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A nova Sergipe de cada dia

Fonte: Paulo Briguet / Revista Mercado em Foco


A palavra coração
vem do latim cor, que significa centro. Pode-se então dizer
que a Rua Sergipe está no coração de Londrina. Em dois sentidos:
por estar na área central e por ser uma rua querida para os
londrinenses. Parte da história da cidade começa por ali. Quantos
não puseram os pés na cidade pela primeira vez na antiga
rodoviária, hoje Museu de Arte? Quem de nós nunca frequentou as
lojas, fez compras, passeou com a família, tomou uma vitamina ou
comeu um pastel na Sergipe? Há dois ditados latinos: Vox populi
vox Dei
(A voz do povo é a voz de Deus) e Vox temporis, vox
Dei
(A voz do tempo é a voz de Deus). Ambos demonstram que a
Sergipe é uma rua de sucesso. O passear do povo e o passar do tempo
a consagraram.

Agora veio a crise econômica. É claro que a
nossa Sergipe, assim como todo mundo, foi afetada. Algumas lojas
fecharam as portas. Mesmo assim, a Sergipe continua sendo uma das
principais vias de varejo da cidade. E conta com uma arma para
superar qualquer crise e projetar o comércio local em direção ao
futuro: o Projeto Nova Sergipe. Através dessa iniciativa
pioneira em Londrina, 15 entidades se uniram aos empresários da rua
com objetivo de reinventar a Sergipe, tornando-a mais atrativa, mais
bonita, mais próspera, mais segura, mais estruturada, a cada dia
melhor.

O Projeto Nova Sergipe foi criado em 2009 e desde
então desenvolve uma série de ações para a revitalização de
nossa mais tradicional rua de comércio, aumentando a competitividade
do varejo local. De lá para cá, a Sergipe vem passando por grandes
transformações. Mudaram – para melhor – as calçadas, as
vitrines, a capacitação dos lojistas, a limpeza pública, a
qualidade de atendimento, a satisfação dos consumidores. Isso só
foi possível graças à união entre as diversas entidades
envolvidas com o projeto – como ACIL, Fecomércio PR, Prefeitura de
Londrina (com diversas secretarias e órgãos públicos), Sebrae,
Sesc, Sesi, Sincoval, Rede Massa de Comunicação, Unifil e Unopar.
As ações da Nova Sergipe são coordenadas por um Grupo Gestor que
se reúne todas as terças-feiras, no período da manhã, na Sala
José Monir Nasser/ACIL.

O empresário Ângelo Pamplona da
Costa, diretor da ACIL e dono de um restaurante na Rua Sergipe há 26
anos, é um entusiasta do projeto – que também poderia ser chamado
de programa, pois veio para ficar. “Nossa luta é para que a
Rua Sergipe seja cada vez mais reconhecida e valorizada”, diz
Ângelo. Ele observa que a Sergipe oferece hoje uma grande
diversidade de opções para o consumidor londrinense. “Aqui tem de
tudo um pouco. Na Sergipe você encontra roupas, calçados,
presentes, artigos domésticos, produtos eletrônicos, brinquedos.
Você pode passear com a família, almoçar, fazer um lanche, tomar
um cafezinho, ter acesso à cultura (no Museu de Arte e no Sesc
Cadeião). Enfim, é uma rua eclética, com produtos e serviços
variados.”

O valor da
união


A consultora de varejo Leda Terabe, do Sebrae
Londrina, acompanha o Projeto Nova Sergipe desde o início e também
se apaixonou pela rua. “O objetivo final do projeto é transformar
a Rua Sergipe em um shopping a céu aberto, com todas as vantagens e
comodidades oferecidas por um shopping, mais a tradição, a
facilidade e a proximidade características do comércio de rua”,
afirma. Um dos enfoques principais do trabalho é valorizar a união
entre os empresários, enxergando no lojista vizinho não um
concorrente, mas um aliado na reinvenção de uma rua cada vez
melhor. “A Nova Sergipe prova que unidos somos muito mais fortes.
Sozinho fica tudo mais difícil.”

Leda explica que o âmbito
do Projeto Nova Sergipe compreende 11 quarteirões da rua, situados
entre as avenidas Leste-Oeste e Higienópolis. “Trabalhamos as
lojas da porta para fora e da porta para dentro”, define a
consultora do Sebrae, lembrando que hoje a Rua Sergipe tem o incrível
número de 520 pessoas jurídicas na área comercial, segundo o
levantamento mais recente.

Da porta para fora,
cuida-se do passeio público, da iluminação, da limpeza, do
mobiliário urbano. Os próprios comerciantes custearam a reforma,
ampliação e padronização das calçadas. Agora, a Prefeitura
incluiu no orçamento a instalação de mobiliário urbano, o que, se
tudo correr bem, deve acontecer nos próximos meses. Essa
“repaginação” da Sergipe inclui bancos, floreiras, cestos de
lixo, pontos de ônibus – tudo padronizado e desenhado pelo Ippul
(Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina). Detalhe: o
benefício será custeado pelo poder público, como contrapartida ao
investimento que os lojistas fizeram para revitalizar as calçadas.

Da porta para
dentro, o Sebrae investe forte em cursos de capacitação para os
comerciantes. O programa de capacitação para 2015 já está sendo
finalizado, com 74 horas de cursos e 45 horas de consultoria por
empresa participante. E tudo isso por R$ 600, pagos em cinco vezes.
“Não se encontra um programa de capacitação desse tipo a um
preço tão acessível”, diz Leda Terabe. Os cursos enfocam desde
técnica de vendas até gestão financeira, passando por decoração
de vitrines e qualidade de atendimento.

Entre as ações
realizadas, está a promoção comercial Liquida Sergipe, que
aconteceu em março deste ano. “A Liquida fez a Sergipe ‘bombar’!”,
afirma Ângelo Pamplona. Houve uma ampla divulgação de mídia,
decoração de lojas e uma excelente resposta do público consumidor.
“Realizamos uma pesquisa e tivemos relatos de comerciantes vendendo
até 40% a mais na primeira semana de março”, afirma o empresário.
A meta agora é aumentar a adesão dos empresários à campanha –
afinal, todos saem ganhando. Outra ação importante é o Dia da
Sergipe, com eventos culturais e sociais oferecidos à população no
dia 12 de setembro. “Este ano, vamos fechar três quarteirões para
a festa”, informa Ângelo.

A inauguração do Centro
Cultural do Sesc, no prédio do antigo Cadeião, em dezembro do ano
passado, deu um grande impulso à revitalização da rua. No local há
uma ampla programação de mostras artísticas, espetáculos
teatrais, concertos musicais, sessões de cinema, palestras… O que
no passado foi um símbolo de degradação humana tornou-se um pólo
irradiador de cultura e conhecimento. “O Sesc Cadeião foi um
presente para a Rua Sergipe e para Londrina”, comenta Ângelo. “Sem
dúvida, o Projeto Nova Sergipe deu um grande impulso à
transformação do Cadeião pela Fecomércio Paraná.”

Graças ao Projeto
Nova Sergipe, a nossa rua querida se transformou em modelo para
outras vias comerciais de Londrina e até de outras cidades. Naqueles
11 quarteirões, tradição e modernidade se unem para criar uma
referência de sucesso. E que tal você dar uma passadinha na Sergipe
hoje?

– Para mais informações sobre o Projeto Nova
Sergipe, entrar em contato com a ACIL pelo telefone 3374-3013. As
reuniões do Grupo Gestor Nova Sergipe acontecem sempre às
terças-feiras, das 9 às 11 horas, na ACIL.


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