Lei deve acelerar ampliação da pista do Aeroporto de Londrina

Fonte: Folha de Londrina A Câmara de Vereadores aprovou ontem, em segunda discussão, projeto de lei do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) que dá aval para a Prefeitura de Londrina desapropriar áreas […]

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Fonte: Folha de Londrina


A Câmara de Vereadores aprovou ontem, em segunda discussão, projeto de
lei do prefeito Alexandre Kireeff (PSD) que dá aval para a Prefeitura de
Londrina desapropriar áreas próximas ao Aeroporto Internacional José
Richa. A autorização deve acelerar em pelo menos um ano a ampliação
prevista para o aeródromo.

O processo todo previa a desapropriação de três faixas de áreas
específicas contíguas ao lado norte, tratadas informalmente pela
administração municipal pelas cores demarcadas em mapas – amarela, azul e
marrom. Os dois primeiros trechos já foram negociados com os
proprietários, mas o decreto de utilidade pública da terceira faixa
expirou em janeiro.

Entretanto, como os terrenos da área marrom fazem parte de
propriedades com segmentos também pertencentes à faixa azul, a maioria
dos proprietários se demonstrou favorável a negociar com a prefeitura
amigavelmente, segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de
Londrina (Codel), Bruno Veronesi.

As desapropriações são necessárias para afastar o alambrado da
pista e aumentar sua extensão em 600 metros, além de implementar nova
pista de taxiamento. Isso permitiria pousos e decolagens enquanto aviões
no solo são manobrados.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura
Aeroportuária (Infraero) em Londrina, Marcus Vinícius Pio, afirma que as
benfeitorias já permitiriam decolagens mesmo com condições climáticas
adversas, mas também são necessárias para a implantação do ILS,
instrumento para auxílio de pousos de aeronaves.

Caso não passasse no Legislativo, um outro decreto teria de ser
baixado declarando aquelas áreas novamente como de interesse público,
mas só poderia vir após um ano de interstício em relação à norma
anterior, que caducou em janeiro de 2015. A previsão da Infraero é que a
infraestrutura e a instalação do ILS ocorram até 2019.

Recursos Necessários

A desapropriação deve demandar um
empréstimo de R$ 5 milhões a R$ 6 milhões para pagar a faixa marrom,
segundo Veronesi. O município já havia conseguido recursos da ordem de
R$ 30 milhões para este fim, dos quais cerca de R$ 26 milhões foram
destinados às faixas amarela e azul.

Porém, ainda de acordo com ele, há a possibilidade de alguns dos
proprietários optarem pela permuta por outros terrenos do município, o
que reduziria ou mesmo extinguiria o valor de empréstimo. “Alguns donos
já apontaram para essa possibilidade”, disse o presidente da Codel.

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