-foto-som; lojas de departamento, materiais de construção e calçados.

No acumulado de janeiro a maio, o faturamento das lojas de departamento teve desempenho positivo, com alta de 26,36%, seguido por materiais de construção (5,49%) e ótica, cine-foto-som (4,66%). Mas no geral o comércio registra retração de -1,55%, puxado pela queda nas vendas de vestuários e tecidos, concessionárias de veículos, farmácias e livraria e papelaria.

O setor de lojas de departamento apresentou alta em todas as regiões, de acordo com o levantamento da Fecomércio. Segundo a coordenadora de pesquisas da Fecomércio, Priscila Andrade, o setor passou por momentos de retração em 2017, iniciou a recuperação em 2018 e, este ano, vem mantendo o movimento de alta.

No caso de óticas, cine-foto-som, Andrade comenta que a diversificação de marcas e produtos pelas óticas está elevando as vendas. “Como é um setor com faturamento baixo qualquer alta nas vendas tem um impacto significativo no faturamento”, explicou a coordenadora.

VESTUÁRIO

As vendas do Dia das Mães elevou o resultado do setor de vestuário e tecidos em maio em relação a abril. Segundo a pesquisa, a alta foi de 62,18%. O percentual é questionado pelo presidente do Sincoval (Sindicato do Comércio Varejista de Londrina), Ovhanes Gava.

Segundo ele, no geral, as vendas do Dia das Mães não atingiram a expectativa do varejo, que trabalhava com alta de 5%, mas ficou entre 2% e 3%. “Quando você se aprofunda no segmento e considera Dia das Mães e troca de coleção agregaram as vendas houve crescimento, sem sombra de dúvida. Mas eu diria que foi de mais ou menos 40%”, comentou, referindo-se ao setor de vestuário.

Gava acredita que no segundo semestre o comércio conseguirá reverter os dados negativos e fechar o ano com crescimento de até 5%. “O Dia das Crianças sempre dá um salto nas vendas e dezembro e o Natal devem superar as expectativas”, disse.

VEÍCULOS

Segundo a pesquisa, o setor das concessionárias de veículos está amargando baixas em todas as comparações. De janeiro a maio, a queda no faturamento foi de -17,34%, no comparativo de maio com o mesmo período do ano passado a baixa é de -1,87% e na relação abril/maio é de -4,84%.

O gerente de vendas da Fiat Marajó, Rogério Antonholi, afirmou que as vendas diminuíram em maio e junho e estão começando a melhor nestas primeiras semanas de julho. “Fomos pegos de surpresa. Ainda estamos tentando entender o que levou a essa queda. Talvez seja pelo cenário político, não sabemos”, comentou.

Na Nicenter, concessionária Nissan, teve queda nos clientes presenciais, mas a baixa foi compensada pela vendas on-line. “Mudamos a nossa estratégia de trabalho e estamos conseguindo atingir as metas”, disse Márcio Vinícius Azevedo Ruiz, gerente comercial.

O diretor comercial da Metronorte, concessionária GM, Waldir Rezende, disse que as vendas de janeiro a junho tiveram um crescimento de 6%, em função das promoções que a concessionária vem implementando. “Estamos conversando com o mercado e ouvindo o que ele quer”, declarou Rezende.

Compartilhar Varejo de Londrina registra alta em maio no Facebook Compartilhar Varejo de Londrina registra alta em maio no Twitter Compartilhar Varejo de Londrina registra alta em maio no Linkedin