Fonte: Susan Naime – Revista Mercado em foco
Quem nunca passou por alguma tentativa de golpe de identidade? Se
sua resposta foi ‘não’, considere-se uma pessoa de sorte. O
roubo de dados pessoais para fazer compras, firmar negócios e obter
financiamentos é uma das fraudes mais praticadas por criminosos.
Para se ter ideia, as principais reclamações registradas pelo
SPC/ACIL estão relacionadas à utilização indevida do CPF para
abertura de empresas e negativações indevidas em casos de perda ou
roubo dos documentos.
Para se proteger de armadilhas e garantir a segurança do seu
maior bem – o seu nome, a ACIL apresenta um novo serviço que
poderá ser um grande aliado. O SPC Avisa possibilita monitorar o CPF
ou CNPJ 24 horas por dia e sete dias por semana. Assim que ocorrer
qualquer movimentação ou consulta do documento, imediatamente o
cliente é avisado por e-mail ou SMS.
Medidas de prevenção, como não informar dados pessoais e
números de documentos para pessoas estranhas ou por telefone, evitar
cadastros em sites que não sejam de confiança e cuidados com
pesquisas e promoções nem sempre são suficientes para evitar o
problema.
Segundo a gerente comercial da ACIL, Claudia Mota Pechin, sobram
vantagens para se adquirir o SPC Avisa. “Através do SPC Avisa é
possível monitorar qualquer inclusão, alteração ou exclusão de
informações cadastrais (endereço e telefone), alerta de
documentos, crédito concedido, consultas realizadas, informações
SPC Brasil, pendências financeiras da Serasa Experian, cheque
lojista, CCF (Banco Central do Brasil), protestos, participação
societária, ações municipais, estaduais e federais.”
Quem pode usufruir?
O SPC Avisa pode ser utilizado por Pessoas Física e Jurídica,
associados ou não da ACIL. O processo é bem simples. Se a empresa
for associada, basta solicitar o serviço que a entidade irá
proceder com o cadastramento dos dados e iniciar o monitoramento do
documento. A cobrança do produto poderá ser feita através da
fatura do associado. Já para a empresa que não é associada da
ACIL, a adesão deve ser feita pelo representante legal da empresa
através de documento comprobatório. O interessado vai até a
entidade munido dos documentos de identificação (RG, CPF, CNH) e
contrato social atual ou com as devidas alterações que declarem ser
ele o responsável pela empresa. É obrigatório ter um endereço de
e-mail para a adesão do serviço. Então é só escolher o plano que
deseja adquirir e a entidade efetuará o cadastro.
“Se o contratante for Pessoa Física, o titular do CPF deve
comparecer à ACIL e apresentar os documentos de identificação, o
endereço de e-mail e escolher o tipo de plano que deseja utilizar
para o monitoramento dos seus dados. Após a adesão é que a
entidade deverá fazer a cobrança do serviço”, explica a gerente
comercial.
Vale ressaltar que não é permitido o monitoramento de dados de
terceiros. Tanto a Pessoa Física quanto a Pessoa Jurídica poderão
monitorar somente o seu documento.
Combos
O cliente que adquirir o serviço poderá escolher entre duas
formas de monitorar o seu documento. Se a opção for o SPC Avisa, o
cliente monitorado receberá as informações sobre inclusão,
alteração e exclusão de SPC, cheque lojista, alerta de documentos,
consultas realizadas, crédito concedido, alterações de endereço e
telefones (cadastro SPC Brasil). A ACIL também oferece o SPC Avisa
Plus, onde é possível monitorar todas as informações citadas
acima, além de ações, protestos, participações societárias,
alterações de endereço e telefones (cadastro SPC Brasil).
Claudia Pechin informa que o SPC Avisa poderá ser adquirido
através de quatro planos: mensal, trimestral, semestral ou anual. “O
cliente terá o seu documento monitorado durante o período
contratado a partir da data de adesão, podendo ser renovado
automaticamente caso escolha essa opção no momento em que realizar
o cadastro. Após o término do contrato, a ACIL e o cliente são
avisados sobre o fim do plano.”
– Mais informações sobre o SPC Avisa podem ser obtidas pelo
fone (43) 3374-3000 ou na Rua Minas Gerais, 297, 1º andar.