Fonte: Assessoria ACIL
O vereador Gustavo Richa (PHS) decidiu retirar de pauta, por tempo indeterminado, o projeto 40/2014, que altera o nome do Autódromo Internacional Ayrton Senna da Silva para Autódromo Internacional Carlos Alberto Colli Monteiro – Beto Monteiro. O assunto foi discutido na tarde desta quinta-feira (01) às portas fechadas. Richa explicou que, para os demais legisladores, alterar o nome do autódromo neste momento poderia gerar insegurança ao município. “Iremos encontrar outra alternativa para homenagear o Beto Monteiro, também lá dentro daquele espaço, mas sem trocar o nome do Autódromo Ayrton Senna. Será apresentado um substitutivo”.
A proposta havia sido reivindicada pelo grupo Londrina Memória Viva, criado nas redes sociais em 2012, e, atualmente, composto por 3.500 integrantes. O coordenador do movimento, Celso Kagawa, esteve na Câmara para acompanhar a discussão. Em plenário, argumentou que, no futuro, Londrina poderia ser descaracterizada por não homenagear personalidades pioneiras. “Não queremos criar polêmica e nem temos a intenção de contestar o nome do Ayrton Senna, que é um ídolo. Mas ele já é lembrado pelo mundo inteiro. Queremos homenagear pessoas com histórias voltadas à nossa cidade. Dessa forma, no futuro, elas também serão lembradas. Cabe ao Beto Monteiro essa homenagem. Ele é um ídolo na área do esporte”.
Segundo a Assessoria Jurídica, a Lei Orgânica proíbe que seja feita alteração da denominação de prédios públicos que apresentem nome de pessoas, fatos históricos ou geográficos, salvo para correção ou adequação à legislação. A Comissão de Justiça acolheu argumentos da Assessoria da Câmara e mesmo reconhecendo o mérito da proposta, emitiu parecer contrário ao projeto.
Perfil
Carlos Alberto Colli Monteiro, o Beto Monteiro, nasceu em Cambé (PR) em 6 de agosto de 1945. Veio para Londrina com três anos de idade. Formou-se na Escola Técnica do Colégio Londrinense, sendo sua atividade principal a agropecuária. Aficcionado por esportes, principalmente motor e vela, integrou a equipe Dragões Verdes, patrocinada pela Transparaná e também da Stock-Car. Foi campeão brasileiro de Kart e idealizador do Autódromo de Londrina. Faleceu aos 68 anos, em 8 de janeiro deste ano.