Reforma da Avenida Saul Elkind fica para 2015

Revitalização da principal via da zona norte de Londrina estava prevista para começar neste ano, mas elaboração do projeto adiou o trabalho

Apiki

Compartilhe com o universo

Compartilhar Reforma da Avenida Saul Elkind fica para 2015 no Linkedin Compartilhar Reforma da Avenida Saul Elkind fica para 2015 no Twitter Compartilhar Reforma da Avenida Saul Elkind fica para 2015 no Facebook

Fonte: Jornal de Londrina

A revitalização da Avenida Saul Elkind, zona norte de Londrina, que deveria ter começado no primeiro semestre deste ano, não tem mais uma data definida para sair do papel.

De acordo com o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), em dezembro de 2013 o governador Beto Richa (PSDB) assinou a liberação de empréstimo de R$ 4 milhões para a obra. No entanto, a complexidade do projeto urbanístico, entre outras razões, provocou o atraso no início do trabalho.
“Tivemos uma série de dificuldades para a aprovação do projeto junto ao ParanaCidade [órgão do governo estadual que aprova intervenções urbanas]”, diz Kireeff.

Em abril de 2014, entidades de classe assumiram a elaboração do projeto. O Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) se responsabilizou pelo desenvolvimento dele, por um preço inferior ao do mercado, e a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) fez o pagamento aos projetistas. A Companhia Paranaense de Energia (Copel) fez a doação do projeto elétrico, orçado em R$ 50 mil.

Segundo Maria Clarice Rabelo Moreno, presidente do Ceal, o projeto urbanístico foi concluído em julho e, depois, foi analisado pelo ParanaCidade, que solicitou ajustes.

“Trata-se de um projeto urbanístico complexo, que leva em conta aspectos como pavimentação, drenagem, eletricidade. A Prefeitura, em razão de problemas como a falta de engenheiros, não teria condições de elaborá-lo”, diz ela.

Após a aprovação do projeto, o próximo passo é a abertura do edital para a licitação. Ignes Dequech Alvares, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), confirma que não será possível realizar o certame nos próximos meses, em virtude do período eleitoral. “As obras devem começar apenas em 2015.”

Diego Menão, superintendente Acil, explica que, apesar do atraso, o projeto, batizado de ‘Nova Saul’, será mantido. Os lojistas estão passando por capacitações.

Leia também